Espaços nominais

Variantes

Compartilhar

Compartilhar
Ações

Pocket Edition

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Pocket Edition
McPeLogo.png
Autor(es)

Mojang AB
Jens Bergensten
Aron Nieminen
Johan Bernhardsson
Daniel Kaplan

Plataforma(s)

Android iOS

Escrito em

C++[1] (Android)
Objective-C (iOS)

Última versão

Alpha 0.6.1 (Completa) Alpha 0.2.1 (Demo)

Lançado em

Xperia PLAY
16 de Agosto, 2011
Android 2.3+
7 de Outubro, 2011 (2.3+ January 30, 2013)
iOS 4.3.3+
17 de Novembro, 2011

Faixa etária

(online interactions not rated)
Apple: 4+[2]
Google: Medium Maturity[3]

Tamanho

Aproximadamente 5 MB

Licença

Proprietário

Fonte disponível

Não

Links

Minecraft Pocket Edition
Google Play
iOS App Store
Amazon Appstore

Minecraft Pocket Edition é a versão móvel do Minecraft desenvolvida pela Mojang AB. Ele foi inicialmente e exclusivamente lançado para o Xperia PLAY no Google Play (anteriormente conhecido como Android Market)[4] por $6.99/£4.28/5,49€ em 16 de Agosto de 2011, juntamente com uma versão demo gratuita. Ele foi lançado mais tarde para outros dispositivos Android em 7 de Outubro de 2011.[5] Minecraft Pocket Edition para dispositivos iOS foi lançado na quinta-feira, dia 17 de Novembro de 2011[6] na iOS App Store, um dia antes do lançamento do Minecraft 1.0 na MineCon de 2011 e atualmente custa $6.99 US ou €5.49 EU. Em 13 de Setembro de 2012, o Pocket Edition foi disponibilizado para a compra na Amazon Appstore.

Índice

[editar] Gameplay

Uma screenshot do jogo.

O objetivo do jogo continua o mesmo da versão original de PC e Xbox 360 Edition homólogos, onde os jogadores podem construir em realidades virtuais de um ambiente em sandbox. Porém, o Pocket Edition precisa de mais características de sobrevivência presentes em outras versões do jogo. Até agora, os mobs disponíveis são ovelha, galinha, vaca, porco, zumbi, creeper, esqueleto, homem-porco zumbi e aranha. O modo multiplayer é compatível entre Android e iOS, mas não com a Demo/Lite da versão completa.[7]

As versões tanto de iOS quanto de Android do Minecraft Pocket Edition têm o mesmo gameplay,[8] que é semelhante ao do modo Clássico, mas aqui estão algumas das seguintes diferenças:

  • O mundo é finito como na versão Clássica mas não há água infinita nos cantos do mundo.
  • A geração de terreno é semelhante ao da versão Alpha. Ele não tem muitos biomas e estruturas.
  • Os Mobs hostis são muito mais lentos e fracos
  • As ferramentas da atualização de sobrevivência foram adicionadas. Estas são: espadas, pás, picaretas, machados e tesouras.
  • No jogo há itens ligeiramente diferentes da versão Clássica. As diferenças notáveis ​​foram a adição de Quartzo e blocos do Nether.
  • As nuvens foram adicinadas no Pocket Edition apartir da versão 0.6.0. Elas são em 2D como as nuvens do PC na configuração gráfica "Rápido".
  • Desde 0.6.0 o céu no Pocket Edition só tem nuvens e uma cor azulada. Sol, lua, e estrelas serão adicionadas em outras atualizações.
  • Ele carece de muitas das configurações que a versão Clássica tem.
  • Pocket Edition tem física para areia, cascalho e dinamite (acionada).
  • O modo online (LAN) permite que apenas 5 jogadores estejam em um único servidor. Suporte a Internet está em desenvolvimento.
  • "Crafting" utilizando o sistema MATTIS.
  • O tamanho do mundo é de 256x256 blocos.
  • O Nether não está presente, mas existe o Reator do Nether. Está planejado para que eventualmente, ele seja substituído.
  • Rosas não estão presentes, mas foram substituídas por Flores Ciano, apelidadas de Flores Azuis [9]. Porém, no inventario ela é chamada de "Rosa". Além disso, o corante vermelho é obtido pela queima de cogumelos vermelhos numa fornalha.
  • Todos os blocos incluídos (a partir da versão 0.5.0) foram estes -

Pedregulho, Pedregulho com Musgo, Tijolos de Pedra, Pedra, Tijolos, Tábuas de Madeira, Terra, Bloco de Grama, Argila, Arenito, Areia, Cascalho, (textura antiga) Madeira, (três tipos, só excluindo a da selva) Escadas de Pedregulho, Escadas de Madeira, Escadas de Tijolos, Laje de Pedra, Laje de Pedregulho, Laje de Madeira, Laje de Tijolos, Minério de Carvão, Minério de Ferro, Minério de Ouro, Minério de Diamante, Minério de Redstone, (além da dificuldade de minera-lo) Minério de Lápis-Lázuli, Bloco de Ouro, Bloco de Ferro, Bloco de Diamante, Bloco de Lápis-Lázuli, Obsidiana, Neve, (Bloco) Vidro, (Bloco e painel) Pedra Luminosa, Reator do Nether, , (todas as cores) Escada, Tocha, Porta de Madeira, Alçapão, Cerca e portão, Cama, Estante, Pintura, Mesa de Trabalho, Baú, Fornalha, Dinamite, Flor - amarela e ciano, Cogumelo, (vermelho e marrom) Cacto, Melancia, Cana de Açúcar, três tipos de Mudas, excluindo a da selva, três tipos de Folhas, excluindo a da selva, Sementes (plantada), Sementes de melancia (broto), (tinha a textura das sementes de abóbora, isso foi corrigido a partir de 0.6.0[10]).

[editar] Desenvolvimento

[editar] Lançamento

O vídeo de um protótipo foi lançado no Twitter,[11] mostrando o jogo no Xperia Play. A versão alpha foi lançada recentemente, e no dia 7 de Outubro de 2011 já não era mais exclusiva do Xperia Play. A versão não-exclusiva iria ser lançada em 29 de Setembro para Android [12] mas houveram vários bugs graves que precisavam ser corrigidos, o lançamento foi adiado até o dia 7 de Outubro.

Uma versão para os dispositivos iOS foi confirmada para ser lançada antes de 2012, em uma entrevista com a Mojang [13] e posteriormente foi lançada no dia 17 de Novembro de 2011.

[editar] Alpha

Após as primeiras versões para iOS e Android, as atualizações foram lançadas em paralelo, com os mesmos recursos que estão sendo adicionados para ambas as plataformas. Durante a fase Alpha, vários aspectos do jogo foram introduzidos no Pocket Edition incluindo: crafting, smelting (fundição), mais blocos, itens, mobs e mais gamemodes para trazê-lo mais perto da versão de PC. Na mais recente atualização, os jogadores têm a opção de armaduras de diamante, ferro, ouro e couro. Há também novas funcionalidades nunca antes vistas na versão de computador, como o cortador de pedra (uma "mesa de trabalho" especificamente para a elaboração de blocos de pedra). Eles também têm nuvens de em 2D (no PC, com a configuração gráfica "Rápido") que faz com que os "Gráficos Bonitos" sejam mais importantes para os jogadores.

[editar] Controles

[editar] Android & iOS

As versões de Android e iOS apresentam um D-pad no canto inferior esquerdo da tela, que controla o movimento. O botão de pulo está localizado no centro do d-pad. A partir de 0.6.0 o d-pad é mais bloqueado, e quando se move para a frente, dois botões aparecerão. Note que quando se está indo em direção a um bloco adjacente que está um nível mais elevado do que o jogador, você irá automaticamente saltar para cima do bloco. Pode-se colocar blocos tocando a tela no local desejado. Destruir blocos é semelhante à forma da versão para PC, mas em vez de clicar o mouse, o jogador deve pressionar e soltar a tela no bloco. Agora para a mudar a visão de terceira pessoa, tem que ser através da tela de pause, os botões do menu e voltar vão abrir a tela de pause. Para abrir o inventário, toque no botão com três pontinhos à direita da barra do inventário. Você pode tocar e segurar o item no inventário para soltá-lo.

Android também tem um incrível editor de Mundos que flutua direito sobre a tela, junto com o Minecraft PE. Ele é chamado de Minecraft World Edit. Link: [1]

[editar] Xperia PLAY

*Controle com botões similares ao do PlayStation:

PlayStationTriangle.png - Abrir inventário

PlayStationCircle.png - Alterna itens para a esquerda na barra de inventário

PlayStationX.png - Pular (pressione duas vezes para voar no modo Criativo)

PlayStationSquare.png - Alterna itens para a direita na barra de inventário

D-Pad: Movimentar

Touchpad esquerda: Esgueirar

Touchpad direita: Olhar/Virar

Select: Abre menu de crafting (Apenas no modo sobrevivência)

Menu: Pausar

* Para voar: Pressione o botão de pular duas vezes. Para voar mais alto, segure o botão de pular e pressione para cima no direcional. Para voar para baixo, segure o botão de pular e pressione para baixo. (Apenas em modo criativo)

[editar] Características no Tablet

Todos os dispositivos têm uma opção para habilitar controles de Split Touch, que podem ser mais adequados para telas maiores. Há uma "cruz", e a metade direita da tela permite ao jogador girar a câmera.

Além da diferença de tamamnho da tela que permite 6 slots na barra de inventário assim como outros dispositivos, a versão para tablet do jogo é a mesma que as outras versões, daí a possibilidade de jogar multiplayer de plataforma cruzada com outros dispositivos.

[editar] Sistemas requeridos

[editar] Android

De acordo com Aron Nieminen (desenvolvedor do Pocket Edition), os requisitos do sistema são:

  • Android 2.1 ou mais recente (Android 2.3 ou mais recente que 0.6.0)
  • O dispositivo deve ter uma CPU que suporta cálculos de "floating-point" ("código ARM-v7a")
  • A tela deve suportar multi-touch
  • Conecção com a Internet é necessária para fazer o download do jogo
  • Bateria cheia (ou quase cheia) como a GPU de jogos 3D em smartphones consomem rapidamente a bateria

A CPU conhecida como "MSM7227" (um processador ARMv6 sem uma unidade de floating point) NÃO é suportada, e infelizmente, ela está em muitos smartphones modelo.v[14]

O Pocket Edition não funciona com dispositivos que possuem velocidades de processador menores que 1 GHz e versões Android OS inferiores a 2,2.[15][16]

Embora alguns dispositivos que estão abaixo dessas especificações e versões de SO terem sido conhecidas por funcionarem bem, com ou sem o uso de uma imagem customizada de ROM, kernel, e sobrecarregando a CPU.

[editar] Dispositivos Android oficialmente verificados

  • Sony Ericsson Xperia Play[17]
  • Sony Ericsson Xperia Ray[18][19]
  • Sony Ericsson Xperia Mini Pro[19]

A lista completa de dispositivos compatíveis, não compatíveis e o desempenho em dispositivos referidos pode ser encontrada aqui.

[editar] iOS

  • Dispositivos iOS suportados:

- iPod Touch 3rd Generation
- iPod Touch 4th Generation
- iPod Touch 5th Generation
- iPhone 3GS
- iPhone 4
- iPhone 4S
- iPhone 5
- iPad
- iPad 2
- iPad (3rd Generation)
- iPad (4th Generation)
- iPad Mini

  • Requisitos mínimos do sistema:

- iOS 4.3.3
- 4.3MB de reserva (no entanto, você vai precisar de cerca de 100MB para salvar um mundo)
- 600 MHz ARMv7 Cortex CPU/800 MHz Apple A4 CPU ou melhor. (ARMv7 é necessária para os cálculos de floating point)

[editar] Dicas de grande ajuda

  • Certifique-se de que a bateria está carregada, e/ou conectada (jogos 3D consomem rapidamente a bateria).
  • Acostume-se com os controles antes de jogar em servidores (é fácil quebrar um bloco sob uma tocha por engano).
  • Toque e segure um item no inventário para soltá-lo.

[editar] Curiosidades

Exemplo de blocos "pregados" à parede Indev
  • Jogadores podem ter skins na versão iOS e Android, substituindo char.png no arquivo app. No entanto, a skin escolhida aparecerá como a skin de outro jogador se jogar em locais de Wi-Fi gratuito. [20]
  • No vídeo de demonstração, antes do jogo ser lançado, a iluminação suave estava disponível. Foi retirada devido a bugs sendo produzidos em vários dispositivos. O código ainda está presente no jogo e pode ser destravado ao modificando o jogo.
  • Mundos jerados antes da atualização 0.3.0 tinham outra lã e cana-de-açúcar (bloco).
  • O arquivo terrain.png no APK encontrado em dispositivos Android é quase idêntico ao da versão de PC, contendo texturas de itens não implementados no Pocket Edition (e.g., caldeirão, Portal do Fim).
  • É possível jogar multiplayer via Bluetooth, mesmo que não tenha sido codificado para o jogo. Tutorial aqui. (não disponível desde iOS 6)
  • A parede Indev também é cortada pelo limite de altura permitindo aos jogadores passar por ela.
  • Ao colocar lages no TOPO dos blocos na borda de um mapa (empilhamento de escadas no topo da escada também funciona), é possível colocar lages na parede Indev como se fosse um bloco sólido. Este é um modo simples e eficiente para chegar ao topo da parede e andar na parte superior no modo sobrevivência como madeira é infinita. Ao fazer uma plataforma adicional em algum lugar na escada, é fácil atirar em mobs com um arco e flecha.
  • Blocos que "pregam" em outros blocos, como tochas, painéis de vidro e cercas vão "se prender" à parede Indev como se fosse um bloco existente. Tochas fazem isso apenas se uma tentativa de colocá-las num bloco que não pode ser colocada, como escadas.
  • A rosa tem uma textura de cor ciano. Mesmo que seja considerada uma rosa, não pode se tornar corante; corante vermelho é obtido ao queimar cogumelos vermelhos em uma fornalha.
  • Se você tem qualquer tipo de modificador ou comando para fornecer qualquer item na pasta de entidades do Minecraft (por exemplo, porta de ferro), o fundo da entidade não existente aparecerá vermelha significando que ela não existe.
  • Se você tentar minerar um minério de redstone, vai demorar muito tempo como a obsidiana na versão PC (8-12 segundos).
  • A média em colocar/destruir um bloco é de 4-6 na versão PC, mas no iOS/Android é 6-9.
  • Filhotes de animais existem no Pocket Edition, mas aparecem naturalmente; a reprodução de animais não é possível ainda.
  • A mira dos esqueletos é significativamente menos precisa e mais lenta no Pocket Edition do que no PC ou Xbox, tornando-os mais fáceis de matar.
  • A camada superior da textura de homem-porco-zumbis está faltando em suas cabeças. Isto pode ser intencional.
  • No PE Lite, o fato de que crafting, "smelting" (fundição) e comer é impossível dá várias características positivas.
    • Algumas ferramentas duram para sempre.
    • Você tem quantidade indefinida de qualquer coisa exceto matérias-primas.

[editar] Galeria

[editar] Referências

  1. jebtweet:122350670648066049
  2. http://itunes.apple.com/us/app/minecraft-pocket-edition/id479516143
  3. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mojang.minecraftpe
  4. https://play.google.com/details?id=com.mojang.minecraftpe
  5. kappischetweet:122246496941899776
  6. http://appleinformer.org/2011/11/minecraft-pocket-edition-for-ios-now-available-for-download/
  7. http://mojang.com/2011/11/18/minecraft-pocket-edition-on-ios/
  8. kappischetweet:142677729135968256
  9. The name of "Rose" was introduced in 0.5.0
  10. https://twitter.com/jbernhardsson/status/295947814658260992 e foxplays
  11. http://www.youtube.com/watch?v=AmhZkRBQbig
  12. http://www.youtube.com/watch?v=rCcsuPH4vJY
  13. http://www.unboundgamer.com/_/minecraft-pocket-edition-interview-with-mojang-r393
  14. http://en.wikipedia.org/wiki/MSM7000#MSM7227
  15. kappischetweet:122411876364718081
  16. kappischetweet:122412469695156224
  17. http://www.youtube.com/watch?v=jO-y5wzmK4E
  18. http://twitpic.com/6wimvs
  19. 19,0 19,1 kappischetweet:122338591966896128
  20. http://i.imgur.com/cdqcX.png