Espaços nominais

Variantes

Share

Share
Ações

Tutoriais/Lista de coisas para fazer no seu abrigo

De Minecraft Wiki

Se você acabou de entrar pela primeira vez no Minecraft e não sabe nem por onde começar, leia este guia: Tutoriais/Guia para iniciantes Este tutorial é destinado para pessoas que já fizeram seu abrigo e não sabem o que fazer depois disso e lista possibilidades para vários tipos de abrigos.

[editar] Se o abrigo for uma cabana/pequena casa

Construção: Geralmente,uma pequena cabana/mini casa é a primeira construção definida de um iniciante. Dica: evite fazer janelas sem ter vidros/painéis de vidro pois existe um monstro chamado Esqueleto que atira flechas e pode te matar.

Móveis: Sempre coloque a "Crafting Table" em algum lugar perto da parede ou na mesma, junto a fornalha e o baú, nunca separados, pois isso dificulta a dinâmica de sua movimentação. Uma decoração mais detalhada não será muito útil, pois provavelmente você queira criar uma casa maior e melhor quando obter mais materiais.

Janelas: Caso queira uma janela, utilize vidro, não deixe buracos na parede ou poderá ser atacado. Para fazer vidro você precisara derreter areia na fornalha. Importante: Caso o coloque em um local errado não é possível recuperá-lo e ele é perdido.

Muro & Teto: O jeito simples de fazer os muros é cavar um bloco abaixo no tamanho de sua casa e construir dois blocos para cima formando assim um muro de 3 blocos a partir da área cavada. O teto e feito no 3º quadrado fazendo numa sequência de um atras do outro ou se preferir um em cima do outro formando um triangulo(mais trabalhoso). Não é recomendado deixar o chão com terra, pois em alguns (poucos) casos, podem nascer alguns mobs passivos, mas que atrapalham a movimentação se não forem mortos. Procure também não fazer algo muito grande, pois provavelmente será desnecessário no início.

Iluminação: Faça tochas de acordo com o tamanho do seu abrigo colocando-as sempre na mesma linha,de uma parede a outra. Coloque sempre uma no meio para fornecer a iluminação primária. Se quiser e tiver, pode deixar um buraco no teto com vidros, facilitando um pouco a visão(aranhas no telhado,por exemplo) e a iluminação.

Outros: Faça uma mina perto de sua casa para evitar andar tanto. Por isso, é sempre útil ter uma casa perto de montanhas. Construa um abrigo pequeno no começo, depois que você adquirir experiencia (XP) no jogo comece a construir casas grandes. Evite fazer minas dentro de seu abrigo, pois alguns mobs hostis podem, em um descuido, entrar em sua casa.

Criar uma Fornalha: A Fornalha é uma coisa muito importante para a criação de diversos materiais,como tijolos,ferro,diamante,ouro,além de cozinhar diversos alimentos.Não esqueça!

Criar uma Bancada de Trabalho: Isso é uma coisa muito importante e deve ser a primeira coisa a ser feita. Escolha um lugar de fácil alcançe em sua casa, e coloque-a.

[editar] Se o abrigo for uma caverna/fenda em uma montanha/penhasco

Construção: Esse abrigo é a alternativa mais simples e a mais usada no começo do jogo. Procure um bom local para este, como uma parede de pedra em um penhasco/montanha e comece a cavar. De preferência, faça um grande cubo dentro.Se perceber que o espaço é pequeno, procure dormir e procurar outro lugar.

Móveis: Uma bancada de trabalho,uma fornalha e um baú são o suficiente. Uma alternativa simples é colocar a fornalha e a mesa de trabalho como parte da parede, assim economizando espaço.

Janelas: Se você já tiver vidro(areia cozinhada na fornalha),pode ser uma alternativa interessante colocá-las dos lados da porta,assim facilitando a visão de Creepers e outros monstros fora de casa. Se não, deixe sem janela por enquanto. Como dito acima, é perigoso deixar buracos abertos.

Chão e paredes: O chão pode ser feito com madeira processada, madeira bruta, pedregulho ou qualquer outro material de fácil alcançe. Mas também não é "necessário", exceto esteticamente, tirar o chão de pedra e trocar por outro. Idem com a parede(mas é recomendável, se encontrar areia ou cascalho nas paredes, retirar o mais rápido possível, pois pode ocorrer sufocamento em um erro de escavação).

Iluminação: Tochas e mais tochas. É o básico. Coloque em locais estéticos,para economizá-las. Caso não encontre carvão antes da primeira noite,ou ainda nas próximas, faça carvão vegetal com madeira bruta. É uma boa alternativa em casos extremos.

Outros: Diferente de fazer uma casa, não é "errado" criar uma mina subterrânea nesse tipo de abrigo. Você pode ter sorte e facilmente encontrar cavernas recheadas de minérios (cuidado com mobs hostis!).

[editar] Outros tipos de abrigo:

Árvores:

Caso seu abrigo seja feito a partir de uma árvore (geralmente na copa de uma árvore alta), você também pode fazer cercas de madeira para as janelas, que serão buracos de um bloco ou mais na folhagem da árvore. Ainda é possível construir um observatório ao redor de seu abrigo, usando pedregulho, madeira ou terra. Basta adicionar vários blocos ao redor da copa da árvore e utilizar cercas de madeira para evitar quedas. É importante o uso de tochas para evitar o spawn de mobs hostis próximo ao abrigo.

Cogumelos gigantes

É possível fazer seu abrigo inicial no interior de um cogumelo gigante, que raramente é encontrado. Basta fazer o mesmo processo feito na árvore.