Compartilhar

Compartilhar

Servidor

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Server)
Ir para: navegação, pesquisa

Um Servidor de Minecraft possibilita que você possa jogar com outras pessoas online. Eles podem ser executados no seu PC, em uma VPS (Virtual Private Server) ou em um Servidor Dedicado. Um servidor de Minecraft sendo executado em um servidor Dedicado, tem o desempenho muito melhor do que servidores executados no seu PC ou em uma VPS.

Configuração de um Servidor[editar]

Instalação de de um Servidor Vanila[editar]

Atenção: Esse tutorial irá ensinar a como instalar/criar um servidor Vanila (O servidor padrão do Minecraft, sem plugins, mods etc.). Caso queira saber como criar um servidor Bukkit, visite a página Bukkit.


1º: Baixando o Arquivo - Baixe o Minecraft Server no link: http://minecraft.net/download e procure por: "Multiplayer Server". Se você utiliza o SO (Sistema Operacional) Windows, você pode optar por escolher o minecraft_server.exe ou minecraft_server.jar e se você usa outro SO como Linux ou Mac, você deve utilizar apenas o arquivo minecraft_server.jar.

2º: Instalando o Arquivo - Após ter baixando o minecraft_server, crie uma pasta em qualquer lugar (De preferência na sua Área de Trabalho) com um nome qualquer (De preferência o nome do seu server) e araste o arquivo minecraft_server.jar ou minecraft_server.exe para essa pasta.

3º: Gerando os Arquivos do servidor - Essa é a parte mais simples do tutorial, para que o servidor possa gerar os arquivos e o mundo, é necessário que você abra o arquivo minecraft_server.exe ou minecraft_server.jar. Após você abrir aparecerá um console, aguarde até que todos os arquivos sejam gerados. Vale lembrar que você deve deixar o arquivo minecraft_server.exe ou minecraft_server.jar na pasta.

Após você ter concluído os 3 passos, você deve configurar o servidor, para isso abra o arquivo server.properties e configure de acordo com o seu gosto. Caso não tenha entendido o tutorial, procure uma vídeo-aula no YouTube.

Recomendações Gerais[editar]

  • Configurar um servidor de Minecraft pode levar algum tempo, para que você possa configurar o servidor, você precisará ter um pouco de conhecimento sobre o assunto. Não tente criar servidores em um computador que não seja lá essas coisas, isso pode acarretar LAGS para as pessoas que entram no seu servidor. Sua melhor aposta é procurar na internet por um guia sobre como configurar um servidor.
  • Caso você não tenha um computador que não consiga rodar o servidor de Minecraft, a melhor maneira de resolver isso é procurando uma hospedagem para você hospedar o seu servidor, porém você terá que pagar um preço por mês.
  • Netbooks e Notebooks não costumam ser apropridados para rodar um servidor de Minecraft. Eles normalmente têm hardware menos potentes em comparação com desktops e máquinas de servidor dedicado.
  • Hospedando um servidor com muitos jogadores em uma rede sem fio (Wi-Fi) (WLAN e WWAN, especialmente) não é recomendado. Tente usar uma rede com fio, ela garante mais instabilidade na conexão.
  • Se você decidir que não quer receber, mas ainda quer jogar online, confira as opções de servidores públicos na área de Minecraft servidores do fórum Minecraft.
  • Se você ainda quer gerenciar um servidor, mas não quer que ele fique hospedado no seu PC, confira a área de Minecraft servidor de hospedagem do fórum Minecraft ou outros sites. Você terá que investir bastante dinheiro na hospedagem, pois normalmente elas não construman ser muito baratas. Achar uma hospedagem que hospede o seu servidor de graça, é um raridade!

Requisitos para rodar um Servidor[editar]

Por favor, veja os requisitos para servidor de Minecraft para saber mais.

Jogando em um Servidor[editar]

Para que você possa entrar em um servidor seja ele Survival ou Criativo, você deve primeiramente procurar um servidor e pegar o IP dele. Se você souber um pouco de inglês, você pode experimentar jogar com os "Gringos" mais se você sabe pouco ou não sabe nada de inglês, você pode experimentar jogar em um servidor Brasileiro ou Português. Sites como PlanetMinecraft, MinecraftBR, Minecraft.com.br entre outros, oferecem uma lista de servidores, divulgado pelos próprios criadores dos servidores.

Para você entrar em um servidor é bem simples, basta você ir até o Menu Principal, clicar no botão "Multiplayer" depois clique em "Adicionar Servidor" abrirá uma tela, nela você pode inserir o nome do servidor e logo abaixo você colocar o IP do servidor. Depois disso é só você clicar no servidor e clicar no botão "Entrar no servidor" e pronto!

Comandos do Servidor[editar]

Na página de comandos de um servidor, você pode ver uma lista completa de todos os comandos padrões para seu servidor.

Nota especial: adaptadores de rede Atheros e Realtek são conhecidos por não funcionar bem com os servidores em geral. Se você tiver uma perda total de internet (o que exige um reboot), ou constante desconecta, verifique se você tem o driver da placa de Rede instalado no seu computador. Se você fizer isso, você pode tentar atualizar o driver para o dispositivo diretamente do fabricante. Se uma atualização de driver não resolver o problema.

Tipos de Servidores[editar]

Existem diversos tipos de servidores de Minecraft, fazendo uma rápida procura em fóruns, você encontra uma grande quantidade de servidores. Cada servidor tem o seu estilo, alguns tem regras diferentes, outros tem modos e construções diferentes. Veja abaixo alguns dos modos mais encontrados em servidores de Minecraft.

Factions[editar]

Esses tipos de servidores são modificados através de um Plugin, ele permite que os jogadores formem grupos chamados Factions (Para o português: Facção), fazendo isso eles terão que consquistar novas Factions, proteger a sua Faction, roubar outra Factions e por ai vai... Normalmente esse tipo de servidor é feito no CraftBukkit e usando o Plugin Factions. As Factions também podem se alinhar com outras Factions vizinhas e se unir para invadir outra Faction. A quantidade de terra que uma Faction pode proteger a qualquer momento é decidido pelo número de jogadores que pertencem a essa facção. Os servidores FactionPvP geralmente permitem griefing e são muito flexíveis com personalização.

Survival[editar]

O modo Survival em servidores é o modo mais popular entre os servidores. Ele se baseia como se fosse o Survival normal, mais com algumas mudanças que são: Spawn modificados, kits, economia, Arenas PVP, Eventos etc .. Na maioria dos servidores, o PVP é ativado apenas quando fica noite, quando fica dia o PVP fica desativado. O Grifer não é permitido em alguns servidores.

Creative[editar]

Esse modo não é muito comum em alguns servidores, os servidores que optam por esse modo são inteiramente dedicados a construção, pessoas entram no servidor e podem construir a vontade sem ter a necessidade de ficar se preocupando com a falta de itens ou com o risco de morrer. Esses tipos de servidores devem ter mais atenção da Equipe, pois os casos de Grifer são muito comuns em servidores Creative.

Aventura[editar]

Esse tipo de modo é bem difícil de achar ele em servidores públicos, ele é voltado exclusivamente para mapas que são feito pela comunidade. Ele é bastante comum entre pequenos servidores, que são pessoas que criam um servidor apenas para jogar com um amigo(a).

Capture the Flag[editar]

Esse modo também não é fácil de achar em servidores, ele tem um objetivo bem simples, apenas capturar a bandeira (que no caso é uma lã) do outro time que é seu inimigo. O PVP fica ligado direto e em muitos servidores não há restrição de construção, o jogador pode construir o que quiser, porém quando o mapa é resetado (Normalmente acontece de 10 em 10 minutos), tudo que ele construiu no mapa é apagado.

HungerGames[editar]

Esse modo está começando a se popularizar, ele consiste em apenas o jogador coletar recursos como: pedra, ferro, madeira etc .. para lutar contra outra pessoa. O último que sobrar ganha o jogo.

SurvivalGames[editar]

Ele é similar ao HungerGames, mais os jogadores não podem coletar materiais. O único objetivo é matar outros jogadores e ser o último a sobreviver e ganhar a partida.