Esponja

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Sponge)
Esponja
Esponja.png

Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

3

Ferramenta

Qualquer ferramenta

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Larga

Ele mesmo

Valor de Dado

dec: 19 hex: 13 bin: 10011

Nome

sponge

Searge-twitter.png Então você usou uma esponja e está molhada agora? Como aplicar algum calor para secá-lo, você pode ser capaz de reutilizá-lo. #CookMeASponge
~ Searge[1]

A Esponja É um bloco que pode ser usado para remover a água em torno de si mesmo quando colocado, transformando-se em um esponja molhada no processo.

Qualquer tipo de esponja pode ser extraído manualmente, ou com qualquer ferramenta, soltando-se como um item. O tempo de mineração não é afetado pela ferramenta utilizada.

Bloco
Esponja

Esponja Molhada
Dureza 0,6
Tempo de quebra[nota 1]
Mão 0,9

Drops[editar | editar código-fonte]

Um Guardião Ancião deixa cair um esponja molhada quando mortos pelo jogador. Desde guardião ancião não Renasça, isso não faz esponjas renováveis.

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Monumentos Oceânicoss Têm uma possibilidade de renascer sem ou com um ou mais quartos que contêm esponjas molhadas. Cada quarto contém uma média de 30 esponjas.

Fundição[editar | editar código-fonte]

Esponja Molhada pode ser seca numa fornalha para fazer a esponja reutilizável.

Ingredientes Receita de Fundição Descrição
Esponja Molhada +
Qualquer Combustível

Se um recipiente não estiver no compartimento de combustível no momento em que a esponja completa a sua secagem, a água vai escorrer para o recipiente, deixando um balde de água no compartimento de combustível. Caso contrário, a água apenas evapora.

Arquivo:SpongeUsage.png
Uma esponja que absorve a água em um lago.

Uma esponja pode ser usada para transformar a água em ar ("absorve" a água). Para colocar uma esponja, use Um item esponja enquanto aponta para uma superfície voltada para o espaço que a esponja deve ocupar.

Uma esponja imediatamente absorve a água próxima quando é colocada junto à água ou quando a água entra em contato com ela (colocando-a ao lado da esponja, ou fluindo para ela). Uma esponja absorve água Em torno de si mesmo (blocos de água ou água corrente) para uma distância de 7 em todas as direções (incluindo para cima e para baixo), mas não absorverá mais de 65 blocos de Água (a água mais próxima da esponja será absorvida primeiro). A absorção apenas se propaga da água para a água e não "saltará" os blocos não-água (incluindo o ar).

Quando uma esponja absorve água, ela se transforma em uma esponja húmida, e será incapaz de absorver mais água nesse estado.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Xbox PS Pocket Nintendo

Secagem rápida Seque uma esponja em uma fornalha. Sim Sim Sim Sim 15G Bronze

Classic
24 de Maio de 2009 Esponja sugerida nos fóruns da TIGSource.
0.0.18a_02 Bloco de Esponja adicionado.[2] A esponja era uma correção temporária para parar a água de inundações até que a água finita fosse implementada.[3] Ela absorvia a água em uma área de 5x5x5 em torno dela. Esponjas não precisavam de luz para sobreviver, e não se deterioravam (esponjas usadas para se decompor na foram adicionadas na implementação da atualização 0.0.19a, mas isso foi mudado dentro de 50 minutos da liberação). Também era usada como o amarelo para pixeis art antes da amarela ser introduzida.
Uma esponja podia ser escondida em paredes, pisos, etc como uma defesa contra griefers. Isso podia confundir e retardar griefers ao tentar inundar um desenvolvimento subterrâneo, deixando mais tempo para que eles sejam capturados e parados.
Infdev
? No Infdev, esponjas se tornaram não-funcionais e apenas disponíveis através da edição de inventário.
Alpha
? Uma esponja podia ser usada como um objeto para a atualização redstone para blocos. Se você colocava uma esponja ao lado de um bloco que precisava ser atualizado, em seguida, retira-se a esponja, todos os blocos dentro de um intervalo de 5x5x5 eram atualizados. Isto podia ser muito útil para construções de redstone usando o interruptor de BUD (Detector de atualização de bloco).
Esponjas podiam ser obtidas utilizando o comando /give.
Beta
1.8 O bloco de esponja estava disponível para utilização no Modo Criativo, mas não funcionava.
Lançamento oficial
1.1 12w07a Blocos de esponja já não podem ser usados como um ferramenta de redstone.
8 de Junho de 2014 Jeb twittou dizendo que a capacidade de eliminar blocos de água vai ser retornada para a esponja. O mesmo mostra que elas tem uma nova textura. Vê-se também que a esponja muda de cor, uma vez que tenha absorvido água.
1.8 14w25a Esponjas têm uma nova textura, podem absorver a água de novo, e são obtidos no Sobrevivência.
Pocket Edition Alpha
0.8.0 build 2 Esponjas adicionadas para o modo Criativo.
Edição de Console
TU5 CU1 1.0 Patch 1 Esponjas adicionadas para o modo Criativo.
TU28 CU16 1.19 Textura atualizada.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 As esponjas são agora obtidas no Modo de Sobrevivência, e agora absorvem blocos de água contíguos Geometria do táxi de 7 quando colocado, transformando-se então na nova esponja úmida.

Problemas relacionados com "Sponge" ou "Wet Sponge" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.