Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki 

Árvore

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Uma árvore perto da água.

Árvores são estruturas naturais de blocos de madeira e folha, criadas quando um chunk é gerado ou quando um broto é plantado. Elas são achadas em quase todos os biomas, e são abundantes em biomas florestais. Crescimento de árvores foi adicionado no Alpha na versão 0.0.14a e Criativo na versão 0.28_01.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A altura das árvores varia bastante, com um mínimo de 5 blocos (4 de madeira e 1 de folha) a até 16 blocos (13 de madeira e 3 de folhas). Biomas de alto índice pluviométrico (chuvosos) favorecem árvores maiores.

As folhas da árvore crescem até 3 blocos acima do mais alto bloco de madeira. Elas podem existir a apenas um bloco acima do chão (para árvores com 4 blocos de madeira) a até 6 blocos acima do chão (para as árvores mais altas). Nas árvores sem galhos, os aglomerados de folhas geralmente são simétricos e têm entre 5 e 7 blocos de diâmetro, centrados no tronco. Folhas precisam ser suportadas por blocos adjacentes de madeira ou outras folhas, ou vão desaparecer.

As árvores normais com mais de quatro blocos de madeira têm uma chance de nascer galhos (blocos de madeira conectados horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente com o tronco principal ou outros galhos). Uma árvore pode ter entre um e seis galhos, e cada galho pode ter entre um e seis blocos de madeira. Assim, é possível ter até 43 blocos de madeira em uma árvore, mas isso é raro. Árvores com galhos suportam muito mais folhas que árvores sem. Bétulas e pinheiros não podem ter galhos.

Crescimento de brotos[editar | editar código-fonte]

Uma árvore numa caverna, com a luz necessária fornecida por tochas.Note que apenas uma tocha é necessária, na realidade.

Árvores crescem de brotos. Folhas têm uma chance de 6,25% (1/16) de largar um broto quando elas são destruídas. Muitos jogadores cultivam árvores de forma eficiente com fazendas de árvores.

A partir do Beta 1.5, há três variedades de brotos, cada correspondendo a um tipo de árvore: pinheiro, bétula e conífera.

O broto deve ser plantado em um bloco de terra ou grama. Deve haver no mínimo quatro blocos de espaço acima dele, e um nível de luz de no mínimo 9. Uma muda crescerá com um nível de luz de 7 ou menos no próprio bloco, a não ser que tenha um bloco obscuro acima dela (exceto por glass ou outros materiais totalmente transparentes.). Todas as árvores num grande raio em volta do jogador tentarão crescer em intervalos aleatórios. Para qualquer árvore, isso pode funcionar por cerca de 3 tentativas por minuto, mas uma árvore geralmente não vai crescer até quase 30 minutos se passar desde o plantio. Quando uma árvore tenta crescer ela primeiro verifica se tem luz suficiente, então escolhe se vai gerar uma árvore grande ou uma árvore pequena. Grandes árvores precisam de 4-14 blocos de espaço aberto diretamente sobre a muda para crescer (Ar ou folhas) mas de outro modo pode estar completamente fechada por todos os lados (o que permite o fenômeno de 'Tubos de Árvores'). Pequenas árvores não precisam de espaço livre na horizontal na base, 1 bloco no tronco principal, 2 blocos na parte superior do tronco até o teto e 6-8 blocos de espaço livre na vertical (Deste modo uma árvore pequena pode crescer num buraco de 1 bloco de profundidade, mas não em um de 2 blocos de profundidade). Agora que a árvore verificou a luz e escolheu entre ser uma árvore grande ou pequena, ela verifica se tem espaço para crescer no que ela já escolheu (aleatoriamente) o que será. Se ela encontrar um obstáculo durante essa verificação, ela não consegue crescer e deve esperar para o próximo passe antes que ela possa tentar crescer novamente. Isso significa que uma árvore num campo aberto com luz o bastante crescerá rapidamente (geralmente em torno da marca de 30 minutos), mas uma árvore em uma fazenda de árvores que retarda seu tamanho pode fazer várias tentativas antes que finalmente cresça. Bone Meal forçará a muda a crescer se todos os requisitos estiverem corretos (luz, espaço, terra, etc.).

Crescimento dos Carvalhos[editar | editar código-fonte]

  • O crescimento dos carvalhos não é bloqueado pelas folhas.
  • As folhas de carvalhos de pequeno porte destruirão cercas, vidro, pinturas, escadas e tochas devido a uma incompatibilidade entre as formas reais e de teste das árvores.
  • Caso haja um teto sobre o broto, este vai limitar a altura máxima que a árvore deste broto poderá a atingir.
  • A forma de uma grande árvore existe com uma única camada de folhas sobre o tronco de no mínimo 4 blocos, raramente permitindo que uma árvore cresça em um espaço vertical com altura de 5 blocos, já que a altura máxima do tronco é 2 blocos menor que a do espaço vertical, fazendo a altura mínima pratica ser 6 blocos.
  • Brotos vão crescer normalmente no O Nether , embora tenham de ser plantados na Terra trazida do mundo normal.
  • Se você estiver sobre um broto quando ele se transformar em uma árvore você ficará preso e começará a sufocar . Você pode escapar cavando.
  • Pó de Ossos não garante que uma árvore irá crescer, mas a força a tentar. A árvore deve passar todos os testes normais, incluindo espaço disponível e luminosidade, antes de crescer.
  • Embora troncos não cheguem a crescer através de nenhum outro bloco solido, os galhos de uma grande árvore podem talvez crescer através (substituir) qualquer bloco que não esteja diretamente acima do tronco.

Crescimento de Bétulas, Pinheiros e Abetos[editar | editar código-fonte]

  • Bétula, pinheiros e abetos nunca tem galhos, sendo sempre apenas um tronco reto.Bétulas sempre tem folhas pelo menos 2 blocos acima do solo, enquanto as dos carvalhos podem estar a apenas 1 bloco acima (pelo menos em biomas de floresta).
  • Bétulas, pinheiros e abetos parecem requirir um volume de 5x5x(Altura da árvore), começando um metro acima da base do broto, que é livre de folhas que não do mesmo tipo; bétulas não crescerão neste espaço caso ele esteja ocupado por folha de pinheiro/abeto (ou vice-versa) ou outros blocos (incluindo tochas).Este comportamento é diferente do dos carvalhos, que crescem independentemente da obstrução (geralmente não crescendo em áreas obstruidas).

Notas de crescimento[editar | editar código-fonte]

  • Desde Beta 1.5, parece que as betulas crescem mais rapido do que as arvores normais. Já foi visto uma betula crescer do broto para uma arvore em menos de 1 dia. Parece que elas pulam o periodo de 30 minutos, e em raros casos elas podem crescer dentro de um minuto. Isso acontece no Single Player e SMP.

Biomas[editar | editar código-fonte]

Todos os três tipos de árvore no Beta 1.2.

Com a atualização Beta 1.2 dois novos tipos de árvore foram adicionados.


Até agora os três tipos incluem árvores comuns (carvalho), bétulas e pinheiros/abetos. Pinheiros e abetos possuem o mesmo tipo de madeira mas são um pouco diferentes. Abetos possuem folhas que se extendem por todo o tronco, enquanto pinheiros têm folhas que se encontram apenas perto do topo. Bétulas, abetos e pinheiros são razoavelmente incomuns de se encontrar em relação às árvores comuns. Bétulas se destacam devido a coloração branca de sua casca, e pinheiros e abetos tem folhas de cor azul que geralmente crescem em mais de um bloco na árvore. Pinheiros/Abetos crescem apenas em regiões com neve. Os três tipos funcionam do mesmo jeito que árvores comuns, com saplings ,blocos de madeira e folhas. Diferentes tipos de blocos de madeira não podem ser estocados no mesmo espaço do inventário ou baú. Mais três tipos de árvores podem ser adicionados no futuro.

Em mundos antes da atualização do beta 1.2, é possível que uma árvore seja gerada com folhas de diferentes cores devido aos biomas cruzando sobre a árvore.

Usos[editar | editar código-fonte]

A colheita de arvores é essencialmente o primeiro passo para qualquer player no modo de Sobrevivencia. Os blocos de arvore podem ser colhidos por madeira, sem a necessidade de ferramentas (entretanto um machado irá acelerar esse processo). Cada bloco de arvore pode ser transformado em 4 tabuas de madeira, possibilitando a criação de 8 palitos, que são usados para a criação de ferramentas.

Madeira tambem pode ser transformada em carvão vegetal, um equivalente ao carvão mineral.

Quando folhas são colhidas, ou degradadas naturalmente, há uma chance que eles dropem um broto, que pode ser plantado para que cresça uma nova arvore. A destruição de folhas não requere uma ferramenta; porém, uma espada destrói folhas mais rapido (porém esse aumento de velocidade é desprezível), mas isso acelera a degradação da espada.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Com a atualização 1.2 , árvores presentes em leveis gerados antes dessa atualização ficaram com as folhas com cores diferentes do normal, até mesmo os pinheiros.
  • Árvores grandes tem chance maior de aparecer em rain forest biome,
  • Árvore grandes(big trees) são também chamadas de grandes árvores(Great Trees).
  • Você pode criar uma árvore encima da outra subindo em uma árvore já crescia, colocando um bloco de terra no seu topo e depois plantando um broto nesse bloco.
  • Se um broto for plantado acima ou *adjacente* a lava, a árvore, ao crescer, começará a queimar instantaneamente.
  • Trees will only grow if they are planted on a chunk of the map that is loaded into memory. If you plant saplings and then explore another more distant area of your world for a few Minecraft days, they will still be saplings when you return.
  • Antes da versão Beta, árvores podiam destruir vidros se quando crescessem acabacem ocupando o mesmo espaço.
  • Bétulas e pinheiros apareceram pela primeira vez no Beta 1.2.
  • Esqueletos e Zumbis podem sobreviver a luz do dia se permanecerem a sombra de uma árvore.
  • It seems with the addition of different types of lakes above ground, you may have floating trees. This happens since the tree is spawned when the chunk loads first. Then, the lake is spawned afterward. This leaves the tree floating above the lake.
  • Se um broto estiver ao lado de um tube de 2 blocos de altura, pode-se ter certeza de que quando a árvore crescer será uma árvore grande. O tubo força o crescimento da árvore para uma árvore grande porque acaba bloqueando o crescimento das folhas de uma árvore que seria pequena. Porém, o broto demora bem mais para se tornar uma árvore adulta, devido a baixa chance de ele tentar se tornar uma árvore grande.
  • If a sapling is surrounded by stone on all sides 4 blocks from the ground, the sapling will be 4 blocks taller then it would otherwise. This can be repeated with rings or giant vertical tunnels though rings every 4 blocks. Tunnels are easiest underground (because you can tunnel all the way to daylight (so you won't need torches) while rings use less blocks above ground. This is because the sapling thinks that the stone is the ground.
  • Once a tree(average size) has been ignited it will take roughly 20 seconds to completely burn away.
  • Mesmo que 2 árvores tiverem 2 blocos de ar de distância, se uma for incendiada, a outra pegará fogo logo em seguida.
  • Post-Beta 1.5 regular-type saplings (i.e. not Birch or Pine/Spruce) will not stack with pre-Beta 1.5 regular saplings.
  • Ao contrário do que muitos acham, uma árvore gerada pelo jogo não dá mais madeira ou mais folhas do que árvores plantadas pelo jogador.
  • Se árvores crescerem no subterrâneo no SMP, muitas das folhas não apareceram instantaneamente, mas "cresceram" depois de um tempo. Alguns jogadores acabam colidindo com blocos invisíveis podendo ficar presos. Isso pode acontecer antes mesmo de os brotos crescerem.

Galeria[editar | editar código-fonte]