Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki 

Água

De Minecraft Wiki
Água
Água.png
Transparência

Parcialmente (-2 para luz)

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

500 (Fluida)
500 (Parada)

Ferramenta

Este bloco só pode ser pego usando um balde

Renovável

Sim

Empilhável

N/D

Inflamável

Não

Larga

Nada

Valores de dados
Água Fluida
dec: 08 hex: 8 bin: 1000
Água Parada
dec: 09 hex: 9 bin: 1001
Nome
Água Fluida
flowing_water
Água Parada
water

Água é um fluido natural.

Água não existe em forma de item, mas pode ser coletada com um balde em um caldeirão cheio ou em um bloco-fonte de água.

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Um típico lago de água.

Água é gerada naturalmente no Mundo Superior para compor oceanos, lagos, rios, fontes e poços de deserto e de vilas.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Jogadores em água levam 5 vezes a quantidade de tempo normal para minerar quando estão no solo, ou 25 vezes quando não estão. No entanto, com Afinidade Aquática, a velocidade de mineração será maior, 1x no solo, 5x fora do solo.

Espalhando[editar | editar código-fonte]

Água se espalhará para blocos de ar próximos. Espalhar água fará extinguir fogo e levar embora plantas, neve, tochas, carpetes, fios de armadilha, trilhos, redstone e teias, largando-os como itens.

Blocos fontes[editar | editar código-fonte]

Uma fonte de água infinita de 2x2.
Uma fonte de água infinita 3x1.

Um bloco fonte de água será criado de um bloco fluido que está próximo a outros 2 ou mais blocos fontes, e em cima de um bloco sólido ou outro bloco fonte de água. Essa é a regra que faz as fontes de água infinita funcionarem. Usando essa técnica, é possível criar piscinas de água parada colocando blocos de água parada em uma área confinada.

Ejetores carregados com um balde cheio colocarão um bloco fonte de água em um bloco vazio na frente deles quando ativados. Quando um ejetor estiver carregado com um balde vazio e uma fonte de água estiver na frente dele, ele sugará a fonte para dentro do balde.

Em biomas de neve, blocos fontes de água tem uma chance de se tornarem gelo, e reaparecem quando gelo derrete (exceto no Nether). Gelo se converterá em água quando quebrado se houver um bloco embaixo.

Corrente[editar | editar código-fonte]

A corrente de um bloco de água determina tanto a direção em que a textura vai aparecer fluindo quanto a direção para qual uma entidade, como um jogador ou bote, flutuará a partir daquele bloco.

A corrente de água horizontal é baseada em uma soma de vetores das correntes dos 4 lados do bloco. Por exemplo, se um bloco recebe água do norte e manda tanto para sul quanto leste, mas é barrado no lado oeste, então a corrente daquele bloco irá para sul-sudeste. Então, 16 direções horizontais são possíveis. Se uma ramificação em um canal tem dois blocos de distância na entrada, então as entidades flutuarão nele ao invés de continuarem em linha reta.

Uma corrente de água empurra criaturas na velocidade de aproximadamente 1,39 metros por segundo, ou 25 blocos a cada 18 segundos.

Luz[editar | editar código-fonte]

Embaixo d'água, com sem o encantamento de Respiração.

Água reduz 2 níveis de luz a cada bloco, além da dispersão normal, fazendo com que a visibilidade diminua assim que a água estiver mais funda.

Há três maneiras de aumentar a visibilidade embaixo d'água: usar um elmo com o encantamento de Respiração ou poções de Visão Noturna ou Respiração Aquática.

Água e lava[editar | editar código-fonte]

Água e lava podem produzir pedra, pedregulho ou obsidiana dependendo de como interagem.

Danificando criaturas[editar | editar código-fonte]

Água irá danificar endermen, golens de neve e blazes.

Balde de Água[editar | editar código-fonte]

Balde de Água
Balde de Água.png

Tipo

Ferramentas

Durabilidade

N/D

Renovável

Sim

Empilhável

Não

Primeiras aparições

Veja Histórico

Valores de Dados

PC: dec: 326 hex: 146 bin: 101000110
PE: dec: 3258 hex: 1458 bin: 1010001018

Nome

water_bucket

Balde de água é uma variação de baldes preenchida com água.

Para encher um balde com água use-o em um bloco fonte de água. O bloco é consumido no processo. Usar o balde cheio em um bloco sólido colocará a água no bloco selecionado. No Nether, porém, a água evaporará.

Um balde de água pode se transformar em um balde vazio quando o jogador o usa ou quando um ejetor é ativado, deixando a água fluir para fora do balde.

Baldes de água podem ser usados para encher caldeirões.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

ID[editar | editar código-fonte]

Bloco Nome de ID ID Numérico
Água Parada water 9
água Fluida flowing_water 8
Item Nome de ID ID Numérico
Balde de Água water_bucket 326

A água passa a maior parte do tempo como estacionária, em vez de 'fluindo' - independentemente de seu nível, ou se contém uma corrente para baixo ou para o lado ou não. Quando uma atualização de bloco ocorre perto dela, a água mudará para 'fluindo', atualizará seu nível e então mudará de volta para estacionária. Nascentes de água são geradas fluindo, e oceanos, lagos e rios são gerados como água estácionária. Isso ocore antes de a maioria das estruturas geradas serem criadas e a principal causa dos "glitches" de água é que as estruturas geradas não ativam uma atualização de bloco para permitir que a água flua nelas.

Dados do bloco[editar | editar código-fonte]

Veja também: Valores de dados

Se o bit 0x8 é escolhido, esse líquido está "caindo" e só se espalha para baixo. Nesse nível, os bits mais baixos são ignorados, já que esse bloco está em seu nível mais alto de fluido.

Os três bits mais baixos são do nível do bloco fluido. 0x0 é o mais alto nível fluido (não necessariamente preenchendo o bloco - isso depende dos bloco fluidos dos em cima de cada canto de cima do bloco). Valores de dados aumentam conforme o nível fluido do bloco diminui: 0x1 é o segundo mais alto, 0x2 mais baixo, até 0x7, o mais baixo nível fluido. Em uma superfície plana, a água cai um nível a cada metro de distância da fonte.

Estado do bloco[editar | editar código-fonte]

Veja também: Estados de bloco
Nome Valor Descrição

 level
0 Bloco fonte de água.
1–7 Altura da água, na qual 1 é o mais alto.
Também representa a distência de uma fonte de água ou do bloco de água caindo.
8–15 Água caindo.
Esse nível é igual a 8 mais o nível da água parada em cima dele.
Por exemplo, uma água de nível 2 produz uma água caindo de nível 10.
Essa distinção não faz diferença nenhuma no comportamento.

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Pre-classic
rd-161348 Água textura antiga.png A textura da água pode agora ser encontrada no jogo.
Classic
0.0.12a Água adicionada.
0.0.19a Água.png A textura da água mudou, adicionando animação.
Esponjas adicionadas, que removem água.
Indev
13 de Janeiro de 2010 Agora há água finita.
Oceanos agora têm água infinita.
Água não se move mais na superfície sozinha.
Água agora tem a probabilidade de 2/3 de evaporar e 1/3 de copiar-se.
22 de Janeiro de 2010 Água agora é gerada na geração de nível como nascentes e lagos.
Infdev
15 de Junho de 2010 Baldes podem ser usados para colocar água.
Alpha
1.2.6 Lagos adicionados.
Beta
1.5 Itens largados em água corrente agora se movem mais rápido.
1.6 Chuva e neve não caem mais através da água.
1.8 Devido à mudança no modo de gerar o terreno, se um jogador estiver em um mundo que foi criado antes da Beta 1.8 e viajar a novos chunks, há uma chance de que um oceano muito, muito grande seja formado. Haverá também uma queda de um bloco de altura no nível do mar na descontinuidade entre os chunks antigos, que serão mais altos, e os novos.
Água pode ser encontrada em fazendas e poços de vilas.
Dois biomas foram adicionados que são compostos majoritariamente por água: oceano e rio.
Lançamento oficial
1.0.0 Beta 1.9-pre4 Os encantamentos Respiração e Afinidade Aquática foram adicionados, que permitem um tempo maior de respiração em água e um tempo menor de quebra de blocos.
? Tetos de um bloco de altura imediatamente embaixo de água terão o efeito de partícula de "vazamento" (como com a lava). Isso não ocore com vidro ou qualquer outro bloco transparente.
1.3.1 12w15a Ejetores agora têm a habilidade de lançar o líquido de dentro de baldes de água. Eles também podem sugar o líquido se ativados novamente.
12w17a Removida a habilidade de levar água através de gelo ao Nether.
1.4.2 12w38a Som de pular em água e nadar foram modificados.
O som de água fluida é agora contínuo.
A parte de cima da água é de um azul mais saturado.
1.4.4 1.4.3-pre Regra de dano de queda modificada. Jogadores e mobs não morrem de grandes alturas em águas rasas.[1]
1.5 13w02a A textura da água é agora acessível. Anteriormente, a textura estava escondida no código e não acessível por nenhum método comum.
13w03a Blocos fontes de água se formam mesmo se não houver um bloco sólido embaixo deles.
13w04a Água fluida no modo Criativo diminui a velocidade do jogador quando estiver voando.
1.6.1 13w17a Lagos de água não são mais gerados em desertos.
1.7.2 13w36a Piscinas de água agora são gerados no novo bioma deserto M.
Oceanos são muito menores.
13w41a Água, gelo e portais são agora visíveis através um do outro.
1.8 14w25a IDs de Bloco 8 (água fluida) e 9 (água parada) foram removidos do comando /give.
Agora o ícone mostrado é do balde de água quando a água é usada como camada no Superplano.
1.9 15w43b A água não mostra mais sua animação de fluir quando próxima a vidro e vidro tingido.
Pocket Edition Alpha
0.1.0 Água textura antiga.png Água adicionada. Em aparelhos mais antigos, a textura antiga da água era usada.
0.7.0 Água.png A textura foi mudada para a nova em todos os aparelhos.
Baldes de água adicionados.
? Baldes de água não se juntam mais até 64.
0.9.0 build 1 Partículas de gotejamento de água adicionadas.
Lagos adicionados.
Dois biomas foram adicionados que são compostos majoritariamente por água: oceano e rio. Piscinas de água agora são gerados no novo bioma deserto M.
0.10.0 build 1 Iluminação suave adicionada para água.
Água utiliza uma coloração marrom acinzentado em pântanos.
Água fluida pode empurrar entidades.
build 7 Água corrente agora tem sons.
Edição de Console
TU1 CU1 1.0 Patch 1 Água adicionada.
TU9 Ejetores agora têm a habilidade de lançar o líquido de dentro de baldes de água. Eles também podem sugar o líquido se ativados novamente, mas um bug impedia que o balde vazio enchesse.
TU31 CU19 1.22 Patch 3 Sons de splash da água foram atualizados.
A maioria das criaturas agora pode nadar em água.

Problemas relacionados com "Water" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

  • Quando embaixo d'água, o campo de visão do jogador é reduzido em 10 para simular a refração da luz.
  • A textura antiga da água ainda pode ser encontrada nos assets do jogo e ainda é usada embaixo d'água.
  • Na Pocket Edition, a água é mais realista já que sua textura muda de turquesa para azul pálido quando vista de longe.

  1. Rastreador de problemas: MC-1644