Enderman

De Minecraft Wiki
Enderman
Enderman normal.png
Enderman.png
Pontos de vida

40 (Heart.svg × 20)

Força de Ataque

Fácil: 4 (Heart.svgHeart.svg)
Normal: 7 (Heart.svgHeart.svgHeart.svgHalf Heart.svg)
Difícil: 10 (Heart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svgHeart.svg)

Geração

No Mundo Primário ou no Fim com nível de luz 7 ou menor.

Primeira aparição

Veja Histórico

Experiência

5

ID interno

58

ID da entidade

Enderman

Pérola do fim, item deixado por um enderman ao ser morto.

Um Enderman (plural 'Endermen') são criaturas negras, neutras do The End que têm a habilidade de se teleportar.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Possuem corpo antropomórfico esbelto, sua pele é preta, seus braços e pernas são compridos e finos. Seus olhos são púrpuras e emitem partículas lilás idênticas as partículas de portais. Quando agressivos abrem a boca e tremem violentamente. Sua aparência ordianariamente magra e alta revela que possivelmente foram baseados na lenda "Slenderman".

Geração[editar | editar código-fonte]

Endermen surgem em blocos sólidos a nível de luz de 7 ou menos. Eles geram comumente no Fim, em grupos de 4. Todavia, na superfície eles geram em grupos de 1-4 e são mais raros do que a maioria dos outros mobs.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Endermen sofrem dano ao ter contato com água, chuva, fogo e lava. Eles também podem subir um bloco completo sem ter de saltar, assim como um Golem de Ferro.

Endermen não atacam a menos que provocado por um jogador que ataca-os ou olha à parte superior de seu dorso por até 64 blocos de distância. Quando provocado por estar sendo observado, eles também irão fazer um longo, som alto, ameaçador e correrá ao jogador para o atacá-lo. Se um Enderman é provocado por outra criatura, deixará de atacar o jogador.

Já que são danificados pela água e chuva, irão teleportar quando tomam danos causados ​​por qualquer um destes. No entanto, Endermen não tomarão dano ao estar em um caldeirão cheio. Eles também vão se teleportar se eles tomam asfixia, incêndio ou danos a lava, bem como danos causados ​​por envenenamento ou o efeito de de apodrecimento. Endermen continuarão perseguindo um jogador até que estes estejam mortos, aguentando danos severos, ou se distraindo com elementos exteriores, como chuva, fogo ou sol; que são susceptíveis de teleportar para locais subterrâneos, tais como cavernas e minas abandonadas, ao amanhecer. Se o jogador dormir em uma cama, é possível que um Enderman teleporte sobre ele e esmurrá-los para fora, no entanto, o jogador vai continuar a dormir. Endermen não podem ser provocados por jogadores que olham através de blocos transparentes ou que usam uma abóbora em sua cabeça. No entanto, eles podem se tornar agressivos por um jogador em um carrinho em alguns ângulos. Endermen tentarão matar Endermites, desde que foram gerados a partir de pérolas do fim e não há nenhum jogador próximo no Modo Sobrevivência ou no Modo Aventura. Se o jogador estiver acerca o suficiente ao Endermite, Endermen focarão no jogador em vez do Endermite. Se você jogar uma poção arremesável de invisibilidade em um Enderman, ele ficará invisível, mas você ainda pode ver seus olhos e suas partículas. No final, um Enderman invisível a uma certa distância se tornará visível como uma figura roxa e pálida.

Teleporte[editar | editar código-fonte]

Endermen deixam partículas esfumaçadas púrpuras no ar, principalmente quando se teleportam.

Quando se teleportam, para cada tentativa de um destino aleatório é escolhido dentro de 32 blocos ao longo de cada eixo (ou seja, um 64 × 64 × 64 cúbico centrado na posição atual). Em seguida procurarão para baixo (independentemente da distância) do destino escolhido até que o bloco abaixo é feito de um material do qual possa se mover. A tentativa de teleporte será bem sucedida para este local, desde que não envolva líquidos ou sólidos para impedi-los de se empunhar ali. Assim, Endermen tipicamente precisam de pelo menos três blocos não sólidos acima do destino para se teleportar com sucesso. Note que eles não teleportam para escadas, carpetes, blocos de caminho de grama ou lajes.

Endermen sempre tentam se teletransportar ao receber dano, tal como de água. A maioria dos ataques corpo a corpo comuns são bem sucedidos, mas são geralmente seguidos por um teletransporte imediato a alguns blocos atrás do jogador atacante. Quando atacado diretamente pelo jogador, Enderman tem uma chance de não abrir suas bocas. Endermen não podem ser atacados com projéteis (incluindo poções arremessáveis de dano instantâneo), já que vão teleportar pouco antes de serem atingidos. Se todos os blocos disponíveis dentro da distância de teleporte são removidos ou incapazes de receber teleporte, é possível acertar Endermen na versão PC com um projétil, flechas tendem a saltar fora lidando com nenhum dano na ocasião. No entanto, nas edições do console, é possível atingir um enderman com um projétil por tiro de arco nele sem colocar a mira diretamente. Quando teleportarem devido a danos, Endermen irão fazer até 64 tentativas de se teleportar.

Um Enderman não pode se teleportar enquanto ele estiver em um carrinho, embora se estiverem na chuva ou água ele vai tentar fazer isso, sempre teleportando de volta para o carrinho várias vezes até a morte.

Endermen não teleportam durante o dia (exceto em mundos planos) e na areia das almas a menos que ela esteja danificada. Eles também não vão teleportar se forem atacados em suas pernas ou por lobos, já que lobos atacam nas pernas. Endermen também dificilmente se teleportam quando em combate a outros mobs, como Golems de Ferro. O Enderman vai socar o golem de ferro uma vez antes dele poder matar. Uma maneira rápida e eficaz para matar um Enderman é correr rapidamente com ou sem uma espada (e sem olhar para sua cabeça), atacar as pernas uma vez, e ter 4 ou mais lobos domesticados para matá-lo.

É possível que um Enderman se teletransporte no momento da morte. Na edição PC, a pérola deve cair assim que o Enderman morre, mas o XP apenas aparece onde o corpo estiver. Devido a isto, é possível matar um Enderman, pegar a pérola no ponto onde ele recebeu o golpe mortal, e encontrar a experiência na localização do Enderman teleportado.

Movendo Blocos[editar | editar código-fonte]

Endermen retiram aleatoriamente apenas estes seguintes blocos:

[1]

Bloco de Grama

Terra

Micélio

Areia

Cascalho

Argila

Dente-de-leão

Rosa

Cogumelo Marrom

Cogumelo Vermelho

Cacto

Abóbora

Melancia

Dinamite

Endermen não podem carregar entidades, como barcos, carrinhos de mina, portas, outros monstros ou jogadores.

Danos Estruturais[editar | editar código-fonte]

Por o Enderman possuir a habilidade de mover blocos, isso pode causar danos ao ambiente natural e em algumas estruturas construídas por jogadores. Eles também podem permitir que os animais pulem para fora das cercas, colocando blocos adjacentes.

Eles também podem polinizar cactos em biomas do deserto, removendo blocos e colocando em areia fresca, aumentando gradualmente a população de cactos nos desertos frequentemente carregados.

Prevenção[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um dos mobs mais perigosos do jogo, a cada luta, e eles devem ser respeitados nessa base.

Enderman ficará neutro se relar no fogo, ou quando é atacado com uma espada com o encantamento "aspecto flamejante".

Se o jogador usa uma abóbora em sua cabeça e olha para um Enderman, ele não vai virar hostil ao olhar. Uma vez provocado, no entanto, usando uma abóbora não vai impedi-lo de atacar ou de teletransportar, porém ele não vai teleportar se o jogador estiver dentro do alcance corpo a corpo.

Se um Enderman entra na casa de um jogador ou numa outra área, e o jogador quer que ele saia, o método mais fácil de removê-lo é atirar com uma flecha, bola de neve, ou ovo, enquanto o Enderman ainda não é hostil. Isso faz com que ele se teletransporte para longe. Uma tentativa de tiro na cabeça ou tronco reduz a chance de um Enderman teleportar para 35%, mas uma tentativa de tiro para os braços, pernas ou coxas é um teletransporte garantido. Essa tática é muito útil para os arqueiros.

Outro bom método de se livrar de Endermen dentro da casa do jogador é ter uma fonte de água no seu interior e usar um pistão para abrir e fechar esta fonte de água. Quando um Enderman entra na casa, o jogador deve abrir o portão, ficar dentro da água corrente, e olhar para o Enderman. Ele irá para o jogador, se teletransportar para longe da água, voltar, e acabar morrendo.

Outra boa maneira de derrotar um Enderman hostil é construir um alto cacto de 3 blocos, colocar um bloco no topo do cactus e manter-se sobre ele. O Enderman será espetado até a morte. Seja preparado e tenha a espada na mão, pois o Enderman pode levantar o cacto de distância.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Veja também: Chunk format

Endermen têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades da multidão. A ID da entidade é Enderman.

Enderman/ED

Enderman/video

Beta
? At first, when Notch was still designing the endermen, he thought they were not “creepy” enough, coming with the idea that having a situation which the player would want to avoid could make the enderman significantly more scary. This gave Notch the idea to implement the staring feature, where aiming the crosshair at the enderman’s face would cause a suspenseful moment in which breaking eye contact would trigger an attack, as well as the enderman having the ability to teleport so that when the player has stared at the enderman, he or she would have to face a consequence for that action.[3]
According to Burnie Burns of Rooster Teeth Productions, the endermen’s weakness to water was suggested by Burnie’s son when Notch mentioned that he needed to come up with a way to kill a group of endermen.[2]
? In the Beta 1.8 demo at PAX, endermen dropped diamonds as a placeholder for ender pearls.
1.8 pre1 The enderman was officially introduced in Beta 1.8. Endermen were able to pick up any block, including bedrock. They had green eyes and emitted black smoke.
1.8 The enderman eye color is changed to purple.
Endermen now emit portal particles, rather than smoke.
Lançamento oficial
1.0.0 Beta 1.9-pre1 Before this update, endermen could be killed with the use of a bow. Afterwards, arrows, snowballs, eggs, and negative splash potions will not hit them due to the fact that they teleport away before impact.
Enderman will teleport away and become neutral if they are in water.
Beta 1.9-pre3 Notch stated “Endermen suck because they're annoying, and because I nerfed them and made them too easy. I shall fix this.”[4] Because of this, endermen were modified in this update to have 20 hearts instead of 10.
Beta 1.9-pre4 Endermen now have a realm of their own: the End, where they spawn frequently.
Endermen used to burn in sunlight, but as of this update, they will instead teleport away when the player walks up to them in the daytime, making it extremely hard to get close enough to kill them.
RC1 Before the Sound Update, endermen used the sound effects of zombies as a place holder. Then in Beta 1.9, the zombie sounds for the enderman were removed. On November 13th, 2011 endermen received their own audio scheme, most notably a long moan overlaid with static for when they are triggered hostile by the player. The noises are actually a person saying “Hi” and “What’s Up” backwards and distorted.[5][6]
1.3.1 12w22a The enderman’s behavior was modified slightly. Now, it stops in front of the player. When the player swings his/her sword, it teleports behind the player.
1.4.2 12w38a The enderman’s sound now plays the full length sounds instead of shortened, now if you look at them (or they open the jaw), a static sound will play, similar to Slenderman.
1.7.2 1.7-pre Endermen are no longer provoked when attacked by the player in creative mode
1.8 14w06a Endermen can now pathfind as a result of their update to the new AI system.
Endermen now teleport after being damaged by any damage source, including suffocation damage
14w11a Now walk slightly faster.
Endermen can now spawn endermites when they teleport. The chance of producing one is 15%, minus 1% for each endermite already spawned.
Endermen are naturally aggressive towards endermites.
14w17a Endermen are no longer hostile to non-pearl spawned endermites.
14w28a Endermites no longer spawn from endermen.
1.9 15w31a Endermen will now remain aggravated towards the player despite being in contact with water.
Endermen will now drop the block they are holding when killed
Have an animation when attacking.
Pocket Edition Alpha
0.9.0 build 1 Added endermen.
build 2 Endermen now have sounds.
Endermen now teleport out of the way of projectiles.
build 8 Attack strength is now the same as the PC edition.
0.12.1 build 10 Endermen will now avoid water.
0.14.0 build 1 Endermen now drop the block they are holding when killed.
Edição de Console
TU5 CU1 1.0 Patch 1 Added endermen.
TU14 1.04 Endermen now open their mouths and shake when provoked.
Endermen now stop in front of the player. When the player swings their sword, it teleports behind the player.

  • O Enderman foi o 11° mob a ser adicionado no Minecraft.
  • Você pode olhar para ele diretamente sem que ele te persiga usando uma abóbora na cabeça.
  • O Enderman não recebe danos de projéteis.
  • Se você arremessar uma poção de invisibilidade em um enderman, será possível observar os olhos dele.
  • Se você bater nas pernas de um Enderman ele não se teletransportará.
  • Se você bater em um Enderman usando uma espada encantada com Aspecto Flamejante, ele irá sumir do seu mundo.

Problemas relacionados com "Enderman" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Notch claimed in public that the enderman is a “subtle” reference to “the Slenderman”, a similar looking monster with a similar name. Given the later development of the End, it is possible he already had the name in mind, and did not choose it because of the Reddit thread in which their name was revealed.[7]
    • In the Halloween texture pack for the Console Edition, the enderman is re-skinned to look like the Slenderman.
  • Enderman sounds seem to be reverse audios:
    • The "idle1" sound is a reversed “here”
    • The "idle2" sound is a reversed “hiya”
    • The "idle3" sound is a down-pitched “what’s up?” or “this way!”
    • The "idle4" sound is a down-pitched reversed “forever!”
    • The "idle5" sound is a reversed “uh oh!”
  • The collective noun for a group of endermen is “a haunting of Endermen”, as stated by Dinnerbone.[8]
  • Switching to spectator mode and taking an enderman’s camera adds the invert shader, suggesting that they see the End as an island of blue cobblestone (because end stone is a yellowish inversion of cobblestone) in a white sky, with white pillars, white endermen with green eyes and a white ender dragon.
  • An enderman's eyes and body are located in two different texture files.
  • If directly attacked by a player (one hit only), Endermen have a chance not to open their mouths.

Beta 1.8 pre-release[editar | editar código-fonte]

Beta 1.8+[editar | editar código-fonte]

.