Feliz Dia das bruxas

Liberador

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Dropper)
Liberador
Liberador.png

Tipo

Bloco Sólido

Requerimentos

Nada

Gravidade

Não

Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

30

Dureza

3.5

Ferramenta

Uma picareta de madeira ou melhor é necessária para extrair este bloco

Renovável

Sim

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Primeiras aparições

Veja Histórico

ID da Entidade Tile

Dropper

Valor de Dado

dec: 158 hex: 9E bin: 10011110

Nome

dropper

O Liberador é um bloco que libera (dropa) um item aleatório do seu inventário cada vez que é alimentado. Se existe um bloco com um inventário imediatamente em frente do liberador quando ele é ligado (como um baú), ele irá armazenar o item dentro do inventário associado a esse outro bloco. A liberador pode soltar itens através de um bloco de vidro na frente dele.

Diferentemente do ejetor, que se comporta de formas diferentes com certos itens, como atirar projéteis, colocar líquidos provindos de baldes e invocar mobs de ovos de invocação. Ejetores também não guardam itens em blocos tipo containers, deixando-os em algum lugar fora dele.

O Funil é útil para mover itens nas laterais ou para baixo, tirar itens de containers, e faz tudo sem intervenção de circuitos de redstone; o liberador, ao contrário, é o único bloco que pode empurrar itens para frente dentro de um bloco tipo container. Quando múltiplos liberadores são alocados verticalmente, eles podem ser configurados para agir como um elevador (para cima) de itens.

Criação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Criação
Pedregulho +
Redstone

Lançamento oficial
1.5 13w03a Liberadores foram adicionados ao jogo.
13w03a Re-Upload Correção da duplicação de Liberadores.
13w04a Liberadores agora podem estar de frente para todas as 6 direções.
Receita de criação alterada (Funil removido).
13w10b Liberadores carregados agora não atiram se receberem uma atualização de bloco.

Problemas relacionados com "Liberador" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

  • Colocando liberadores de forma que eles alimentem uns aos outros, similar a um conjunto de funis, e energizando cada um e atualizando-os com 1 tick, um sistema de transporte extremamente rápido é criado, com a vantagem de seguir em todas as 6 direções, numa velocidade de 10 blocos por segundo. Isso significa que se você tiver uma distância de 100 blocos em um conjunto de liberadores, itens que entraram por um lado, sairão no final do sistema em apenas 10 segundos.
    • Isso é duas vezes mais rápido que um conjunto de funis, porém , dois funis lado a lado ocupam menos espaço e não fazem barulho.
    • Isso é também apenas metade rápido quanto um tubo de gelo e água (água corrente através do gelo, com um sinal por trás de cada fonte de água para garantir itens apenas o fluxo na direção correta), que também ocupa menos espaço, e não produz atualizações excessivas, mas apenas trabalha horizontalmente e requer toque suave para criar na sobrevivência (a não ser construído em um bioma gelado, ou se o gelo é empurrado para o local de construção através de um trem de pistão).
  • Tais como os ejetores, os liberadores são acionados sempre que um bloco adjacente é energizado por redstone.
  • Quando acionados, há um atraso de 2 redstone ticks antes dos liberadores atirarem. [1]
  • Liberar um bloco diretamente em uma cobweb (teia de aranha?) posta logo a frente do liberador resultará que o tempo para o bloco ultrapassar a cobweb será aproximadamente metade do atraso por liberá-lo acima da cobweb. Isto é útil em um acionador de redstone com delay de 10-12 segundos.
  • Assim que foi introduzido, a presença de um funil na receita de criação o tornou o objeto mais difícil de ser fabricado no jogo, isto porque eram necessários três coisas diferentes feitas anteriormente: o funil, que por sua vez precisava do baú, e este precisava de tábuas. Ou seja, para se fazer um único liberador, se passava por três etapas de fabricação.
  • Por enquanto, o liberador ainda não existe nas versões para Xbox 360 e PS3.