Você pode sequir a nossa conta no Twitter que são publicadas notícias sobre Minecraft e links rápidos para a Wiki 

Encantamento

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Notch-twitter.png Como o trabalho encantador funciona no Minecraft? Bem, você abre um livro mágico e escolhe um feitiço aleatório, sem saber o que fará. MAGIA!
~ Notch [1]
Interface do Altar de Encantamentos. Topo: Sem item. Abaixo: Com item e possíveis encantamentos. O último encantamento não está disponível devido à falta de níveis de experiência necessários, e o mouse está por cima da segunda linha.

Encantamento é um mecanismo que melhora armaduras, ferramentas, armas (espadas, arcos) e livros com um ou mais "encantamentos", aprimorando habilidades existentes de um item ou imbuindo-os com habilidades adicionais.

Métodos de encantamento[editar | editar código-fonte]

Existem três métodos para encantar itens:

  • Através de um altar de encantamentos em troca de pontos de experiência e lápis-lazúli. Apenas itens sem nenhum encantamento pode ser encantados desta forma.
  • Através de uma bigorna, combinando dois itens de mesmo tipo, mas com encantamentos diferentes, em um único item que terá os encantos de ambos.
  • Através de uma bigorna, combinando um livro encantado com um item, que também custa pontos de experiência.

Há também três métodos adicionais para se conseguir itens encantados:

  • Através de um Aldeão, que poderá oferecer livros, ferramentas e armas encantados em troca de esmeraldas.
  • Através de pesca, em que há uma chance de se obter itens encantados.
  • Através de Zumbis ou Esqueletos, no caso deles empunharem objetos encantados e você os matar, há uma chance de obter esses itens.

Os itens também podem ser encantados com o comando /enchant por OPs em um servidor, ou em um mundo singleplayer com comandos ativados, o que permite encantamentos que não estariam disponíveis via métodos de encantamento normais. No modo Criativo, items podem ser encantados através de uma bigorna e livros encantados, sem custo de níveis ou lápis-lazúli. Livros Encantados estão disponíveis no inventário do modo Criativo, com livros exibidos individualmente para o mais alto nível de cada encantamento e outros níveis disponíveis através da guia "Buscar Itens" .

Altar de encantamentos[editar | editar código-fonte]

Um item pode ser encantado clicando com o botão direito do mouse em um altar de encantamentos e colocando o item mais 1 a 3 lápis-lazúli nos compartimentos de entrada. Ao colocar o item, três opções aleatórias aparecerão no lado direito da interface gráfica. Os glifos não tem significado, mas passar o mouse por cima de um encantamento disponível ira revelar um dos encantamentos que serão aplicados. Só podem ser escolhidas as opções com um requerimento de nível igual ou inferior ao nível atual do jogador, e um requerimento de lápis-lazúli igual ou menor à quantidade de lápis-lazúli colocada na mesa. Cada opção impregna o item com um conjunto aleatório de encantamentos que são dependentes do número de níveis de experiência requeridos, e não do custo de níveis (por exemplo: Um encantamento de nível 1 poderia dar a uma picareta o encantamento "Inquebrável I"; o custo efetivo em níveis e lápis-lazúli não tem efeito (ou seja, um encantamento pode requerer no mínimo que o jogador esteja no nível 30, mas o custo efetivo, isto é, a quantidade de níveis que o jogador irá gastar nesse caso será apenas 3).

O requerimento mínimo de nível influencia a quantidade, o tipo e o nível de encantamentos incutidos no item; quanto maior for o nível de experiência requerido, maior será, em geral, a qualidade e/ou mais quantidade de encantamentos. No entanto, ainda existe muita aleatoriedade, e até mesmo um encantamento de nível 30 (o máximo) não garante mais de um encantamento, nem mesmo que os encantamentos serão de "força máxima" — um nível de encantamento 30 ainda pode render Fortuna II ou Eficiência III apenas, por exemplo.

Encantar um livro produzirá um livro encantado, que não faz nada por conta própria, mas efetivamente "guarda" o encantamento para ser aplicado mais tarde em outro item através de uma bigorna.

No modo criativo, a mesa de encantamentos funciona de modo diferente da bigorna. Enquanto usar a bigorna no criativo não custa experiência, ao encantar itens na mesa irá gastar níveis. Porém, se o jogador não tiver os níveis de experiência necessários, sua experiência será apenas reduzida a zero, e o objeto receberá o encantamento como se ele tivesse os níveis necessários. Isto inclui tentativas de utilizar o altar de encantamento estando no nível zero.

Afetando os encantamentos oferecidos[editar | editar código-fonte]

Os encantamentos possíveis dependem apenas: a) da "seed" de encantamentos do jogador, b) do tipo e material do item, c) e do nível de encantamento (1-30). Remover e colocar o item de volta, clicar no compartimento de itens com um item diferente, usar outro item de mesmo tipo e material, trocar ou mover o altar de encantamentos (mantendo o mesmo número de estantes de livros), usar outro altar de encantamentos com o mesmo número de estantes de livros, ou trocar ou rearranjar as estantes de livros sem mudar a quantidade total delas não tem efeito nenhum sobre os encantamentos possíveis (oferecidos pelos altares de encantamento).

Trocar os níveis dos encantamento oferecidos através de adicionar, remover ou bloquear estantes de encantamento irá alterar os encantamentos exibidos, mas não os encantamentos possíveis; isto pode ser demonstrado no fato de que, ao utilizar outro altar de encantamentos com a mesmo quantidade de estantes, ele irá mostrar os mesmo encantamentos anteriores.

Os encantamentos para um mesmo nível (com a mesma "seed" e item) também diferem dependendo da linha em que aparecem, mas não são "melhores" ou "piores" só por aparecerem em linhas diferentes, apesar de terem custos diferentes.

Ao encantar qualquer item em qualquer nível trocará a "seed" de encantamentos do jogador, que por sua vez irá mudar os encantamentos possíveis para todos os itens em todos os níveis de encantamento. Assim, se não gostar de nenhum dos encantamentos disponíveis para uma ferramenta, 1 lápis e 1 nível podem ser gastos para encantar um livro ou outra ferramenta para renovar a lista.

Estratégia[editar | editar código-fonte]

Uma vez que nem todos os níveis precisam da mesma quantidade de experiência, o custo de um encantamento em relação ao tempo e esforço aumenta quando seu nível atual aumentar.

  • Até o nível 16, cada nível custa 17 pontos de experiência. Você pode fazer encantamentos de nível menor eficientemente em qualquer ponto neste limite.
  • Enquanto você progredir estando abaixo do nível 16, cada nível precisará de mais XP que o anterior; o XP necessário para progredir de 30 para 31 poderia equivalentemente evoluí-lo do nível 13 ao 16. Tente encantar utilizando um nível o mais próximo do seupara ter um maior custo-benefício do XP;
  • Se você não tem algo em particular para encantar, pode encantar um livro, o que te permitirá escolher um outro item para encantar em outro momento.
  • Geralmente, encantar uma ferramenta ou espada mais fraca que ferro é um desperdício de nível por conta da sua baixa durabilidade.
  • Veja que a bigorna também gastará seus níveis. Tem uma lógica similar, mas pode usar até 39 níveis ao invés de 30.
  • Níves 30-39 precisam de tanto XP quanto os níveis 0-30. É sábio prepara seus tens antes de começar a usar a bigorna e manejar seus itens de forma eficiente para que o custo do reparo não ultrapasse 39.

Combinações da Bigorna[editar | editar código-fonte]

Uma bigorna pode ser usada para combinar encantamentos de dois itens, sacrificando um deles para reparar o outro. Os itens devem ser do mesmo tipo (por exemplo, um machado de ferro e um machado de diamante não podem ser combinados), e há limites para quais encantamentos pode ser combinados e quanto trabalho pode ser feito nesta operação.

Por exemplo, um machado de diamante em sua máxima condição com eficiência IV SOMENTE pode ser combinado com outro machado de diamante (não importando em qual condição) com eficiência IV, e assim por diante( eficiência III com outra eficiência III, etc.)

Para combinar itens, o jogador deve colocar o item no primeiro espaço de uma bigorna, e o item a ser sacrificado no segundo espaço. Se a combinação for permitida, o encantamento resultante aparecerá no espaço de saída da bigorna e um custo de nível de experiência aparece embaixo (verde se o jogador tiver níveis de experiência o suficiente, e vermelho se não). Para completar o encantamento, o jogador remove o item encantado do espaço de saída da bigorna e o seu nível de experiência é reduzido de acordo ao requisitado.

O custo nos níveis depende dos encantamentos, sendo que um grande encantamento custa mais. Se o item alvo também esta sendo reparado, custará mais; às vezes muito mais para itens de diamante. O item alvo também pode ser renomeado por um custo adicional. Há também uma sobrecarga acumulativa por trabalhos feitos na bigorna, que é limitada por renomeação de itens. No modo sobrevivência, há um limite de 39 níveis para quaisquer trabalhos feitos na bigorna; se um trabalho exigir mais que isso, será recusado (apesar de poder ser feitos aos poucos: renomeie, repare, então combine os encantamentos).

Livros encantados[editar | editar código-fonte]

Livros encantados podem ser feitos usando uma mesa de encantamentos para encantar um livro.Podem ser encontrados também em baús já existentes, ou comprados com esmeraldas de um aldeão bibliotecário ou pescado pela vara de pescar. O livro pode receber múltiplos encantamentos de quaisquer tipos, mas apenas encantamentos apropriados para um dado item podem ser aplicados naquele item. Por exemplo, o mesmo livro pode receber os encantamentos de Respiração e Força, mas o encantamento de Respiração será perdido se o livro for aplicada para algo como um elmo, e o encantamento de Força será perdido se o livro for aplicado para algo como um arco.

Livros encantados podem ser usados em uma bigorna para adicionar encantamentos aos itens. Podem aplicar alguns encantamentos à itens que não podem ser encantados em uma mesa, ou que não poderiam (antes do 1.7) normalmente ter aquele encantamento, Inquebrável em uma espada, Toque suave em uma tesoura, Espinhos nas botas (no modo criativo, livros podem encantar qualquer item com qualquer encantamento, como Repulsão II em um graveto).

O custo de experiência por usar livros são consideravelmente menores que combinando itens com encantamentos similares, uma vez que os livros mesmos exigem nível para serem criados. Entretanto, ainda há um custo extra, e encantando itens diretamente há chances de se obter múltiplos encantamentos. A maior vantagem de livros é que eles podem ser armazenados para uso em um item à sua escolha, e permitirem combinações controladas. Por exemplo, um livro de Toque Suave pode ser usado em tesouras, machados, picaretas, ou pá e você pode decidir qual usar quando quiser - talvez algo que já tenha Inquebrável? Um livro de Inquebrável pode ser usado para preservar sua espada com Pilhagem, picareta com Fortuna ou armadura com Espinhos. Entretanto, os custos reduzidos acompanham um risco: a facilidade de se encantar um item é tanta que não poderá ser consertado, porque o custo mínimo de reparo excederia o limite da bigorna.

Livros podem receber múltiplos encantamentos de uma mesa de encantamentos. Entretanto, os encantamentos não poderão ser aplicados a certos itens, e apenas encantamentos que podem ser aplicados serão transferidos (os que não puderem irão aumentar levemente o custo). Um livro com múltiplos encantamentos pode aumentar o risco de uma sobrecarga de encantamentos em um item.

Padre aldeão[editar | editar código-fonte]

Um padre aldeão pode oferecer uma troca de esmeraldas por itens encantados. As ofertas serão muito específicas, um certo encantamento por um item específico (por exemplo, Proteção contra Projéteis III e Inquebrável II por um peitoral de ferro). Para encantar um item, o jogador seleciona o item e as esmeraldas requisitadas nos espaços de troca do padre e move o item encantado resultante para o seu inventário.

Diferente de encantar por mesas de encantamento ou livro encantado, encantar através de um padre aldeão não tem custo de níveis.

Tecnicamente o padre não encanta o item, mas o troca por um outro com encantamento (mesmo se o anterior estiver danificado).Significa que o mecanismo de encantamento do padre pode efetivamente "reparar" adquirindo-se o encantamento novamente no mesmo item, o que é usualmente mais barato que outro tipo de reparo. Entretanto, qualquer outro tipo de encantamento será perdido; um padre não pode acrescentar a um item já encantado.

Padres podem encantar espadas, picaretas, machados e peitoral de ferro e diamante. Há vários tipos de encantamentos para cada um destes, mas um padre em particular unicamente oferecerá uma opção para cada.

Encantamentos[editar | editar código-fonte]

A tabela abaixo descreve os encantamentos que são possíveis de adquirir legitimamente no modo Survival. Outras combinações são possíveis apenas no modo criativo ou com cheats, mods, ou software de terceiros.

EID
Efeito de Identificação Numeral, um código interno utilizado no software.
Nome
O nome do encantamento que irá aparecer sob o nome do item quando o jogador passa o mouse sobre o item juntamente com o seu nível.
Level Máximo
O nível máximo que pode ser recebido legitimamente. Níveis mais elevados são possíveis com software de terceiros, como editores de estrutura NBT.
Itens Primários
São itens que podem receber o encantamento legitimamente apenas no modo sobrevivência, por qualquer um dos quatro métodos de encantamentos possíveis. Itens de qualquer material podem ser encantados (alguns mais fàcilmente do que outros).
Itens Secundários
São itens que, em modo de sobrevivência, não pode receber o encantamento de uma mesa de encantamento, mas pode a partir de um livro encantado usando a bigorna.
Efeito
A descrição do recurso melhorado ou adicionados pelo encantamento.
EID Nome Nível Máximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
0 Proteção
[note 1]
IV Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png Reduz a maior parte do Dano[note 2]

Exceções: não reduz o dano do Void e do comando /kill .

1 Proteção contra Fogo
[note 1]
IV Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png Reduz o dano do fogo[note 2]

Reduz o dano do fogo.

2 Peso Pena IV Grid Botas de Diamante.png Reduz o dano de Queda[note 2]

Reduz o dano dos teleportes da ender pearl e dano de queda.

3 Proteção contra Explosões
[note 1]
IV Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png Reduz o dando da explosão[note 2]

Reduz o Dano e Repulsão da explosão

4 Proteção contra Projéteis
[note 1]
IV Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png Reduz o dano de projéteis[note 2]

Inclui dano de flechas, ghast/blaze bolas de fogo, etc.

5 Respiração III Grid Elmo de Diamante.png Extende a respiração debaixo d'água
  • Aumenta a respiração debaixo d'água +15 segundos por nível
  • Aumenta o tempo entre cada dano de sufocação by em +1 segundo por Nível
  • Aumenta a visão debaixo d'água
6 Afinidade Áquatica I Grid Elmo de Diamante.png Melhora a mineração debaixo d'água

Quebrar blocos debaixo d'água leva o tempo normal, porém o jogador não pode estar flutuando.

7 Espinhos III Grid Peitoral de Diamante.png Grid Elmo de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png Danifica atacantes

(Level × 15)% chance de inflingir 1 (Half Heart.svg)-4 (Heart.svgHeart.svg) danos em qualquer um que te atacar. Quando funciona, diminui a durabilidade da armadura. Se tiver aplicado em mais de uma parte da armadura, apenas o maior Nível contará.

8 Passos Profundos III Grid Botas de Diamante.png Aumenta a velocidade na água

Aumenta a velocidade de caminhar na água a cada nível do encantamento (os pés devem estar no chão).

EID Nome Nível Máximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
16 Afiação
[note 3]
V
[note 4]
Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano

Cada nível adiciona 1.25 dano extra (0.625 corações) para cada hit.

17 Julgamento
[note 3]
V Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano para mobs "Morto-vivos" (Esqueletos, Zumbis, Withers, Esqueleto Withers, e Homem-Porco Zumbi)

Cada nível adiciona 2.5 dano extra (1.25 corações) para cada hit, apenas para mobs "Morto-vivos"

18 Ruína de Artrópodes
[note 3]
V Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano para mobs "artrópodes" (aranhas, Aranha da Caverna, silverfish e Endermite)

Cada Nível adiciona 2.5 dano extra (1.25 corações) para cada hit, apenas para mobs "Artrópodes".

19 Repulsão II Grid Espada de Diamante.png Aumenta a repulsão

Mais repulsão no Nível II. É combinado com a repulsão causada pelo ataque enquanto corre.

20 Aspecto Flamejante
[note 5]
II Grid Espada de Diamante.png Coloca fogo em qualquer mob/player

Nível I adiciona 3 momentos em que o mob/player pega fogo, e cada nível a mais adiciona mais 4 momentos de fogo. Carne dropada de mobs Pacíficos será cozinhada se o mob morrer enquanto queima.

21 Pilhagem III Grid Espada de Diamante.png Pode cair mais coisas dos mobs
  • Aumenta +1 item por Nível.
  • Aumenta a chance de drops raros +0,5% cada Nivel (i.e., 3% no Nível I, 3.5% no Nível II, e 4% no Nível III).
  • Não é aplicado somente com mobs/players mortos inteiramente com a espada, mas também para qualquer mob/player que tenha levado o último hit com a espada.
EID Nome Nível Máximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
32 Eficiência V
[note 4]
Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.png Grid Tesoura.png Aumenta a velocidade de mineração

Aumenta a velocidade de mineração + 30% em relação ao nível anterior: I = 130%, II = 169%, III = 220%, IV = 286%, V = 371%. Deve-se usar a ferramenta preferencial para um bloco, a fim de receber a velocidade. O aumento de velocidade aplica-se a todos os blocos que, quando extraído, vai cair um item.

33 Toque Suave
[note 6]
I Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.png Grid Tesoura.png Blocos minadas soltar-se, em vez de usuais itens

Permite coleção de blocos que são normalmente inalcançável.

Itens que podem ser obtidos legitimamente apenas através de uso do Toque Suave: minério de carvão, teia de aranha, minério de diamantes, minério de esmeralda, bloco de grama, imensos cogumelos, gelo, minério de lápis lazuli, micélio, podzol, gelo compactado, minério de quartzo do nether e minério de redstone.

Não funciona em: bolo, cenoura, vagem do cacau, lajes duplas, fogo, terra, melão hastes, spawner monstro, fungo do nether, batatas, abóbora hastes, neve, cana de açúcar, ervas altas, e trigo.

34 Inquebrável III Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.pngGrid Fishing Rod.png
Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.png
Grid Espada de Diamante.pngGrid Arco.png
Grid Enxada de Diamante.pngGrid Tesoura.pngGrid Isqueiro.pngGrid Carrot on a Stick.png Aumenta a durabilidade

Para a maioria dos itens, (100 / (Nível + 1))% a chance de uma utilização reduz a durabilidade. Em média, tempo de vida é (Nível + 1) vezes mais tempo.

Para armadura, (60 + (40 / (Nível + 1)))% de chance de um uso reduz a durabilidade. (Em outras palavras, cada durabilidade bateu contra armadura "inquebrável" tem um 20% / 27% / 30% de chance de ser ignorado.) Este, em média, armadura dura 25% / 36% / 43% mais tempo.

35 Fortuna
[note 6]
III Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.png Aumenta itens de blocos

Para o carvão, diamante, esmeralda, quartzo do nether e lápis-lazúli, nível I dá uma chance de 33% para multiplicar itens por 2 (aumento médio de 33%), nível II dá a chance de multiplicar itens por 2 ou 3 (25% de chance cada, com média de aumento de 75%) e nível III dá uma chance de multiplicar itens por 2, 3 ou 4 (20% de chance cada, com média de aumento de 120%).

Para redstone, cenouras, pedras luminosas, melões, fungo do nether, batata e trigo (apenas sementes), cada nível aumenta a máxima queda por um (máximo para pedra luminosa 4 e 9 para os melões). Para grama alta, cada nível aumenta o máximo item a mais 2.

Para cascalho, a taxa de queda de pederneira é aumentada para 14% no nível I, 25% no nível II, e 100% no nível III.

EID Nome Nível

Máximo

Itens Primários Itens Secundários Efeito
48 Força V
[note 4]
Grid Arco.png Aumenta os danos

Aumenta o dano flecha em 25% × (nível + 1), arredondada até metade de coração mais próximo.

Danos por Nível e do arco Carga

49 Impacto II Grid Arco.png Aumenta a batida para trás

Mobs e jogadores são batidos mais para trás.

50 Chama
[note 5]
I Grid Arco.png Flechas em chamas

Atira flechas incandescentes. Diferente do Isqueiro, flechas incandescentes afetam jogadores, mobs, e TNT. Nenhum outro bloco pega fogo e elas não produzem luz. O dano de fogo é aplicado após o dano inicial, similar ao Aspecto Flamejante.

51 Infinidade I Grid Arco.png Atirar não consome flechas

Atirar requer ao menos uma flecha no inventário, mas não a consome. Flechas atiradas não podem ser recuperadas, exceto no modo criativo.

EID Nome Nível Maximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
61 Sorte no mar III Grid Fishing Rod.png Diminui as chances de pegar lixo

Diminui as chances de pegar "lixo" de 2.5% por nível e aumenta as chances de pegas "tesouros" de 1% por nível.

62 Isca III Grid Fishing Rod.png Aumenta as chances de um peixe morder sua isca

Diminui o tempo antes do peixe morder sua isca por 5 segundos por nível. Também diminui as chances de pegar "lixo" e "tesouro" de 1% por nível. No nível VIII(8) a animação do peixe quase começa instantaneamente. No nível IX(9) você não pode

pegar nada além de peixe mais.

EID Nome Nível Maximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
70 Remendo I Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.pngGrid Fishing Rod.png
Grid Elmo de Diamante.pngGrid Peitoral de Diamante.pngGrid Calças de Diamante.pngGrid Botas de Diamante.pngGrid Elytra.png
Grid Espada de Diamante.pngGrid Arco.png
Grid Enxada de Diamante.pngGrid Tesoura.pngGrid Isqueiro.pngGrid Carrot on a Stick.png
Usa XP para aumentar a durabilidade

Quando um item com o encantamento é utilizado (na mão principal, secundária, ou nos slots de armadura), todo o XP recolhido irá reparar o item a uma taxa de 2 durabilidades por XP em vez de adicionar o XP para o total do jogador. Se vários itens tiverem o encantamento, um será escolhido aleatoriamente para cada esfera XP recolhido, e se o item escolhido não precisa de reparo, o XP será adicionado ao total do jogador normalmente, em vez de escolher um outro item. Se nenhum item precisam de reparo, o jogador receberá o XP diretamente.


Encantamentos nos Consoles[editar | editar código-fonte]

Alguns encantamentos possuem nomes diferentes nas versões de Consoles (XONE/PS4), seus efeitos não mudam para aos citados acima, mas podem causar alguma confusão caso não os conheça, são eles:

EID Nome Nível Máximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
2 Queda de Pena IV Grid Botas de Diamante.png Reduz o dano de Queda[note 2]

Reduz o dano dos teleportes da ender pearl e dano de queda.


6 Afinidade com a Água I Grid Elmo de Diamante.png Melhora a mineração debaixo d'água

Quebrar blocos debaixo d'água leva o tempo normal, porém o jogador não pode estar flutuando.

16 Atacar
[note 3]
V
[note 4]
Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano

Cada nível adiciona 1.25 dano extra (0.625 corações) para cada hit.

17 Nitidez
[note 3]
V Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano para mobs "Morto-vivos" (Esqueletos, Zumbis, Withers, Esqueleto Withers, e Homem-Porco Zumbi)

Cada nível adiciona 2.5 dano extra (1.25 corações) para cada hit, apenas para mobs "Morto-vivos"


18 Veneno de Artrópodes
[note 3]
V Grid Espada de Diamante.png Grid Machado de Diamante.png Aumenta o dano para mobs "artrópodes" (Aranhas, Aranhas da Caverna, Traças e Endermites)

Cada Nível adiciona 2.5 dano extra (1.25 corações) para cada hit, apenas para mobs "Artrópodes".


19 Coice II Grid Espada de Diamante.png Aumenta a repulsão

Mais repulsão no Nível II. É combinado com a repulsão causada pelo ataque enquanto corre.

20 Aspecto de Fogo
[note 5]
II Grid Espada de Diamante.png Coloca fogo em qualquer mob/player

Nível I adiciona 3 momentos em que o mob/player pega fogo, e cada nível a mais adiciona mais 4 momentos de fogo. Carne dropada de mobs Pacíficos será cozinhada se o mob morrer enquanto queima.

EID Nome Nível Máximo Itens Primários Itens Secundários Efeito
33 Toque de Seda
[note 6]
I Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.png Grid Tesoura.png Blocos minadas soltar-se, em vez de usuais itens

Permite coleção de blocos que são normalmente inalcançável.

Itens que podem ser obtidos legitimamente apenas através de uso do Toque Suave: minério de carvão, teia de aranha, minério de diamantes, minério de esmeralda, bloco de grama, imensos cogumelos, gelo, minério de lápis lazuli, micélio, podzol, gelo compactado, minério de quartzo do nether e minério de redstone.

Não funciona em: bolo, cenoura, vagem do cacau, lajes duplas, fogo, terra, melão hastes, spawner monstro, fungo do nether, batatas, abóbora hastes, neve, cana de açúcar, ervas altas, e trigo.

35 Sorte
[note 6]
III Grid Picareta de Diamante.pngGrid Pá de Diamante.pngGrid Machado de Diamante.png Aumenta itens de blocos

Para o carvão, diamante, esmeralda, quartzo do nether e lápis-lazúli, nível I dá uma chance de 33% para multiplicar itens por 2 (aumento médio de 33%), nível II dá a chance de multiplicar itens por 2 ou 3 (25% de chance cada, com média de aumento de 75%) e nível III dá uma chance de multiplicar itens por 2, 3 ou 4 (20% de chance cada, com média de aumento de 120%).

Para redstone, cenouras, pedras luminosas, melões, fungo do nether, batata e trigo (apenas sementes), cada nível aumenta a máxima queda por um (máximo para pedra luminosa 4 e 9 para os melões). Para grama alta, cada nível aumenta o máximo item a mais 2.

Para cascalho, a taxa de queda de pederneira é aumentada para 14% no nível I, 25% no nível II, e 100% no nível III.

48 Poder V
[note 4]
Grid Arco.png Aumenta os danos

Aumenta o dano flecha em 25% × (nível + 1), arredondada até metade de coração mais próximo.

Danos por Nível e do arco Carga

49 Soco II Grid Arco.png Aumenta a batida para trás

Mobs e jogadores são batidos mais para trás.

51 Infinito I Grid Arco.png Atirar não consome flechas

Atirar requer ao menos uma flecha no inventário, mas não a consome. Flechas atiradas não podem ser recuperadas, exceto no modo criativo.


9 Caminhante de Gelo II Grid Botas de Diamante.png Congela a água

Congela a água enquanto você se aproxima dela, após algum tempo ela volta ao normal.

Notes
  1. a b c d
    Protection, Proteção contra o Fogo , Proteção contra Explosão e Proteção contra Projéteis são exclusivos
  2. a b c d e f
    Damage reduction from Protection, Fire Protection, Feather Falling, Blast Protection and Projectile Protection stacks up to an upper limit cap (see Armor).
  3. a b c d e f
    Afiação, Julgamento e Ruína dos Artrópodes estão incluidos.
  4. a b c d e
    Bigorna Nível V requerido no arco, espada de diamante ou ferramentas.
  5. a b c
    Os encantamentos de Fogo são imunes para os mobs do Nether, exceto os esqueletos normais, porque os mobs do Nether são imunes a fogo e lava.
  6. a b c d
    Silk Touch and Fortune are mutually exclusive. If an NBT editor is used to apply both Silk Touch and Fortune to an item, the Silk Touch enchantment will take precedence over the Fortune enchantment.

Video[editar | editar código-fonte]

Encantamento/video

Histórico[editar | editar código-fonte]

Lançamento oficial
30 de setembro de 2011 First mention of the enchantment table.
30 de setembro de 2011 According to a picture Notch posted of the enchantment table, they were originally crafted with cobblestone instead of obsidian.
October 1, 2011 The first images of the enchantment screen are revealed, with enchantments written in the Standard Galactic Alphabet. The first enchantment translates onto "Well Played Internets You Are Good", the second translated into "These Names Will Be Random And Confusing", and the third translates to "Each Spell Costs Experience Levels". The Standard Galactic Alphabet or SGA was originally created by Tom Hall for use in the Commander Keen series of computer games.
1.0.0 1.9pre3 Basics of enchanting added, along with the enchanting table. It did not require bookshelves to get maximum enchantments. Many enchantments were not yet in the game. Enchantments were and continue to be labeled in the enchanting table as random words written in the Standard Galactic Alphabet.
1.9pre4 Fixed a bug where all enchantments would show up as Feather Falling I.
Properly enabled enchanting on SMP. Previously, if a player attempted to enchant an item, it appeared enchanted for the client, but updated with the un-enchanted status once the player logged out and then back in again.
? Enchantment tables drops the block only when mined by a pickaxe.
1.1 Added four bow enchantments: Power, Flame, Punch, and Infinity.
1.2.1 12w05a Enchanting no longer requires experience in Creative mode.
12w06a Bows and Golden Swords now have a small chance of being already enchanted when dropped by their respective mobs.
1.3.1 12w17a Ice and glass panes can again be collected with a Silk Touch-enchanted tool.
12w22a The maximum enchantment power was lowered from 50 to 30
Experience is collectable with mining and cooking in furnace.
12w23a Glow on Enchanted tools and armor is now visible on multiplayer.
1.4.2 12w34b Flame enchanted bows now ignite TNT blocks.
12w41a Enchantments can now be combined using anvils, allowing some high level enchantments to be applied where they were not previously possible.
1.4.4 1.4.4pre Enchantments can now be applied using /enchant, however Protection is unavailable due to a bug.
1.4.6 12w49a /enchant now works with ID 0, meaning it can be used to apply protection.
You can enchant books to then be used to enchant a tool.
12w50a Added a new armor enchantment: Thorns.
You can now add the Silk Touch enchantment to Shears and the Unbreaking enchantment to anything that has durability.
Efficiency is nerfed a bit so that enchanted tools that don't match the block you're breaking will no longer work as quickly as before (e.g. Efficiency V Pickaxes no longer instantly break dirt).
1.7.2 13w36a Added two Fishing Rod enchantments: Luck of the Sea and Lure. The fishing rod can now be enchanted without the use of books. Armour can now receive unbreaking without the use of books.
1.8 14w02a Enchanting receives a major overhaul where there is now a secondary cost, which is Lapis Lazuli.
When enchanting an item, one enchantment will now appear in the tooltip when selecting an enchantment (e.g Looting III?...).
Levels are hard to obtain again (like pre-1.3 settings.)
Level 5 enchants (Sharpness, Power, Smite & Bane of Arthropods) can be applied without the use of an anvil.
14w04a Looting Now gives an extra 1% chance of getting rare loot per level.
Edição de Console
TU7 Added the enchanting system and enchanting tables. It is based on the enchanting system from 1.3 - maximum level for enchantment is 30 instead of 50. Experience is collectable from smelting and/or mining ores, breeding and killing mobs.


Issues[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Encantamento" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Repairing an enchanted item by crafting will remove the enchantment on it. This happens with any enchantment on any tool.[2] If you wish to keep the enchantment on an item, repair it with an Anvil.
  • Enchantments shown enchantment.level.127 are unchanged in the language pack of Minecraft
  • When an enchanted weapon deals bonus damage to a mob, blue particles fly off of that mob, similar to getting a critical hit.
  • There are NBT tags for the level/player.dat file. This means that with an external program you can enchant unenchantable items and enchant items beyond their maximum level. For example, you could enchant a Cookie with a Looting X and Sharpness VII.
    • It is possible to enchant non tools in creative mode using an anvil and enchanted books.
  • The Looting enchantment does not process on Wool, Spider Eye, Raw Chicken, and Cooked Chicken. The reason that Looting does not affect most of these is because they are considered rare drops by the game.
  • Similarly, using console commands to place the Fortune enchantment on Shears will not cause more wool to drop from Sheep when used, as Fortune is only for use on blocks.
  • Items that are enchanted will receive a glowing aura around them. Using a custom enchanted_item_glint.png in a resource pack under assets\minecraft\textures\misc will change the glow accordingly. On past versions of Minecraft and only on certain graphics cards, enchanted items would cause the hotbar to become semi-transparent whilst they were the selected item.
  • On the enchantment screen, captions in the Standard Galactic Alphabet[3] includes several in-jokes:
    • On October 1, 2011, Notch tweeted an image of the enchantment screen, with enchantments .[4] The first enchantment translates into "Well Played Internets You Are Good", the second translated into "These Names Will Be Random And Confusing", and the third translates to "Each Spell Costs Experience Levels".
    • Three of the possible words for enchantments are "the elder scrolls," likely a joke at Bethesda, creator of "The Elder Scrolls" series and whose parent company, Zenimax, attempted to sue Mojang for the name of their upcoming game Scrolls.
    • The words "klaatu berata niktu" are a (misspelled) reference to "Klaatu barada nikto", a phrase that originates from the 1951 movie The Day the Earth Stood Still and has been since used as a reference in many other movies, cartoons and games.
    • Similarly, "Xyzzy" is a magic spell in the game "Colossal Cave Adventure" and has been used in several other games as an Easter Egg or cheat code.
  • All tools, swords and armor enchanted before 1.9 Prerelease 4 will only have Feather Falling I as their enchantment.
  • The Silk Touch enchantment is possible on all levels of enchantment when enchanting a golden pickaxe, although extremely rare on enchantments below level 20.
  • Enchanted items still pulsate while you pause the game.
  • Along with torches, any snow or carpet on top of a block next to the enchantment table will decrease the enchantment levels.
  • In 1.2 and later Zombies, Zombie Pigmen and Skeletons are able to drop rare items, this includes enchanted weaponry on higher difficulties.
  • It's not possible to get more than 4 glowstone dust from a glowstone block using the fortune enchantment.
  • Before 1.4.4, if a pig, chicken, or cow was killed instantly using a bow with the Flame enchantment, it would drop cooked food. However, if one was killed instantly using a sword with the Fire Aspect enchantment, it would not drop cooked food. This is because the sword applied the damage first, and then the enchantment, but the arrows apply the enchantment first.
  • You can only enchant an item one time, but it is possible to get 2 or more enchantments on an item when first enchanting it. However, using Item repair on enchanted items (that is, in either crafting grid), but not the anvil) will effectively strip the enchantments from both items that are combined, producing a single unenchanted item.
  • The Enderdragon does not take extra damage from the Sharpness, Smite, or Bane of Arthropods sword enchantments, but does take extra damage from the Power bow enchantment.
  • It seems the Xbox version of Minecraft has a different looking enchantment effect. It is more pixelated, and is white instead of purple.
  • If you kill any mob while holding a Looting sword (or anything enchanted with looting in creative) at the time of death, it will drop more than normal. This can include reflecting Ghast fireballs holding/using a Looting sword, killing mobs with potions after switching to a sword, or shooting an arrow that kills a mob while you are holding a Looting sword. (This does not apply to dispensers) Similarly, this makes looting-enchanted bows unobtainable in survival but fully functional.
  • If you mine a block without using the required tool, you won't obtain the block even with the Silk Touch enchant.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]