Espaços nominais

Variantes

Compartilhar

Compartilhar
Visualizações
Ações

Tutoriais/Guia para iniciantes

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Este guia é destinado a aqueles que não estão familiarizados com Minecraft.

O guia descreve como jogar e como sobreviver a primeira noite no modo single player (Beta, assumindo que você esteja jogando na dificuldade padrão ('Normal').


Índice

[editar] Controles

As teclas padrão de movimento são as seguintes:

  • W Andar para frente
  • S Andar para trás
  • A Andar para esquerda
  • D Andar para direita
  • space Pular
  • ⇧ Shift Agachar
  • control Correr
(Estes são apenas os controles padrões. Você pode mudá-los indo ao menu Opções e clicando em controles.)

O mouse é utilizado para observar em volta e interagir com o mundo. Mova o mouse para virar a cabeça. Clique e mantenha o botão esquerdo do mouse para quebrar ou minerar blocos. Clique com o botão direito para colocar ou usar o item selecionado na barra de acesso rápido de seu inventário. A roda do mouse seleciona o item colocado na barra de atalho, ou alternativamente você pode usar as teclas de número 1 a 9. A tecla E abre o seu inventário e a tecla Q joga o item/bloco selecionado.

Adicionalmente, a tecla F5 entra no modo de terceira pessoa. F1 alterna todos os HUD (Heads Up Display, interface gráfica). A teclaF2 tira uma foto da tela ("Screenshot"), que é salva no diretório “.minecraft\screenshots”.

F cria névoa no mundo e essencialmente determina a distância de renderização no jogo, sem precisar ir no menu Configurações de Vídeo.

[editar] Prioridades iniciais

Existem várias maneiras de jogar Minecraft, já que é um jogo sandbox. Porém, monstros hostis irão nascer no escuro. A não ser que você saiba como se defender deles, é uma boa ideia construir um abrigo iluminado no primeiro dia, antes de escurecer. Você pode, caso queira, não construir o abrigo e atacar os monstros que encontrar, porém isso não é recomendado na primeira noite, visto que a falta de recursos (armas, comida, etc.) significa que você provavelmente será sufocado pelos monstros. É possível jogar Minecraft no modo pacífico. Opções de dificuldade estão no menu Options.

É sempre uma boa ideia marcar o local onde você nasceu; faça algum ponto de referência o mais cedo possível com um pilar de terra ou qualquer outro material) para que você possa achar esse ponto. Porém, isso não é necessário mais tarde assim que você tiver os recursos para fazer uma cama, que reestabelece o ponto onde você nasce. Você pode querer saber o seu ponto de nascimento para se orientar no mundo. É também uma boa ideia fazer sua primeira casa perto do ponto de nascimento (ou então utilizar uma cama), pois caso você morra, conseguirá recuperar os seus itens e estará perto de um lugar seguro.

Note que, quando você morre no Minecraft, todos os itens que você estava carregando ou vestindo são jogados no local da morte, e você é teletransportado para o local de nascimento. Cinco minutos após cair, esses itens, como qualquer outro item jogado no chão, irão desaparecer.

Enquando você se prepara para a noite, fique de olho no sol. Quando você começa um novo mundo, será cedo de manhã. O sol nasce no leste e se põe no oeste, assim como o nosso sol. Ao meio-dia o sol estará diretamente sobre você. Nuvens sempre se movem para o norte. Trabalhe rapidamente - um dia no Minecraft dura por volta de dez minutos!

[editar] Essenciais

Nota Multiplayer: Na maioria dos servidores, você não pode escavar blocos em um quadrado 33x33 ao redor do ponto de nascimento.

Ao se aproximar da sua primeira noite, você vai precisar pelo menos de madeira e, idealmente, carvão para ter uma chance de lutar. Para a coleta de recursos, mire o bloco que representa o recurso e pressione e segure o botão esquerdo do mouse. Isso irá instruir o seu personagem para perfurar o bloco repetidamente. Rachaduras vão aparecer no bloco. Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado até quebrar o bloco, que cairá. Você pode coletar o recurso andando por cima dele (o bloco estará girando no chão). Então o bloco aparecerá em seu inventário. Caso você esteja construindo longe do ponto de nascimento, é uma boa ideia fazer uma flecha apontando a sua casa em caso de morte.

[editar] Madeira

Madeira é obtida a partir de troncos de árvores. A madeira é a matéria-prima de muitos objetos, e é necessária para acessar a grade maior de construção, necessária para a elaboração de ferramentas. Também é possível usar a madeira em vez de carvão em um forno, fazendo da madeira o recurso mais importante e útil no começo.

Após a coleta de 4-10 blocos de madeira, você pode criar o seu primeiro item.


[editar] Criando uma Mesa de Trabalho

Criar itens, é o básico do Minecraft. Embora existam, alguns itens que você pode criar direto do seu inventário, você vai precisar de uma Mesa de trabalho para criar quase todas as ferramentas, e itens.

Para criar uma Mesa de trabalho, primeiro abra seu inventário (aperte E), e clique em sua coleção de madeira.

Crafting square Wood.png Coloque-as em seus quadrados de construção 2x2, localizados no seu inventário. E isto produzirá tábuas:

Crafting square Wooden Plank.png

Serão criados 4 tábuas para cada pedaço de madeira que você utilizar. Clique na tábua e mova-as para seu inventário. Clique nas madeiras que sobraram em seus quadrados de construção 2x2 e devolva-os para seu inventário. Clique nas tábuas que você acabou de criar, com o botão esquerdo, então depois clique uma vez com o direito em cada quadrado de construção do seu inventário, isso fará com que apenas 1 item seja posto a cada clique.

Você deveria ver isso (com a exceção que ao invés de 3x3 quadrados de construção, você vera somente 2x2 por enquanto):

Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Grid layout Arrow (small).png Crafting Table
Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks

Clique no novo item, e coloque-o em um lugar vazio da sua barra ativa.

Aperte o botão ESC (escape) ou E novamente para fechar o inventário, e ande até um lugar onde vocês acha apropriado, selecione seu novo item Mesa de trabalho com a roda do mouse, ou botão numérico correspondente, aponte para um quadrado no chão, (não sendo o que está abaixo de você) e clique com o direito. Isto vai colocar sua Mesa de trabalho no chão pronta para uso. Se você desejar pegá-la novamente, segure clicado o botão esquerdo do mouse, para bater nela até ela se quebrar e tornar-se um item que possa ser pego.

[editar] Criando uma picareta

Para coletar pedra e carvão, os próximos recursos essenciais, você precisará de uma picareta. Sua primeira picareta será feita de madeira; não muito durável, porém até que você colete um pouco de pedra, é tudo o que você tem.

Você precisará de pelo menos cinco tábuas para fazer uma picareta de madeira. Use a sua mesa de trabalho clicando com o botão direito nela. A grade de construção é similar à do inventário, porém agora você tem um quadrado 3x3, mais útil. Primeiro precisamos fazer o cabo da picareta. Para fazer isso, pegue sua pilha de tábuas e coloque uma em cima da outra, em qualquer lugar do quadrado de construção. Duas tábuas produzem quatro varetas:


Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Grid layout Arrow (small).png Stick4

Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks

Pegue as varetas e limpe a mesa de construção caso haja alguma coisa restante. Agora coloque uma vareta em cada posição 5 e 8, e uma tábua nas posições 1, 2 e 3. Você construiu uma picareta de madeira.

Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Oak Wood PlanksSpruce Wood PlanksBirch Wood PlanksJungle Wood Planks Grid layout Arrow (small).png Wooden Pickaxe

Stick

Stick

você deve ter notado que para criar uma picareta, você mais ou menos o desenha com os seus componentes no quadrado de construção. Outros itens são criados de uma maneira similar.

[editar] Coletando recursos

Uma vez que você tenha criado uma picareta, você pode adquirir pedras. Comece achando pedra no mundo; deve ser razoavelmente fácil, pois é um recurso extremamente comum. Se você não vir nenhum na superfície, cave e você rapidamente achará.

Usando varetas e pedras, você pode fazer algumas ferramentas de pedra. É recomendado criar algumas pás de pedra, uma picareta de pedra e alguns machados de pedra e uma espada de pedra. Machados de pedra permitem cortar madeira muito mais rápido do que com as mãos.

Quando você achar porcos, é uma boa ideia estocar algumas peças de costela de porco cruas,mas deixe dois para poder os reproduzir quando tiver cenora. Também é recomendado bater em ovelhas até que você tenha 3 unidades de , pois isso o permite criar uma cama, útil para quando anoitecer.

Mais tarde, utilizando sua picareta, minere pelo menos 8 blocos, e coloque-os na mesa de trabalho em um formato de quadrado, deixando o quadrado do meio vazio. Isso irá criar um forno:

Cobblestone Cobblestone Cobblestone Grid layout Arrow (small).png Furnace
Cobblestone
Cobblestone
Cobblestone Cobblestone Cobblestone

Continuando, você vai precisar de pelo menos 1 bloco de madeira e 1 bloco de tábua (talvez voce tenha algumas sobras de outras construções, como a Mesa de trabalho e a Picareta anterior). Coloque o forno em algum lugar, abra-o e coloque o bloco de tábua no lugar do "combustível" (o quadrado de baixo) e a madeira no quadrado de cima. Uma vez que os dois blocos estiverem em seus lugares o processo irá começar automaticamente, consumindo imediatamente o bloco de tábua e aquecendo o forno. Depois de alguns segundos e o processo estará completo, e o Carvão Vegetal vai aparecer no quadrado vazio à direita. Coloque isso em seu inventário, e você está pronto para criar suas primeiras tochas (leia a seção abaixo, criando a luz)! Igualmente às Mesas de construção, você pode destruir os fornos para coletá-lo e colocá-lo em outro lugar, mas, diferentemente, das Mesas, os fornos, necessitam de uma picareta para tal. Quebrando um forno com suas mãos vazias ou qualquer outra coisa, irá destruí-lo para sempre.

Todo este processo, pode ser ignorado se você minerar carvão diretamente (você vai precisar de uma picareta para ter sucesso na extração). Minério de carvão é encontrado entre os blocos de pedra ou em afloramentos de pedras nas laterais dos morros. Vagueie por aí um pouco, tendo certeza de ficar perto de seu Ponto de início - você não quer se perder! Mantenha um olho nas manchas pretas características de minérios de carvão, é realmente facil de ver isso se estiver exposto. Você deve procurar por isto:

Minério de Carvão.png

Não se esqueça que minério de carvão é sujeito a aparecer randômicamente pelo mapa, então talvez você não ache nenhum exposto ou em um local de facil acesso. Quando você localizar um, tenha certeza que você está segurando sua picareta e de coletar o maximo possível, tomando cuidado para não se esqucer do tempo de um dia – é provável que esteja escurecendo neste estágio. É também uma boa chance para pegar mais pedras, que serão úteis para construir armas mais duráveis depois.

Carvão e Carvão Vegetal tem diferentes nomes no jogo, e você não pode juntá-los, mas eles são iguais em todos os outros aspectos. Qualquer coisa que você pode fazer um um carvão, você pode fazer usando Carvão vegetal, e vice versa.

[editar] Uma palavra sobre escavação

Uma das regras imutáveis ​​de Minecraft é:

Não cavar diretamente para baixo.

É possível estar sobre um bloco e ao mesmo tempo destruí-lo. Se o bloco for destruído você vai cair no que está abaixo desse. Tenha em mente que pode não haver bloco nenhum embaixo do que você irá destruir. Você pode cair em uma caverna profunda e escura, não apenas sofrendo danos na queda e por estar no escuro, mas também poderá ser atacado por todos os tipos de monstros que residem abaixo da terra. Você pode até mesmo cair em uma piscina de lava!

Outra das regras imutáveis ​​de Minecraft é:

Não cavar para cima.

Novamente, é perfeitamente possível fazer, mas se você não sabe o que tem acima, pode ser que caia um monstro na sua cabeça, ou você pode acabar enterrado em areia ou cascalho, que ao contrário de outros blocos, obedecem a gravidade e sufoca quem quer que ela caia em cima. Ou, como antes, você pode ser incendiado por uma cachoeira de lava.

E de novo. NÃO cave diretamente para baixo

[editar] Criando a luz

Inicialmente, sua única fonte de luz durante a noite serão tochas. Estas são feitas a partir de carvão e carvão vegetal e varetas. Você não precisa de uma mesa de construção para fazer tochas, elas podem ser feitas tanto na grade 2x2 do inventário quanto na mesa.

Faça algumas varetas a partir de tábuas e coloque o carvão acima da vareta da seguinte forma:




Grid layout Arrow (small).png Torch

Coal (Item)

Stick

Um pedaço de carvão ou carvão vegetal e uma vara fazem quatro tochas. Você pode colocar várias quantidades na sua elaboração e cada clique esquerdo no resultado usará um conjunto de ingredientes. Se você não consegue encontrar o carvão em sua primeira noite use tábuas para aquecer madeira, e produzir carvão vegetal:

Wood Grid layout Furnace Progress.png Charcoal (Item)
Grid layout Fire.png
Wooden Plank


Agora que você tem uma maneira de construir e uma maneira de produzir luz, é hora de achar algum buraco ou caverna para se proteger da noite.

[editar] Construindo um abrigo

Existem várias maneiras de construir um abrigo. Você pode construir uma ao ar livre com os materiais que você coletou (terra, madeira, pedra, arenito), você pode fechar a entrada de uma caverna, buraco ou qualquer vão, você pode cavar um buraco dentro de uma colina ou fazer um buraco no chão. Tome cuidado com entradas de cavernas, pois monstros hostis muitas vezes se espreitam nos mesmos durante o dia.

Ao escolher um método, você deve considerar o seu entorno, o que você conseguiu coletar, quanto tempo você tem até o anoitecer e à sua preferência pessoal, porém, ele deve ter as seguintes características fundamentais:

  • Luz. Principalmente para que você possa ver o que você está fazendo. Se você estiver em uma área suficientemente pequena (menos de raio de 25 quadrados) inimigos não podem nascer perto de você. Assim, mesmo se você não encontrar o carvão em seu primeiro dia, você pode fazer um pequeno abrigo rudimentar para ver a noite.
  • Paredes. Hostis não podem atacar ou disparar flechas em você através das paredes.
  • Uma porta. Se você tem seis tábuas, você pode fazer uma porta para o seu abrigo. Ao colocá-lo certifique-se de colocar a porta pelo lado de fora de sua casa, pois as portas têm sentido. Esqueletos podem atirar em você através de uma porta virada para dentro, mas você pode atacar monstros atrás de uma porta sem se ferir.
  • Não haja grandes buracos. Às vezes, é uma boa ideia para deixar um buraco no alto de uma parede, assim você pode ver quando amanhece, se você não pode construir uma porta. Entretanto, esteja ciente que você pode atingido por flechas no meio de um buraco, alguns inimigos podem deixar cair através de buracos nos telhados se eles chegarem lá em cima, e as aranhas podem rastejar através de orifícios de um bloco de altura se elas conseguirem acesso. Então, escolha a posição com cuidado. Uma alternativa é um muro exterior com um bloco de altura, com um teto, e uma "janela" de um bloco de altura para você poder ver lá fora. Em seguida, um muro interno com altura normal que você pode se esconder atrás em caso de esqueletos que podem atirar em você através de sua janela.
  • Um lugar seguro para por sua mesa de trabalho. Para passar o tempo esperando pela manhã, você pode querer construir mais algumas ferramentas para seu proximo dia de trabalho. Inicialmente considere construir algumas picaretas de pedra se você poder pegar algumas pedras durante o dia, mais tochas e e difinitivamente, uma espada. Se você tiver encontros hostis durante a noite, você pode dar mais dano com uma espada. Espadas são construidas de uma vareta (não duas) e dois blocos para lâmina. Você pode usar tábuas ou pedras.

Então, dependendo de quanto tempo você tem sobrando, o que sua posição lhe proporcionar, e o que você conseguiu coletar, optar por escavar do lado de uma colina, cavar um pequeno buraco, viver no vão que você criou ao minerar carvão, ou construir um abrigo com materiais que você tenha coletado. Lembre-se para não cavar diretamente para baixo.

Esteja ciente de que a construção de uma cabana é geralmente o método mais demorado e que mais consome recursos. Por exemplo, para construir uma cabana 5x5x3 simples que você vai precisar de 55 blocos de terra, madeira, pedra ou uma combinação desses materiais (um pouco menos para porta ou janelas). Cavando um buraco no lado do penhasco é geralmente um bom plano, pois você pode coletar pedra e terra e ao mesmo tempo escavar um abrigo. Cuidado para não conectar acidentalmente a um sistema de cavernas enquanto derruba uma parede. Se fizer isso, é melhor bloqueá-lo com terra ou pedra até que você esteja preparado para explorá-lo.

Uma vez que seu trabalho em sua estrutura esteja completo, você pode iluminá-lo segurando uma tocha e clicar com o botão direito do mouse em uma parede ou no chão.

Pense também um pouco sobre a estrutura da sua casa, pois essa vai ser sua única chance para mudar, pelo menos até mais tarde no jogo.

[editar] Esperando o amanhecer

Divirta-se com sua primeira noite. Se você fez uma caverna, você pode expandi-la com uma , uma picareta se você tiver que ir através de pedra, ou suas mãos vazias, mas não se esqueça de manter as novas àreas cavadas bem iluminadas. Você também pode gastar sua noite em seu buraco/casa/caverna, ou, se você está se sentindo corajoso, você pode se aventurar com sua espada e tentar a sorte com os mobs. Se você o fizer, fique longe das paredes de seu abrigo no caso de um Creeper seguir você e decidir explodir. Nesse caso, seu abrigo pode ser destruído. Outra alternativa é começar a a cavar um pouco para dentro da terra. Criar uma mina em sua casa não é uma má idéia, mas como foi dito anteriormente, nunca cave diretamente para baixo. Cave para sua frente, e se você quiser descer, cave através de um bloco ou dois de distância de seu personagem. Se você for parar dentro de um sistema de cavernas, é provavelmente uma boa idéia parar por enquanto, e voltar quando você estiver melhor preparado. Minerando dessa maneira dará a você uma significante quantia de cobblestone e um pouco mais de carvão, se você o encontrar. Se você for realmente sortudo, você pode tropeçar em algum ferro, o que é inestimável para se fazer ferramentas. Essa opção provavelmente fará com que o dia passe depressa; tão depressa, que de fato, você se encontre mineirando também de dia, e até mesmo em outra noite, se você se empolgar.


Explorar o subsolo é uma boa alternativa de se passar a noite. Tem suas vantagens como luz constante e não ser atrapalhado por mobs amigáveis.

Uma vez que o sol nasça, seus problemas não estarão completamente acabados. Zumbis e esqueletos eventualmente pegarão fogo na luz do sol e queimarão até a morte, mas cuidado com eles até então. Aranhas e creepers ainda vagam pela manhã. Aranhas se tornarão passivas durante o dia, contanto que você não as ataque, e elas permaneçam na luz, mas creepers permanecem agressivos e perigosos, portanto, mantenha sua espada com você enquanto você se aventura por aí.

Desde o Beta 1.3 camas foram adicionadas. Você pode fazê-las colocando uma linha de em cima de uma linha de tábuas, assim:




Grid layout Arrow (small).png Bed
White Wool White Wool White Wool
Wooden Plank Wooden Plank Wooden Plank

Você pode apenas clicar com o botão direito do mouse, após ter certeza de que ele está em um local seguro e bem iluminado e que esteja pelo menos um bloco longe da parede para que monstros não entrem. Caso contrário, você vai acordar com um monstro próximo a você. Em poucos segundos, será de manhã novamente. Desde o Beta 1.4, dormir em uma cama vai mudar o seu ponto de nascimento para a localização daquela cama.

[editar] Caso tudo isso falhar

Às vezes, você não terá a sorte para nascer em uma floresta ou perto de carvão. Talvez você caia em um buraco e leve cinco minutos para sair. Se isso acontecer, você ainda pode sobreviver, mas se este for seu primeiro dia e você não fez nada de importante, crie um novo mundo. Para sobreviver, cavar um buraco na lateral de um penhasco ou montanha. Faça-o com pelo menos 3 blocos de profundidade. Em seguida, entre no buraco. Você pode continuar cavando o mais longe possível, se quiser. Mas quando você vir o sol se pôr, preencha a sua entrada. Se tem pelo menos três blocos de altura e está a uma boa distância do chão (8+ blocos), então você pode deixar uma janela de um bloco. Caso contrário, é mais seguro esperar até a noite acabar. Se você não tiver uma janela, minere um de seus blocos todo minuto, e verifique se ainda é noite. Se não for preencha-no novamente e repita em um minuto. Se for dia, então parabéns: você sobreviveu a sua primeira noite. Se você não gosta da opção de cavar, você pode nadar no mar e esperar o amanhecer. Monstros hostis só nascem em blocos sólidos (além de gelo), assim você não precisa se preocupar com eles, apenas tenha certeza de que não esteja muito perto da terra ou eles irão de avistar. Ou você pode encontrar uma grande árvore. Suba construindo um pilar abaixo de você (pule e coloque um bloco no chão) e permaneça lá. Montros não vai achá-lo se for uma árvore grande o suficiente e se o acharem, basta passar para o outro lado da árvore. Aranhas podem ser um problema, mas com sorte, não irão vê-lo.

[editar] Videos Tutoriais