Feliz Dia das bruxas

Bote

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Boat)
Bote
Bote de Carvalho.pngBote de Pinheiro.pngBote de Eucalipto.pngBote de Madeira da Selva.pngBote de Acácia.pngBote de Carvalho Escuro.png

Tipo

Veículos

Durabilidade

N/A

Renovável

Sim

Empilhável

Não

ID na Rede

PC: 41
PE: 90

ID em Jogos Salvos

boat

Dropa

Veja Itens soltados

Pontos de vida

4 (Heart.svgHeart.svg)

Primeiras aparições

Veja Histórico

Valores de Dados

Veja Valores de dados

Nome

Veja Valores de dados

Um bote é tanto um item quanto uma entidade veículo.

Botes podem ser recuperados repetidamente atacando-los.

Criação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Criação Descrição
Tábuas correspondente

Edição de Computador e Edições de Console apenas.
Tábuas correspondente +
Pá de Madeira

Pocket Edition apenas. Pá representa um remo.

Controles[editar | editar código-fonte]

Pressione o botão usar item no bote para mota-lo.

Pode-se sair de um bote pressionando a tecla esgueirar,[Edição Java e edições de Console] o botão "Sair do Bote",[Pocket Edition apenas] ou a tecla pular.[Windows 10 Edition apenas] Ao sair de um bote, o jogador é colocado na direção em que o jogador está virado, ou, se virar diretamente para cima ou para baixo, o jogador é colocado na frente do bote. Se possível a partir da posição de desmontagem, o jogador existente será colocado em terra.

Na Edição de Computador, botes são controlados usando as teclas para frente, esquerda (virar à esquerda), direita (virar à direita), e para trás. Usar a tecla correr irá aumentar o campo de visão, mas não aumentará a velocidade como se correndo.

Na Pocket Edition, dois botões de orientação aparecem, e no Windows 10, as teclas esquerda e direita são usadas. O botão ou a tecla direito orienta para a esquerda e o botão ou a tecla esquerda orienta para a direita. Pressionar ambos os botões move o bote para frente.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Botes na Pocket edition.

Botes se movem de acordo com o controle do jogador ou correntes de água. Botes têm a mesma velocidade que carrinhos. Se em terra, um bote ainda pode ser controlado, mas muito lentamente. Um bote não gira com o olhar do mouse. Um jogador não pode mover (linha) e usar itens ao mesmo tempo.

Botes podem ser usados para viajar com segurança através da água e não serão danificados por colisões ou queda. Se um bote anda em uma vitória-régia, o bloco será quebrado.

Botes efetivamente tem pouco mais de 4 (Heart.svgHeart.svg) (exatamente 4 de dano não é suficiente para destruí-lo), e regenera 110 por tick. Quando no chão, eles têm 0,455 a altura de um bloco.

Se um bote é empurrado debaixo de água, por exemplo se movido sob uma cachoeira, ou se movido para cima ou para baixo em uma corrente, ele irá afundar.

Os botes podem apoiar dois pilotos, incluindo mobs. Somente o jogador/mob que embarcou primeiro pode controlar o bote.

Montar um bote não irá esgotar fome.

Edições de Computador / Console

Botes se movem extremamente rápido enquanto estão no gelo. Ao mover-se rapidamente o suficiente, haverá o efeito visual de "pulverização de água" que representando o despertar do arco. Estar em um bote limita o olhar do mouse do jogador para o arco de 180 graus para frente. Um bote vai quebrar camadas de neve onde ele anda por cima. Jogadores não recebem dano de queda se cair em um bote.

Um bote afundado fica afundado para sempre, incapaz de ser recuperado até que seja quebrado pelo jogador.

Para mobs entrarem em um bote, eles devem andar diretamente em cima dele. Um mob não pode controlar o bote.

Pocket Edition

Um bote afundado flutuará novamente quando emerge da corrente ou da cachoeira que está mantendo-o para baixo.

Botes emitem fumaça quando destruídos.

Os mobs podem ser 'recolhidos' montando um bote perto deles, e um mob pode dirigir o bote sem a ajuda do jogador.

Itens soltados[editar | editar código-fonte]

Quando atacado, um bote soltará sua forma de item.

Quando "batido", no entanto, ele solta 3 tábuas correspondentes ao tipo de madeira do bote, e 2 gravetos.

Combustível[editar | editar código-fonte]

Um bote pode ser usado como combustível em fornalhas, fundindo 2 itens por bote na edição de computador e edição de console, 6 itens por bote na Pocket Edition.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Dados de entidade[editar | editar código-fonte]

Veja também: Formato Chunk

Botes têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades da entidade. Seu ID de entidade é boat.

  • Dados da entidade

    •  Type: O tipo de madeira do bote. Os tipos válidos são oak, spruce, birch, jungle, acacia, dark_oak.

ID[editar | editar código-fonte]

Tipo Nome ID do PC ID Numérico do PC Nome ID da PE ID Numérico da PE

Bote de Carvalho
boat 333 boat 3330

Bote de Pinheiro
spruce_boat 444 boat 3331

Bote de Eucalipto
birch_boat 445 boat 3332

Bote de Madeira da Selva
jungle_boat 446 boat 3333

Bote de Acácia
acacia_boat 447 boat 3334

Bote de Carvalho Escuro
dark_oak_boat 448 boat 3335

Alpha
1.0.6
Adicionados botes.
Beta
1.6.6 Colidir em areia de almas em um bote vai matar o jogador, mas manter o bote intacto.
1.8 É possível marcar um acerto crítico contra um bote.
Lançamento oficial
1.3.1 12w15a Os botes podem ser lançados dos ejetores.
12w21a Os botes já não terão dano ao colidir com vitórias-régias. Em vez disso, as próprias vitórias-régias irão quebrar.
12w23a Botes podem acelerar a velocidades mais rápidas do que as anteriores e agora são mais fáceis de controlar.
12w27a Botes vão agora largar o seu item em vez de tábuas e gravetos se quebrados por um jogador.
1.6.1 ? Nova física do bote com menor inércia, mas os controles esquerda, para trás e direita foram removidos.
Botes agora terão dano e quebram quando colidirem com muitas vitórias-régias em um curto espaço de tempo.
1.7.2 13w36a Pode-se usar /summon para invocar mobs montando botes, embora neste momento mobs não podem controlar os botes.
13w43a Não mais inflige-se dano de queda ao encalhar.
Botes ligeiramente melhorados sendo quebrados por vitórias-régias.
Controles esquerda, para trás e direita adicionados de novo.
1.8 14w06a Mobs montando botes podem controlá-los, de modo que eles podem perseguir ou fugir de inimigos, mover-se em direção a comida, mover-se aleatoriamente, ou o que quer que eles fariam em terra. As exceções são o ghast e o morcego, que não podem controlar botes.
1.8.2 1.8.2-pre2 Botes podem sobreviver a colisões em velocidades mais altas.
1.9 15w41a

Botes reformulados. Eles agora são maiores, apresentam modelos de remos de madeira em ambos os lados, e podem acomodar dois passageiros. Eles também não são destruídos por colisões enquanto na água, e não sofrem tanto de dessincronização de cliente-servidor.
Mobs agora podem embarcar, embora não possam mais controlá-los.
Foi introduzido um novo conjunto de controles:ele inclui manter pressionadas as teclas direita e esquerda para se mover para a frente, e usar as tecla direita para mover o remo direito, virando o bote para a esquerda (e vice-versa). O movimento do mouse não mais vira os botes, e as teclas para frente e para trás já não tem qualquer efeito. Tudo isso foi alterado na 16w04a.
Os jogadores não podiam mais usar itens ou atacar de botes a menos que estejam em uma parada completa. Isso foi alterado na 15w42a.
A receita de criação foi alterada para exigir uma pá de madeira como mostrado abaixo. Isto foi revertido mais tarde na 16w04a.
Adicionadas variantes de todos os tipos de madeira, embora apenas o bote de carvalho pode ser criado.
Tag NBT Type (string) é adicionada para a entidade Boat, tomando valores oak, spruce, birch, jungle, acacia e dark_oak.
15w42a Os botes de eucalipto, pinheiro, acácia e madeira da selva agora podem ser criados usando a mesma receita de carvalho, exceto com as tábuas correspondentes.
Os botes novos são agora comparáveis na velocidade aos botes velhos (ligeiramente mais rápido do que a corrida), embora com menos momento.
Os jogadores podem agora usar itens e atacar imediatamente depois de parar de remar.
15w43c A textura do bote é remapeada, de modo que eles agora têm uma textura separada por remo e por lado do bote.
15w45a O bote de carvalho escuro pode agora ser criado.
15w47b Os botes agora fazem um som quando colocados, usando o evento de som block.boat.place.
15w51a Os botes soltam suas tábuas correspondentes quando quebrados.
16w04a Os botes são mais rápidos e agora irão avançar e retroceder usando as teclas para frente e para trás respectivamente, e virar para a esquerda e para a direita usando as teclas esquerda e direita respectivamente. O mecanismo de remo introduzido na 15w41a, segurando as teclas direita e esquerda, é removido e não move mais o bote para a frente. Os controles são agora mais semelhantes aos botes antes da revisão.
Botes agora afundam quando submersos, ou dentro de água corrente de qualquer profundidade.
Criação é restaurada para a receita original, já não exigindo uma pá de madeira como era desde a 15w41a (embora tábuas correspondentes ainda são necessárias).
Montar um bote já não sujeita mobs sensíveis à água a serem danificados pela água, e já não protege mobs sensíveis à luz solar de serem danificados pela luz solar.
Desmontar agora tenta colocar o jogador em terra.
16w06a Montar entidades, como os botes, são agora executadas pelo cliente e não pelo servidor.
1.11 16w32a ID da entidade alterada de Boat para boat.
16w33a Botes podem agora ser usados para abastecer fornalhas.
Pocket Edition Alpha
0.11.0 19 de setembro de 2014 Tommaso Checchi tweetou uma imagem de um jogador que monta um bote, indicando que a coisa a mais importante é "obter o direito de remar".
26 de janeiro de 2015 Tommaso Checchi tweeta uma captura de tela de vários pilotos em um único bote.
20 de fevereiro de 2015 Tommaso Checchi tweeta uma captura de tela de vários botes com apenas mobs neles.
build 1
Adicionados botes. Cada tipo de madeira tem sua própria variante respectiva, embora compartilhem o mesmo sprite dos itens.
Botes podem suportar dois pilotos, incluindo mobs passivos.
Botes são maiores em tamanho.
São mais resistentes ao choque contra a terra.
build 2 Mobs hostis são agora capazes de montar botes.[1]
build 12 Projéteis podem agora ser disparados dos botes.
0.12.1 build 1 Adicionado todas as variantes do bote ao inventário do criativo.

Novos ícones de inventário para botes. O sprite agora inclui pás e representa sua respectiva cor de madeira.
0.13.0 build 1 Botes são agora ligeiramente mais rápidos do que correr, e já não esgotam a fome.
Jogadores podem agora usar itens e atacar imediatamente depois de parar de remar.
build 3 Botes vão agora empilhar em cima uns dos outros.
Edição de Console Legado
TU1 CU1 1.0 Patch 1
Adicionados botes.
TU12 Aumentado do número máximo de botes em um mundo para 40.
Botes agora quebrarão quando batem na terra duramente.
TU14 1.04 Não são quebrados por vitórias-régias mais, em vez disso eles agora passam diretamente através da vitória-régia, quebrando-a e às vezes soltando-a.
Quando eles batem, eles podem às vezes soltar-se como itens.
Estão com menos falhas e mais ágeis agora.
Aumentada da velocidade máxima.
Ao sair, os jogadores serão movidos do bote.
Quando quebrados por um jogador, soltam um bote agora.
TU46 CU36 1.38 Patch 15

Botes reformados para igualar aos botes da PC 1.9.

Problemas relacionados com "Boat" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

  • Um baú é curto o suficiente para que um bote caia sobre ele em vez de bater nele.
  • Areia, cascalho, bigornas e ovos de dragão soltam como itens quando eles caem em um bote que está na água.