Feliz Dia das bruxas

Placa

De Minecraft Wiki
Placa
Placa.png
Placa de Parede.png

Tipo

Bloco Não-Sólido

Gravidade

Não

Transparência

Sim

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

5

Dureza

1

Ferramenta

Este bloco pode ser quebrado com qualquer ferramenta, mas com um machado é o mais rápido

Renovável

Sim

Empilhável

Sim (16)

Inflamável

Não

Primeira aparição

Classic 0.24 (20 de Agosto de 2009)

ID da Entidade Tile

Sign

Valores de Dados
Em Posição Livre
dec: 63 hex: 3F bin: 111111
Montada na Parede
dec: 68 hex: 44 bin: 1000100
Inventário
dec: 323 hex: 143 bin: 101000011
Nome
Em Posição Livre
standing_sign
Montada na Parede
wall_sign
Inventário
sign

Placas são blocos que permitem que o texto seja introduzido a um de seus lados. Embora as placas sejam utilizadas principalmente para fins relacionados com texto, devido a ser um bloco não-sólido, elas podem ser usadas para bloquear o fluxo de líquidos enquanto que permitem aos jogadores atravessá-la para frente e para trás. Placas também são frequentemente utilizadas para fins estéticos, como para criar os lados de cadeiras ou extremidades de camas.

As Placas são um dos diversos blocos que são quebrados mais rapidamente com uma espada, mas ainda causa dano duplo ao fio da espada. Elas podem ser quebradas com um machado também. Placas podem ser quebradas com qualquer coisa, mesmo que seja melhor para quebrá-la com um machado.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Placas contam como um bloco regular, exceto mobs e itens poderem passar por elas. Isto significa que outros blocos podem ser colocados em cima de uma placas, e blocos estáticos também podem ser colocados nos seus lados. Isto também significa que mobs vão reconhecê-las como sólidas e tentar caminhar sobre elas, mesmo que as placas sejam colocadas em alturas altas, o que torna mobs convincentes para cair de aturas altas (tal como em armadilhas para mobs). Com a snapshot 12w04a, no entanto, eles parecem reconhecer placas como não-sólidas, e evitam andar sobre elas, se a queda abaixo é muito alta.

Qualquer tipo de líquido não pode entrar no espaço ocupado por uma placa, de modo que placas, como escadas, podem ser usadas para fazer uma porta através da qual a água e a lava não possam fluir.[1]

Interface de edição de texto[editar | editar código-fonte]

Depois de colocar uma placa, uma janela aparece onde o jogador pode inserir texto para ser colocado sobre a placa, embora as placas também possam ser deixadas em branco. Quatro linhas de texto estão disponíveis, com 15 caracteres em cada linha. Para alternar entre as linhas, o jogador pode pressionar ↵ Enter ou as teclas de seta /. A linha que está atualmente selecionada terá um sinal maior-que e um sinal menor-que (> e <) no início e no final, respectivamente. Durante a edição, em uma único texto de linha só podem ser inseridos e excluídos caracteres de forma ordinal, o que significa que é impossível inserir o texto no meio de uma linha já digitado - o jogador deve apagar e digitar novamente o texto, a fim de fazer edições. Uma vez que uma linha tem 15 caracteres, não se pode mais ser digitado texto na linha. Após a janela de edição ser fechada, o texto do placa só pode ser alterado, removendo-a e substituindo-a, retirando o texto no processo. Copiar e colar não pode ser executado, e não mais do que os caracteres básicos/maiúsculos do seu teclado podem ser introduzidos.

A Xbox 360 Edition suporta tanto o teclado do Xbox 360 na tela de edição, tanto texto direto usando um teclado USB ou controlador chatpad. No modo online, o texto da placa está sujeito a filtragem de palavras. Após o texto ser inserido, as placas dizem "Aguardando aprovação" em todas as quatro linhas enquanto o filtro de palavras está sendo executado, após o qual o texto aparece. (Em versões anteriores, a mensagem também é mostrada, enquanto que o texto está sendo introduzido, e, por vezes, mostrava-se persistente, como resultado de uma falha.) Se o texto da placa contiver qualquer linguagem inapropriada, em todas as linhas lê-se "Censurado". As palavras enxada, eixo, e monstro são censurados, embora elas sejam usadas com freqüência no jogo.

Colocação[editar | editar código-fonte]

O jogador pode colocar placas saindo da terra, ou em paredes sem qualquer aterramento delas. As placas podem ser colocadas em anexo a qualquer bloco que seja, inclusive, tais como cercas, vidro, outras placas e trilhos de carrinhos, com tochas elas não podem ser ligadas (exceto para cercas). As placas podem ser colocadas em baús no modo furtivo (pressionando ⇧ Shift) durante a colocação.

Placas de pés podem enfrentar uma das 16 direções, e ficar de frente para o jogador quando colocada. Placas montadas em paredes só podem enfrentar os quatro pontos cardeais, e são anexadas ao rosto do jogador quando ele clica em um bloco existente.

Se uma placa é colocada debaixo de água, quer do lado de um bloco ou em cima de uma outra placa, uma bolha de ar vai se formar, permitindo que o jogador respire debaixo d'água.

Criação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Criação
Qualquer Tábuas +
Graveto

3

Texto colorido[editar | editar código-fonte]

Números coloridos.

O texto em placas pode ser colorido. O símbolo parágrafo (§) vai mudar a cor do texto a seguir na linha atual. O parágrafo não pode ser inserido via Minecraft em si; um editor de mapa é necessário para editar o texto para inserir o caractere §.

Número hexadecimal Cor Tripleto hexadecimal
0 Preto #000000
1 Azul Escuro #000054
2 Verde #005400
3 Cerceta #005454
4 Vermelho #540000
5 Roxo #540054
6 Laranja #7F5400
7 Cinza Claro #545454
8 Cinza Escuro #2A2A2A
9 Azul #2A2A7F
a Verde Limão #2A7F2A
b Ciano #2A7F7F
c Vermelho Claro #7F2A2A
d Magenta #7F2A7F
e Amarelo #7F7F2A
f Branco #7F7F7F

Placas antes de sua liberação.
Classic
0.24 Placas adicionadas.
0.25 Placas foram removidas.
Infdev
7 de junho de 2010 Placas foram reintroduzidas.
8 de junho de 2010 Placas são agora quebradas mais rapidamente.
Alpha
1.0.1 As placas podem agora ser colocadas nas paredes.
1.0.5 Placas não precisam de um bloco livre acima delas para serem colocadas.
Lançamento oficial
1.3.1 12w18a A edição de uma placa já não pausa o jogo no singleplayer.
12w27a Placas são agora empilháveis até 16.
A mesma receita de criação agora produz três placas em vez de uma.
9 de Junho de 2014 Searge twittou uma foto de uma placa indicando um nome de usuário e uma pontuação do placar. Este utiliza dados JSON, Searge disse que pode estar na próxima snapshot.
1.8 14w25a Antes desta snapshot, placas podiam mostrar apenas o texto definido, e a formatação exigida editores externos.
Esta snapshot adicionou a capacidade de exibir um texto JSON, como do placar, seletores e cores.
Limite de caracteres da placa agora está dependendo da largura do caractere, por exemplo, você pode adicionar mais "i" do que você poderia adicionar "m".
Pocket Edition Alpha
0.6.0 Placas adicionadas.
Edição de Console Legado
TU1 Placas adicionadas.
TU9 Placas são agora empilháveis até 16.

Problemas relacionados com "Sign" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

  • É preciso 9 registros para fazer uma pilha de 16 placas.
  • As placas podem ser colocadas em modo Aventura.
  • No Pocket Edition, placas são inflamável.
  • Se uma placa é colocada em uma cerca, cerca de tijolos do nether, parede de pedregulho, grades de ferro ou painel de vidro, o placa vai parecer estar flutuando.
  • Curiosamente, apesar de placas originalmente não podem empilhar, a primeira imagem de placas lançada pelo Notch mostrou-lhe-a com uma pilha de 60 (presumivelmente 64 com as 3 mostradas na imagem e uma fora da tela). Placas mais tarde tornaram-se capazes de se empilhar, mas só até 16.