Espaços nominais

Variantes

Share

Share
Ações

Tinturas de Tecido

De Minecraft Wiki
Tinturas de Tecido
WoolDyes.gif
Tipo

Itens

Durabilidade

N/A

Renovável

?

Empilhável

Sim (64)

Valor de Dado

dec: 351 hex: 15F bin: 000101011111

Nome

tinturas_de_tecido

Dye Crafting Production Chain

Tinturas de tecido são itens usados para trocar a cor de uma . Atualmente existem 16 tinturas, incluindo sete tintas "primárias" (vermelho, amarelo, azul, verde, branco, preto e marrom), sete tintas "secundárias", e duas tintas "terciárias".

Índice

[editar] História

  • As tinturas foram implementadas no Minecraft durante a versão Beta 1.2.
  • Após o lançamento oficial do jogo, foi implementado os filhotes, permitindo a fabricação de todas as cores de lã, tornado as tintas obsoletas.
  • Na versão 1.1 do jogo fora colocado um sistema de recrescimento da lã nas ovelhas.

[editar] Utilidades

Tintas podem ser colocadas com uma lã numa mesa de trabalho (em qualquer posição) para tingir um único bloco. Ela também pode ser usada na ovelha para tingi-las. Depois de tosquiada, a lã poderá ser dropado da mesma cor da tinta que tingiu, às vezes, rendendo mais de lã colorida do que do forjamento (veja a seção de Notas). Adicionalmente, as ovelhas são naturalmente cinzas, cinza-claros, pretas, marrons e rosa que terá a lã dropada em correspondência a cor da ovelha. Note que apenas lã branca pode ser tingida através do forjamento – pintando uma ovelha colorida é o único meio de tingir lã não branca. Por exemplo, você pode obter uma lã "branqueada" usando um corante branco em ovelhas coloridas.

[editar] Recursos Renováveis

Atualmente todas as tintas, com exceção do Lápis-Lazúli e derivados, são renováveis. Ossos podem ser adquiridos de esqueletos, tornando a Farinha de Osso um recurso renovável. Tanto a Rosa quanto a Flor tem uma chance de surgir quando um Osso é utilizado para criar Grama, tornado o Vermelho Rosa e o Amarelo Dente-de-Leão tintas renováveis. O Cacto pode ser plantado e produzido através da plantação, tornando assim o Verde Cacto uma tinta renovável. Sacos de Tinta podem ser obtidos ao matar Polvos, tornando assim um recurso renovável. A partir da versão 1.1, a lã das ovelhas volta a crescer caso elas pastem, se você tingir uma ovelha de certa cor, quando a lã voltar a crescer ela estará da mesma cor que foi pintada, tornando todas as lãs renováveis, precisando apenas de uma tinta para tingir a ovelha. A partir da versão 1.0 é possível criar filhotes de ovelha com duas ovelhas e trigo, o filhote nasce com a cor dos pais, permitindo assim que se produza lã de cores não renováveis em larga escala utilizando apenas duas ovelhas, duas tintas da cor desejada e trigo, que por acaso é renovável.

[editar] Cores Primárias

Esses corantes primários (com exceção das amêndoas de cacau) são criados a partir de simples ingredientes encontrados em algum lugar da natureza.

Nome Fonte Cor Notas
ItemCSS.png Vermelho Rosa Rosa Vermelha Feito colocando uma Rosa numa mesa de trabalho.
ItemCSS.png Amarelo Dente-de-leão Flor Amarelo Feito colocando uma Flor numa mesa de trabalho.
ItemCSS.png Lápis-Lazúli Minério de Lápis-Lazúli Azul Um minério de Lápis-Lazúli dá de 4-8 Lápis-Lazúli.
ItemCSS.png Verde Cacto Cacto Verde Cozinhe um Cacto em uma Fornalha para obter o corante.
ItemCSS.png Saco de Tinta Dropado por Polvos Preto Lã negra também pode ser obtida de Ovelhas negras.
ItemCSS.png Farinha de Ossos Ossos Branco Ossos são dropados por Esqueletos.
ItemCSS.png Sementes de Cacau Dungeons Marrom Pode ser encontrado em dungeons e arvores da floresta. Lã marrom também pode ser obtida com ovelhas marrons.

[editar] Cores Secundárias

Pigmentos secundários podem ser obtidos ao se combinar os pigmentos primários entre si.

Nome Fonte Cor Notas
ItemCSS.png Corante Laranja Vermelho Rosa + Amarelo Dente-de-leão Laranja
ItemCSS.png Corante Ciano Verde Cacto + Lápis-Lazúli Ciano
ItemCSS.png Corante Lilás Vermelho Rosa + Lápis-Lazúli Roxo
ItemCSS.png Corante Cinza Farinha de Osso + Saco de Tinta Cinza Lã cinza também pode ser obtida com Ovelhas cinza.
ItemCSS.png Corante Azul-claro Farinha de Osso + Lápis-Lazúli Azul Claro
ItemCSS.png Corante Rosa Farinha de Osso + Vermelho Rosa Rosa Lã Rosa também pode ser obtida com Ovelhas rosa.
ItemCSS.png Corante Lima Verde Cacto + Farinha de Osso Verde Limão

[editar] Cores Terciárias

Tinturas terciárias são criadas a partir de combinações que usem ao menos uma cor secundária. Magenta e cinza claro são atualmente as únicas tinturas terciárias existentes.

Nome Fonte Cor Notas
ItemCSS.png Corante Magenta Corante Lilás + Corante Rosa Magenta Há uma receita alternativa que é Vermelho Rosa x2 + Farinha de Osso + Lápis-Lazúli. (Isto equivale às receitas de corante lilás e rosa.)
ItemCSS.png Corante Cinza-claro Ossos + Tinta Cinza Cinza Clara Há uma receita alternativa que é Farinha de Osso x2 + Saco de Tinta. Lã cinza-clara pode ser obtida através de uma ovelha cinza-clara.

[editar] Notas

Se você procura fazer lã de certa cor e tiver uma Tesoura, é melhor pintar a Ovelha da cor desejada e conseguir a lã colorida direto da ovelha. Este método dá a você um drop de 2-4 lãs coloridas, enquanto que se você utilizasse em uma só lã conseguiria apenas uma. O mesmo vale para versões mais antigas, como mostra o exemplo.

Essas cores de lã são as únicas que podem ser obtidas diretamente de ovelhas; todas as outras podem ser criadas apenas quando se aplica uma tintura a uma ovelha ou ao bloco de lã:

  1. Ovelhas brancas (as mais comuns)
  2. Ovelhas cinza-claras
  3. Ovelhas cinza
  4. Ovelhas negras
  5. Ovelhas marrons
  6. Ovelhas rosa

[editar] Valores de Data

A cor de uma tinta depende de um campo secundário de data (além do item com o ID 256), que é também usado para armazenar o dano para ferramentas e é comumente referida como "valor de dano".

Icone Dec Hex Descrição
ItemCSS.png 0 0x0 Saco de Tinta
ItemCSS.png 1 0x1 Vermelho Rosa
ItemCSS.png 2 0x2 Verde Cacto
ItemCSS.png 3 0x3 Semente de Cacau
ItemCSS.png 4 0x4 Lápis-Lazúli
ItemCSS.png 5 0x5 Corante Lilás
ItemCSS.png 6 0x6 Corante Ciano
ItemCSS.png 7 0x7 Corante Cinza-clara
ItemCSS.png 8 0x8 Corante Cinza
ItemCSS.png 9 0x9 Corante Rosa
ItemCSS.png 10 0xA Corante Lima
ItemCSS.png 11 0xB Amarelo Dente-De-Leão
ItemCSS.png 12 0xC Corante Azul-claro
ItemCSS.png 13 0xD Corante Magenta
ItemCSS.png 14 0xE Corante Laranja
ItemCSS.png 15 0xF Farinha de Osso

[editar] Curiosidades

  • Os valores inversos das cores se assemelham a uma paleta ANSI ou VGA sendo o laranja a maior discordância.
  • O valor da lã e da tintura são o inverso uma da outra, como a lã branca vale 0, os ossos valem 15; a lã laranja vale 1, portanto a tintura laranja vale 14; etc.
  • Dando a si mesmo uma tintura com valor de dano maior ou igual a 16 faz com que se receba um item aparentemente aleatório, a primeira vista parece uma ferramenta de madeira, mas ao passar o mouse sobre o item para ver suas informações o jogo trava.