Fundição

De Minecraft Wiki

A interface da fornalha.

Fundição é um método de fabricação de produtos refinados no Minecraft, também conhecido como derretimento, cozimento, queima, secagem, ou produção. Ele tem a mesma ideia que a manufatura; deve-se colocar ingredientes aceitáveis, e será dada uma saída correspondente. No entanto, a fundição utiliza blocos de fornalha, que tem uma interface única: um campo de "entrada" para o objecto que vai ser aquecido, um campo para o combustível, e um campo de "saída" para o produto final. Por exemplo, dois troncos (combustível) podem ser usados para fundir um tronco (entrada) em um carvão vegetal (saída).

Para fundir algo, materiais devem ser inseridos na entrada e no espaço de combustível dentro da interface da fornalha. Ela vai começar a fundir e continuará a trabalhando mesmo se o menu for fechado e o jogador for fazer outra coisa. Quando a fornalha começa a fundir, ela irá consumir o combustível e o indicador de fogo vai encher-se. Enquanto existir algo na entrada para fundir, o indicador de fogo vai recuar lentamente até que desapareça, e, em seguida, será utilizado o próximo combustível. Se não houver mais combustível, a fornalha será interrompida e o produto não será fundido/cozido. Se o combustível estiver queimando e a entrada for retirada, o indicador de fogo vai continuar queimando, desperdiçando o tempo de queima. Uma vez que o indicador de fogo se extingue, não será mais usado combustível.

Enquanto as coisas fundem, um ícone de seta representa o processo de cozimento. Cada operação de fundição leva 10 segundos e o progresso será exibido na seta. Se a fornalha fica sem combustível antes da seta ser preenchida, então o item na entrada não será fundido e o processo vai retroceder (2x a velocidade de preenchimento). Quando a seta se enche completamente, um item de entrada será fundido e aparecerá no campo de saída.

Se o jogador deixa uma fornalha que está fundindo e viaja até ao momento que as chunks descarregam, o processo de fundição irá parar até que o jogador retorne. A fundição também fará uma pausa quando se deixa o mundo em que a fornalha está localizada. Se o jogador dorme enquanto uma fornalha está fundindo, o progresso da fornalha vai ser o mesmo, como se o jogador não tivesse dormido e o tempo não tivesse avançado (o progresso de fundição pausa e recomeça assim que o jogador acorda). Isto é porque, quando um jogador dorme, nenhum tempo realmente passa. Em vez disso, o jogo define a hora do dia para manhã.

Receitas[editar | editar código-fonte]

Comida[editar | editar código-fonte]

Produto Ingrediente Exp Descrição

Carne de Porco Assada

Carne de Porco Crua
0.35 Preenche 8 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 3 (Half Hunger.svgHunger.svg).

Filé

Bife Cru

Frango Assado

Frango Cru
0.35 Preenche 6 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 2 (Hunger.svg) e cru tem uma chance de 30% para Fome.

Peixe Assado

Peixe Cru
0.35 Preenche 5 (Half Hunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 2 (Hunger.svg).

Salmão Assado

Salmão Cru
0.35 Preenche 6 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 2 (Hunger.svg).

Batata Assada

Batata
0.35 Preenche 5 (Half Hunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 1 (Half Hunger.svg).

Carneiro Assado

Carneiro Cru

Coelho Assado

Coelho Cru
0.35 Preenche 5 (Half Hunger.svgHunger.svgHunger.svg), enquanto cru apenas preenche 3 (Half Hunger.svgHunger.svg).

Minérios e materiais processados[editar | editar código-fonte]

Produto Ingrediente Exp Descrição

Barra de Ferro

Minério de Ferro
0.7 Usado para criar vários itens. Veja Barra de Ferro

Barra de Ouro

Minério de Ouro
1.0 Usado para criar vários itens. Veja Barra de Ouro

Vidro

Areia
0.1 Usado para fazer estruturas transparentes. Também é usado para criar Painéis de Vidro, Frascos de Vidro, Vidro Tingido, Sensores de Luz Solar, e SinalizadorEs.

Pedra

Pedregulho
0.1 Utilizado como material de construção. Também é usado para a criar Placas de Pressão, Botões, blocos de Tijolos de Pedra, Comparadores de Redstone, e Repetidores de Redstone.

Tijolo

Argila
0.3 Usado para fazer blocos de Tijolo e Vasos de Flor.

Tijolo do Nether

Netherrack
0.1 Usado para fazer blocos de Tijolos do Nether.

Argila Endurecida

Argila
0.35 Bloco decorativo. Também é usado para fazer Argila Tingida.

Tijolos de Pedra Rachados

Tijolos de Pedra
0.1 Bloco decorativo. Também gera em fortalezas.

Desperdiçando minérios[editar | editar código-fonte]

Os seguintes minérios podem ser fundidos, mas nestes casos, isso é desnecessário e um desperdício. Todos esses minérios irão produzir os seus produtos livremente quando extraídos com uma picareta apropriada. Os blocos de minério podem ser obtidos com o encantamento Toque Suave. Além disso, esses minérios ambos produzem múltiplos drops quando extraídos, ou podem fazê-lo quando extraídos com uma picareta encantada com Fortuna. Fundição, no entanto, vai sempre dar apenas uma única unidade do produto. Minerar os blocos de minério também dará muito mais experiência.

Produto Ingrediente Exp Descrição

Diamante

Minério de Diamante
1.0 Usado para criar vários itens.
Quando solta normalmente quando minerado 1 diamante e 3–7 exp.

Lápis-Lazúli

Minério de Lápis-Lazúli
0.2 Usado como um corante, para encantar itens, e para criar um Bloco de Lápis-Lazúli.
Quando solta normalmente quando minerado 4–8 lápis-lazúli e 2–5 exp.

Redstone

Minério de Redstone
0.7 Usada em criação, fermentação, e circuitos de redstone.
Quando solta normalmente quando minerada 4–5 redstone e 1–5 exp.

Carvão

Minério de Carvão
0.1 Usado como combustível e como iluminação.
Quando solta normalmente quando minerado 1 carvão e 0–2 exp.

Esmeralda

Minério de Esmeralda
1.0 Usado para comércio e para criar Blocos de Esmeralda.
Quando solta normalmente quando minerada 1 esmeralda e 3–7 exp.

Quartzo do Nether

Minério de Quartzo
0.2 Usado para criar vários itens
Quando solta normalmente quando minerado 1 Quartzo do Nether e 2–5 exp.

Outros itens fundíveis[editar | editar código-fonte]

Produto Ingrediente Exp Descrição

Carvão Vegetal

Madeira
0.15 Usado para criar Tochas e Bolas de Fogo e como combustível em uma Fornalha ou em um Carrinho com Fornalha. Ingrediente deve ser um bloco de madeira simples, não gravetos ou tábuas.

Verde do Cacto

Cacto
0.2 Usado como um corante.

Esponja

Esponja Molhada
0.15 Usada para absorver a água. A secagem de uma Esponja lhe permite ser reutilizada.

Fruta do Coro Estourada

Fruta do Coro
0 Usada para fazer blocos de púrpura.

Eficiência do combustível[editar | editar código-fonte]

Veja também: Tutoriais/Escolhendo um combustível

Dormir enquanto os itens fundem/cozinham não vai acelerar o processo, e sim pausa-lo.

Note que depois que um combustível começar a queimar, você não pode impedi-lo de queimar, mas você pode remover todas as peças não queimadas de combustível. Se houver menos itens que o combustível pode queimar, uma parte do combustível será desperdiçada. Assim, normalmente você vai querer queimar as coisas em múltiplas de 8 (pedaços de carvão ou carvão vegetal), ou ocasionalmente 3 (2 tábuas de madeira). Para fundir individualmente, você pode usar troncos, 2 dos quais fundem 1 item.

Ao iniciar um novo mundo, queimar suas ferramentas de madeira (uma vez que você tenha pedra) é uma maneira rápida de fazer a seu primeiro pedaço ou dois de carvão vegetal. Cada um deles ainda fundem um item completo, mesmo que quase totalmente utilizado.

Para trabalhos maiores, um único balde de lava ou um bloco de carvão podem queimar mais itens do que vai caber na fornalha—entrada e saída são limitados a uma pilha de 64, mas um bloco de carvão queima 80 itens, e lava pode queimar 100 itens. Para usar lava eficientemente, mantenha a carga remanescente de 36 ou 16 itens na mão, e coloque-a durante a terceira metade da fundição (mais ou menos quando restarem 21 itens na entrada). Lembre-se de preencher ambos os itens não-fundidos, e remover o produto fundido. Um tempo de regeração em um bloco de nota musical pode ajudar.

Alternativamente, você pode usar funis no topo e na parte inferior da fornalha. Isso vai alimentar automaticamente e esvaziar a fornalha, mas perde a experiência adquirida por descarregar manualmente a fornalha. Para os trabalhos fundição de maior dimensão, um terceiro funil pode alimentar o combustível (baldes vazios irão para o funil de saída).

Combustível Tempo de combustão
(segundos)
Número de
operações
por combustível
Número de
operações por
pilha de combustível
Quantidade para
ligar uma fornalha
toda noite
Segundos por
blocos de madeira
[nota 1]
Quantidade necessária para
queimar uma pilha (64) de itens

Balde de Lava
1000
16:40
20000 ticks
100 100 0.54 0.64

Bloco de Carvão
800
13:20
16000 ticks
80 5120 0.68 0.8

Vara Incandescente
120
2:00
2400 ticks
12 768 4.5 5.3

Carvão
80
1:20
1600 ticks
8 512 6.75 8

Carvão Vegetal
80
1:20
1600 ticks
8 512 6.75 23.7s a 80s[nota 2] 8

Madeira
15
300 ticks
1.5 96 36 15s 43

Tábuas
15
300 ticks
1.5 96 36 60s 43

Placa de Pressão de Madeira
15
300 ticks
1.5 96 36 30s 43

Cerca
15
300 ticks
1.5 96 36 36s 43

Portão
15
300 ticks
1.5 96 36 15s 43

Escadas de Madeira
15
300 ticks
1.5 96 36 40s 43

Alçapão
15
300 ticks
1.5 96 36 20s 43

Bancada de Trabalho
15
300 ticks
1.5 96 36 15s 43

Estante
15
300 ticks
1.5 96 36 10s 43

Baú
15
300 ticks
1.5 96 36 7.5s 43

Baú com Armadilha
15
300 ticks
1.5 96 36 6.9s 43

Sensor de Luz Solar
15
300 ticks
1.5 96 36 40s 43

Jukebox
15
300 ticks
1.5 96 36 7.5s 43

Bloco de Nota Musical
15
300 ticks
1.5 96 36 7.5s 43

Cogumelo (bloco)
15
300 ticks
1.5 96 36 43

Estandartes
15
300 ticks
1.5 96 36 120s 43

Ferramentas e Armas de Madeira
10
200 ticks
1 1 54 5s to 10s 64

Laje de Madeira
7.5
150 ticks
0.75 48 72 60s 86

Mudas
5
100 ticks
0.5 32 108 128

Graveto
5
100 ticks
0.5 32 108 40s 128
  1. Esta coluna é a unidade-de-madeira-equivalente. Cálculo feito quando o item combustível é convertido novamente em madeira.
  2. Este valor depende do combustível utilizado para fundir a madeira. Utilizar um baú com armadilha para produzir um carvão vegetal produz o número mais baixo, durante a utilização de um combustível que não consome madeira, tais como mudas ou lava, produz o número mais elevado. Utilizar carvão vegetal como combustível dá uma figura de 70s por bloco de madeira desde que o jogador obtenha 7 carvões vegetaia adicionais para cada 8 madeiras consumidas.

i
0.31 29 de Janeiro de 2010 Isqueiro pode ser utilizado para fundir Minérios e cozinhar comida.[1]
19 de Fevereiro de 2010 Fornalhas foram adicionadas para substituir a função de cozimento/fundição do isqueiro.
23 de Fevereiro de 2010 O primeiro produto que é fundível é o pedregulho, que pode ser fundido em pedra.
r
1.3.1 12w18a Ferramentas de madeira funcionam em fornalhas como um uso do forno completo.
12w22a Fundição de vários minérios em fornalhas agora recompensa os jogadores com pontos de experiência.
Ao usar lava como combustível, você tem o balde de volta.
1.8 Quando uma fornalha fica sem combustível, o progresso da fundição irá retroceder na velocidade de 2x.
pa
0.3.2 Adicionadas fornalhas, o que significa que cada bloco disponível e item pode agora ser recolhido, criado ou fundido. (itens não mais ilimitados).
0.8.0 Ferramentas de madeira agora podem ser usadas como combustível.
Baldes de lava podem agora ser colocados para fundir itens (100 itens).

  • Demora 10 minutos e 40 segundos para fundir uma pilha de 64 itens em uma única fornalha, embora este tempo possa ser reduzido através da divisão da carga entre várias fornalhas. Isso pode ser reduzido ainda mais, usando a mecânica de redstone.
  • Queimar madeira com tábuas para fazer carvão vegetal é mais de 5 vezes mais eficiente do que utilizar a própria madeira como combustível. É pouco mais de 1 ¼ vezes mais eficiente do que usar tábuas.
  • Ao fazer o carvão vegetal, o seu mais eficiente para converter é 17 das toras em tábuas (para combustível)
  • Na Pocket Edition, você pode usar arcos como combustível, a sua durabilidade é a mesma como uma ferramenta de madeira.
  • Se você quiser usar ferramentas de madeira como combustível, a forma mais eficiente é usá-la até que a sua durabilidade chegue a 0, em seguida, usá-la como combustível depois.
  • Se você colocar um item encantado em uma fornalha, ele vai perder seus encantamentos, mesmo que ele não seja queimado. No entanto, a partir de Pocket Edition 0.12.3 alfa, itens de madeira encantados não podem ser usados como combustível.
  • Atualmente, na Pocket Edition, quando a fornalha fica sem combustível, não vai retroceder para trás na velocidade de x2, e irá simplesmente desaparecer instantaneamente.