Compartilhar

Compartilhar

Pacote de Textura

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Texture Packs)
Ir para: navegação, pesquisa

Essa página faz parte do PTBR Translation project.

Um pacote de textura é uma coleção de arquivos que são usados para alterar as texturas que são usadas no jogo em blocos, itens, mobs e GUI. Essa coleção consiste em um arquivo zip que contém vaŕias imagens PNG e um arquivo pack.txt. A solução nativa do Minecraft é uma textura de 16x16 (pixels meditos em altura e largura do bloco). Texturas acima desse valor (32x, 64, 128x, 256x, etc), são referidas como HD e requer um patch não oficial para o seu funcionamento.

Padrão vs PainterlyPack (PainterlyPack no centro)

Todas as versões do Minecraft possuem suporta a texturas personalizadas, embora as versões antigas exigem que você modifique o arquivo minecraft.jar. Pacotes de texturas de alta resolução são suportados em todas as versões sem patch, no entanto, certas texturas podem apresentar erros desta forma.

Instalação[editar]

1. Faça download de um pacote de textura no formato de arquivo ZIP, não extraia nada. Se você você criar suas próprias texturas, você precisa compactá-las em formato ZIP.

2. Abra o Minecraft. Se você já estiver com o Minecraft aberto, tenha certeza de que você salvou e saiu do seu mundo: você precisa estar no menu principal para continuar.

3. Clique no botão Pacotes de Textura.

4. Clique no botão Abrir Pasta de Pacote de Textura; isso vai abrir a pasta onde o minecraft guarda todos os pacotes de textura. Se nada acontecer, você precisa achar a pasta manualmente. Dependendo do seu sistema operacional é:

  • Windows XP/Vista/7: %AppData%\.minecraft\texturepacks
  • Linux: ~/.minecraft/texturepacks (Essa pasta pode estar oculta na Home Folder)
  • Mac OS X: ~/Library/Application Support/minecraft/texturepacks (Esta pasta pode estar oculta)

5. Não feche o Minecraft. Coloque o pacote de textura (arquivo ZIP) na pasta aberta, não a descompacte.

6. Em alguns segundos o pacote de textura vai aparecer no Minecraft. Selecione-o e clique em OK. O pacote de textura está agora aplicado, você deve carregar seu mundo e ver a diferença.

Dicas[editar]

  • Pacotes de textura podem redesenhar apenas algumas texturas. Então se o menu principal aparenta ser o mesmo depois de você ter selecionado o pacote, isso não quer dizer que o pacote não está funcionando.
  • Você pode instalar vários pacotes de textura. A lista de pacote de textura pode ser rolada ao arrastar as barras de rolagem para cima e para baixo.
  • O Minecraft pode travar o pacote de textura atual (por exemplo, se o pacote contém texturas customizadas para a interface do usuário), então o arquivo não pode ser sobrescrito. Se você precisar atualizar seu pacote, você pode precisar mudar temporariamente para o pacote padrão e então sobrescrever o arquivo.
  • Para pegar um diretório para mostrar como um pacote de textura no Minecraft, esse diretório precisa de um arquivo pack.txt nele (como da versão 1.2 você não tem que compactar seu pacote de textura para testá-lo, uma vez no mundo você pode apertar F3+t para recarregar o pacote de textura.)

Criação de Pacotes de Textura[editar]

Para criar um pacote de textura customizado, os arquivos que você deseja modificar tem de ser extraídos do arquivo minecraft.jar com um programa de arquivamento ou descompressão como WinRAR ou 7-Zip. Eles podem então serem editados com qualquer programa de edição de imagem que possa ler/escrever o arquivo em formato PNG e manipular transparência (Adobe Fireworks e Photoshop são adequados para isso). Um programa como o Gimp, ferramenta de pintura SAI, ou Paint.NET vão funcionar bem, todos os três são fornecidos de graça. Edite cada arquivo PNG como desejado, e salve os arquivos PNG como 32 bits, para preservar a transparência. Então, crie um arquivo ZIP dos arquivos modificados, preservando toda a hierarquia das pastas. A pasta raiz do ZIP deve ter os arquivos e pastas listadas abaixo, ou então elas não vão ser mudadas. Se você achar que nada mudou quando você seleciona seu pacote de textura, certifique-se de que os arquivos estão na raiz do ZIP e não uma pasta adentro.

O que cada Imagem no terrain.png representa na versão 1.2.3 do Minecraft

Lista de Arquivos Modificáveis[editar]

Arquivo Descrição Notas
terrain.png Todos blocos Desde o Beta 1.8, a chest é uma entidade e tem seu próprio arquivo localizado em item\chest.png, similar ao dos mobs. A textura da água e da lava só podem ser modificados com o patch de pacote de textura em HD.
particles.png Todas partículas As cores das partículas de pedra vermelha não podem ser mudadas.
pack.png Miniatura do pacote na lista de seleção de textura. O tamanho deve ser de 128x128 pixels.
pack.txt Descrição opcional da textura na lista de seleção de textura. O texto não deve ser muito longo ou não vai aparecer.
/title Fotos panorâmicas, mclogo, black.png, mojang, e salpicos.
/environment Neve, chuva e nuvens.
/font Fonte das letras do jogo.
/terrain Sol e Lua. A imagem é horizontalmente girada no jogo (qualquer palavra escrita vai estar de cabeça para baixo).
/item Modelos do jogo para itens como signs, carts, barcos, flechas e chests. O arquivo da porta não é utilizado.
/gui Barra de atalho dos itens, telas de inventário, miniatura de itens, logo do Minecraft e o plano de fundo do menu.
/art Todas as pinturas do jogo.
/mob Todos os mobs do jogo.
/armor Todas as armaduras in game.
/achievement A tela GUI das conquistas.
/misc Cor da grama/folhagem dos biomas sobreposição para os capacetes de abóbora, o disco do relógio, pegadas, e o fundo dos mapas.
/title/bg Fundo do menu principal do Minecraft. Chamado panorama0 - panorama5