Compartilhar

Compartilhar

Esponja

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Sponge)
Esponja
Esponja.png
Esponja
Tipo

Bloco Sólido

Requerimentos

Nada

Gravidade

Não

Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

3

Ferramenta

Qualquer ferramenta

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Disponibilidade

?

Primeira aparição

Classic 0.0.18a_02

Dropa

Ele mesmo

Valor de Dado

dec: 19 hex: 13 bin: 10011

Nome

sponge

Esponja é um bloco que não tem usos a não ser de decoração. Na atualização 1.8, Esponja terá novo comportamento e uma variante, Esponja Molhada.

Atualmente (Pré 1.8)[editar]

Obtenção[editar]

A esponja atualmente só pode ser obtida através do modo Criativo ou editores de inventário.

Futuro (1.8)[editar]

Em 8 de junho de 2014, Jeb afirmou que ele é re-adicionaria esponjas para o sobrevivência para a 1.8. Elas ainda limpam água como faziam antes, embora suas mecânicas sejam mais complexas do que simplesmente limpar uma área de 5x5x5[1]. Elas aparecem para remover blocos de origem apenas, não água corrente, em uma área de 5x5, mas se há uma barreira de algum tipo entre a água da esponja é em outro conjunto de água (por exemplo, um bloco sólido), a água no outro conjunto não será absorvida. Elas ficaram mais escuras quando absorveram água. As novas esponjas sofreram uma ligeira re-texturação. O Bloco de Esponja estará disponível no Modo Sobrevivência, mas apenas gerando em Dungeons da Água.

Obtenção[editar]

Elas podem ser encontradas nas Dungeons da Água em uma sala na Dungeon da Água que será adicionada na 1.8. O Guardião Ancião, um mob boss que será adicionado em breve no lançamento da 1.8, vai dropar esponja na sua morte.

Fundição[editar]

Esponja Molhada pode ser seca numa fornalha a fazer a esponja reutilizável.

Ingredientes Receita de fundição

Esponja Molhada +
Qualquer Combustível

Esponja Molhada Grid layout Furnace Progress.png Esponja
Grid layout Fire.png
CarvãoCarvão VegetalMadeira de CarvalhoTábuas de Carvalho

Histórico[editar]

Classic
24 de Maio de 2009 Esponja sugerida nos fóruns da TIGSource.
0.0.18a_02 Bloco de Esponja adicionado.[2] A esponja era uma correção temporária para parar a água de inundações até que a água finita fosse implementada.[3] Ela absorvia a água em uma área de 5x5x5 em torno dela. Esponjas não precisavam de luz para sobreviver, e não se deterioravam (esponjas usadas para se decompor na foram adicionadas na implementação da atualização 0.0.19a, mas isso foi mudado dentro de 50 minutos da liberação). Também era usada como o amarelo para pixeis art antes da amarela ser introduzida.
Uma esponja podia ser escondida em paredes, pisos, etc como uma defesa contra griefers. Isso podia confundir e retardar griefers ao tentar inundar um desenvolvimento subterrâneo, deixando mais tempo para que eles sejam capturados e parados.
Infdev
No Infdev, esponjas se tornaram não-funcionais e apenas disponíveis através da edição de inventário.
Alpha
Uma esponja podia ser usada como um objeto para a atualização redstone para blocos. Se você colocava uma esponja ao lado de um bloco que precisava ser atualizado, em seguida, retira-se a esponja, todos os blocos dentro de um intervalo de 5x5x5 eram atualizados. Isto podia ser muito útil para construções de redstone usando o interruptor de BUD (Detector de atualização de bloco).
Esponjas podiam ser obtidas utilizando o comando /give.
Beta
1.8 O bloco de esponja estava disponível para utilização no Modo Criativo, mas não funcionava.
Lançamento oficial
1.1 12w07a Blocos de esponja já não podem ser usados como um ferramenta de redstone.
Em breve
8 de Junho de 2014 Jeb twittou dizendo que a capacidade de eliminar blocos de água vai ser retornada para a esponja. O mesmo mostra que elas tem uma nova textura. Vê-se também que a esponja muda de cor, uma vez que tenha absorvido água.
1.8 14w25a Esponjas têm uma nova textura, podem absorver a água de novo, e são obtidos no Sobrevivência.
Pocket Edition Alpha
0.8.0 build 2 Esponjas adicionadas para o modo Criativo.
Edição de Console
TU5 Esponjas adicionadas para o modo Criativo.

Galeria[editar]

Referências[editar]