Compartilhar

Compartilhar

Mobs

De Minecraft Wiki

Mobs são os variados tipos de criaturas e monstros encontrados no Minecraft. Atualmente, existem 32 mobs únicos. Mobs são afetados pelos mesmos danos que o jogador, incluindo dano por fogo e queda, com exceção da galinha e da Jaguatirica que não sofrem dano por queda. Mobs podem enxergar 16 blocos de distância, com exceção do Ghast que enxerga uma distância de 100 blocos e o Blaze e o Enderman que enxerga uma distância de 64 blocos.[1]

Até 200 mobs hostis e 15 mobs neutros podem ficar no mapa ao mesmo tempo.
Mobs nunca são criados a uma distância menor do que 24 blocos do jogador.

O termo "mob" é uma abreviação da palavra "mobile"[2] e é usado como termo genérico para se referir a qualquer ser que se mova desde a primeira interface MUDs criada.

Mobs Atuais[editar]

Utilizáveis[editar]

Mobs utilizáveis são aqueles criados e usados pelo jogador.

Secretos São mobs que varias pessoas dizem existir no minecraft(mitos). mas alguns podem ser encontrados através de mods

scope="c

Domesticável[editar]

Esses mobs podem ser domesticados pelo jogador.

Lobo Jaguratirica Cavalo
Lobo (Cachorro) Jaguatirica (Gato) Cavalo

Passivos[editar]

Mobs Passivos não atacam o jogador.
Todos precisam de terra para nascer, exceto as Lulas que nascem apenas na água.

Galinha Vaca Coguvaca Porco Ovelha Lula Aldeão Morcego Jaguatirica

Galinha Vaca Cogu-vaca Porco Ovelha Lula Aldeão Morcego Jaguatirica

Neutros[editar]

Mobs neutros são os mobs que apenas atacam o jogador caso sejam provocados. A aranha pode ser considerado um mob neutro durante o dia, pois só ataca o jogador caso seja primeiramente atacada. O lobo também pode ser, além de um domesticável, um neutro. pois ele também ataca o jogador caso seja danificado (a menos que seja um lobo domesticado - nesse caso, ele não irá contra-atacar)

Planejados[editar]

Mobs planejados são especulados a serem introduzidos em versões futuras de Minecraft.

                                                      Novo Mob Planejado 
            
Endermite
                                                          Endermite

Mobs em Potencial[editar]

Existem dicas de que novos mobs serão introduzidos em um futuro distante. Abaixo está a lista de mobs que foram mencionados por Notch pelo menos uma vez e têm a possibilidade de aparecer no jogo.

  • No Update de Halloween, Notch disse que adicionaria peixe ao jogo. No entanto, devido à limitações de tempo, eles foram só adicionados como um item. Já existe uma modificação para peixes no jogo, mas nenhum modelo para o personagem.
  • Notch confirmou durante a transmissão em Brocraft.net que ele adicionará "mobs com prefixo". Isso quer dizer que haverão mobs tais como "Aranha Flamejante", "Zumbi Gigante", "Creeper de Pedra", etc. Não se tem certeza se isso ainda está planejado, embora a temida Aranha da Caverna e tecnicamente Creeper Elétrico já são "mobs com prefixo" e o zombie gigante também tem o prefixo.

Removidos,Secretos e Não usados[editar]

Não Usados

São mobs encontrados no código do jogo, mas não estão em uso atualmente. Através de hacking e/ou mods é possível criá-los.

Enderman Lobo Homem-porco Zumbi
Enderman Lobo Porco Zumbi

Hostis[editar]

Mobs hostis atacarão o jogador quando estiverem ao alcance.
É necessário que o nível de luz seja menor que 7 para nascerem. Com exceção de Ghasts, Silverfish, Blazes, Magma Cubes, Wither Skeletons, Bruxas e Slimes.

Blaze Face.png Aranha da Caverna Creeper Ghast Cubo de Magma Traça Esqueleto SlimeFace.png Aranha Jockey de Aranha Zumbi Bruxa
Blaze Aranha da Caverna Creeper Ghast Cubo de Magma Traça Esqueleto Slime Aranha Spider Jockey Zumbi Bruxa
Zombie Villager Esqueleto Wither
Aldeão Zumbi Esqueleto Wither

Nota: Os níveis de hostilidade de todos os mobs tem como base o ambiente em que são criados. Aranhas podem se tornar neutras, mas nunca nascem "neutras".

Chefes[editar]

Mobs chefes têm padrões de ataque e movimentos mais complicados e possuem mais resistência que mobs normais. Alguns nascem apenas uma vez por mundo (Ender Dragon) e outros podem ser invocados pelo jogador (Wither).

Dragão Ender WitherFace.png
Dragão Ender Wither
Giant
Gigante

Zombie Horse|Cavalo zumbi

Removidos

Mobs removidos são aqueles que foram retirados do jogo por motivos técnicos e só podem ser encontrados em versões anteriores.

Beast Boy Black Steve Human Rana Steve
Beast Boy Steve Negro Humano Rana Steve
Herobrine Colossus Homem Porco
HerobrineFace.png Enderman Porco

Não Adicionados

Mobs não Adicionados são queles que foram ditos pelo notch/jeb existirem mas não se encontram no jogo

Peixe Dragão Vermelho Homem Porco
Sem Foto Dragão Ender Porco

Movimento[editar]

Mobs costumam andar em padrões aleatórios e evitam cair de penhascos altos o suficiente para causar dano de queda e encostar na lava ou fogo. Nesse estado, Mobs tem um alcance de procura de 16 blocos.

Mobs são capazes de subir escadas assim como um jogador. No entanto, mobs não vêem escadas com o propósito de escalá-las, então não fazem nenhum esforço para subir ou não cair da escada. Aranhas podem escalar todos os blocos como se fossem escadas.

Mobs Hostis[editar]

Se o jogador mais perto de um mob hostil estiver dentro do alcance de 16 blocos, e uma linha de visão poder ser feita, o mob entrará em modo de perseguição. Nesse modo, mobs podem ver através de todos os blocos e correrão em direção ao jogador. Alguns mobs, mais notavelmente esqueletos e creepers, irão começar a andar em círculos em volta do jogador (movendo-se da esquerda na visão do jogador), com o objetivode esquivar de ataques.

Mobs Passivos[editar]

Animais passivos são atraídos por luz e grama. Se existir bastante grama por perto, eles andarão em direção a ela, não importando o nível de luz. Se não conseguirem ver nenhum bloco com grama, eles andarão em direção à luz.

Mobs passivos nunca atacam o jogador e fogem quando atacados. Depois de ver esse código em ações, Notch se inspirou a escrever mais códigos de interação de mobs para o futuro.[3]

Curiosidades sobre MOBs: Agressivos e Passivos[editar]

Mobs não conseguem ver você através de cipós, mas você consegue vê-los. Se você nomear (V.: 1.7.9) uma Ovelha de jeb_ ela ficará mudando de cor. (Usando Etiqueta). Se você nomear (V.: 1.7.9) qualquer Mob de Grumm com a Etiqueta, ele ficará de cabeça para baixo. Mobs não nascem em Bioma de Cogumelo. Dá para ver a vida de um Lobo pelo rabo dele, quanto mais baixo estiver o rabo, menos vida ele tem. Um Mobs Passivo bebê SEMPRE seguirá seus pais, porém, com uma CoguVaca, se você cortar a CoguVaca (transformá-la em Vaca normal) que uma CoguVaca nasceu, a CoguVaca bebê seguirá uma outra CoguVaca. Mobs não conseguem pular cercas com Carpete em cima, mas Players conseguem. Se você der uma Poção de invisibilidade para uma Ovelha, a lã dela continuará visível, a mesma coisa acontece se você domesticar um Lobo, e dar uma Poção de Invisibilidade para ele, a Coleira ainda ficará visível. Slime bebê não é considerado Mob agressivo, então poderá dormir com um do seu lado. Dá para fazer Galinhas terem filhos com "Nether Wart". Jaguatirica (Ocelote) não toma dano de queda (a Galinha também), mas Lulas tomam. Snow Gloem morre quando fica na chuva. Mobs não passam entre vãos de Cerca normal e Cerca do Netherm mas jogadores conseguem.

Notas[editar]

Trivia[editar]

Um porco emitindo fumaça após sua morte.
  • Mobs emitem fumaças quando morrem, mas não em multiplayer.
  • Efeitos sonoros de mobs podem ser ouvidos em até 16 blocos de distância, que é a mesma distância no qual eles percebem o jogador. Por isso, se você conseguir ouvir um mob hostil, é provável que eles já tenham ficado cientes da sua presença.
  • Jogadores podem se aproximar de um mob hostil sem que ele o perceba, contanto que tenha certeza que existem blocos sólidos entre você e o mob.

Referências[editar]