Estamos no Twitter! Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. 
Estamos no Google + Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. No Google +

Minecraft Wiki:Guia de estilo

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho
MCW:Estilo

Este artigo tem como objetivo fornecer um abrangente guia de estilo para todos os artigos da Minecraft Wiki seguirem. Muitas vezes há disputas sobre qual regra ou formatação deve ser usada e esperamos que a inclusão de um guia de estilo oficial ajudará a resolver esses conflitos, bem como a chegar a um consenso.

Embora a Wikipédia já forneça um guia de estilo mais geral, um guia mais específico é necessário para orientações específicas ao Minecraft. Dessa forma, apenas orientações pertinentes à Minecraft Wiki e suas regras básicas de formatação devem ser incluídas aqui.

Notabilidade

Os artigos só são permitidos no domínio principal se se encaixarem nos seguintes critérios. Os artigos que não se enquadram nos critérios podem ser apagados sem aviso prévio.

Geral
  1. Os artigos devem conter informações suficientes para justificar uma página inteira. Se eles não têm conteúdo suficiente, eles devem ser mesclados com outros artigos semelhantes.
  2. Os artigos devem pertencer diretamente ao Minecraft de alguma maneira.
  3. Artigos sobre as pessoas só são permitidos se a pessoa em questão é parte, ou intimamente relacionada com a Mojang AB
  4. Os recursos que não estão atualmente no jogo só deve estar nas versões do artigo recursos mencionados.
    1. Isto exclui os recursos que tenham sido removidos ou recursos de versões de desenvolvimento, o que pode ser anotado em artigos afetados pelo recurso e o(s) artigo(s) da versão relevante.
  5. Artigos sobre as versões do Minecraft podem ser criados para as edições lançadas, das quais artigos separados devem estar criados para cada versão de desenvolvimento.
    1. Artigos de versões não lançadas podem ser criados, desde que haja uma fonte significativa de existência da versão não lançada. As fontes incluem versões de desenvolvimento ou de múltiplas fontes de recursos para a próxima atualização. Artigos de versão de desenvolvimento não lançadas não podem ser criados.
    2. Versões da Edição de Console Console devem estra no histórico de versões da Edição de Console. Versões não lançadas podem ser adicionadas às versões planejadas.
Comunitária
  1. Estratégias de jogo, guias, como fazer, etc., devem estar nos sub-artigos de Tutoriais.
    1. Páginas que contêm uma lista de diversas compilações que o usuário pode fazer não são consideradas um tutorial. Elas devem ser mantidas no espaço do usuário. Isso inclui atividades e desafios criados pelo usuário.
  2. Minijogos só estão autorizados a serem adicionados se a Mojang AB afirma ter jogado-os.
  3. Artigos sobre mods devem ser incluídos como sub-artigos de Mods.
    1. Artigos sobre modificações/tópicos de servidores personalizados devem estar nos sub-artigos do seu artigo principal.
    2. Os artigos que contêm informações sobre mods do cliente só são permitidos quando o mod do cliente não possa contribuir para trapaça ou griefing no multiplayer.
  4. Artigos sobre servidores personalizados só são permitidos quando o servidor é liberado para o público.
Regras
 4.  Artigos parodiados, cômicos, absurdos, enganosos e de especulação, ou qualquer outro artigo que poderia induzir em erro os jogadores não estão autorizados a serem criados.
 5.  Artigos criados com a finalidade de publicidade de servidores específicos ou outros produtos não são permitidos.
 6.  Artigos sobre comunidades de fãs não são permitidos devido a questões de publicidade e coisas desse tipo.

Artigos no domínio "Usuário:" estão isentos das diretrizes de notabilidade. Eles podem ser usados para qualquer coisa, desde que sigam as outras regras da wiki.

Redirecionamentos

Redirecionamentos estão isentos das notabilidades normais, mas devem redirecionar para um artigo que se encaixa às diretrizes de notabilidade. Se um redirecionamento leva a outra wiki, ele deve usar {{redirecionamento suave}}. Redirecionamentos podem ser criados se encaixam-se em uma das seguintes regras:

  1. Grafia incorreta, erros de digitação e formatação irregular em títulos de páginas de redirecionamento não são permitidos.
  2. Nome alternativo ou reduzido, desde que o nome seja de uso comum. Nomes anteriores do jogo também são permitidos.
    1. Isto inclui nomes ou apelidos para os funcionários Mojang, como "Nathan" ou "Dinnerbone" para "Nathan Adams".
    2. Isto também inclui nomes do pacote de idiomas em português de Portugal.
  3. Títulos anteriores do artigo, incluindo se o artigo foi transferido para outra wiki.
    1. Uma exceção é se o título anterior não era comumente usado.
  4. Maiusculização de forma alternativa, incluindo a mudança do título para caso de plural.
  5. Uma parte de um artigo resultante da fusão ou de multi-tópico, tal como uma poção ou um recurso mencionado.
  6. A versão principal para pré-lançamentos que se tornaram um pré-lançamento para uma outra versão, como a "1.7" para "1.7.2", devido a "1.7-pre" ser um pré-lançamento para "1.7.2".

Redirecionamentos no domínio de usuário podem levar a qualquer lugar, a não ser para um artigo que não existe ou outro redirecionamento.

Títulos de artigos

Os títulos dos artigos devem estar sob a forma singular para manter a consistência.

Os artigos devem seguir um formato geral de nomenclatura baseado no tipo.

  • Artigos sobre blocos, itens e entidades no jogo devem usar o nome maiusculizado como aparece no jogo.
    • Se o recurso não tem um nome no jogo, ele deve seguir o mesmo formato que outros artigos do mesmo tipo. Por exemplo, a criatura Jockey de Aranha.
    • Se o artigo é sobre várias coisas no jogo, o título deve representar igualmente todos os títulos. Por exemplo, um artigo sobre portas de madeira e de ferro seria chamado Porta.
  • Artigos sobre pessoas devem conter os nomes e sobrenomes, ao invés de seu apelido do Minecraft ou Twitter.
  • Versões para PC devem ser nomeadas com o nome da versão, como 1.8 ou 14w02a.
    • Pré-lançamentos devem ser formatados com um único traço entre a versão original e a palavra "pre". Se o pré-lançamento contém um número no final, ele deve ser colocado com nada entre "pre" e o número. Por exemplo: 1.8-pre1.
  • Versões da Pocket Edition devem conter o prefixo "Pocket Edition". Por exemplo, a atualização "Alpha 0.9.0" seria chamada de "Pocket Edition Alpha 0.9.0"
    • Versões de desenvolvimento da Pocket Edition deve primeiro conter o título da versão principal, depois a palavra "build" em letras minúsculas, seguido pelo número da build. Por exemplo, build 2 para "Alpha 0.9.0" seria chamada de "Pocket Edition Alpha 0.9.0 build 2"
  • Artigos de desambiguação devem conter apenas "(desambiguação)" se o título sem a palavra é usado por um artigo.
  • Se o tipo de artigo é não listado, ele deve usar o título mais relevante no caso de sentença, não no caso de título, a menos que seja um nome próprio.

Escrevendo

Veja também: Ajuda:Fontes oficiais

Como o objetivo desta wiki é documentar fatos, você deve sempre evitar informação especulativa e sem fontes. De um modo geral, a informação não requer fontes se possa ser vista diretamente no jogo ou se estiver de outro modo óbvio. Outras informações no entanto, como citações de funcionários da Mojang e informações que não são muito conhecidas, devem ser adquiridas com uma referência adequada. A predefinição {{cn}} deve ser colocada depois de qualquer informação que necessite de uma fonte. Não adicione conteúdo a um artigo se você não consegue encontrar uma fonte adequada.

Artigos no domínio principal devem ser sempre escritos na perspectiva de terceira pessoa e sem termos que fazem referência ao leitor. Tente também não usar abreviações de palavras. Por exemplo, frases como "Você não deve chegar perto de Creepers porque eles vão explodir e matar você." devem ser escritas como "O jogador não deve chegar perto de Creepers uma vez que eles irão explodir, potencialmente matando o jogador.".

Para os pontos de ênfase, itálico deve ser usado, não negrito ou LETRAS EM MAIÚSCULO.

Informação tutorial deve estra somente em artigos de tutorial, que inclui recursos de navegação de blocos e itens. Tutoriais podem ter links em outros artigos se forem suficientemente relevantes.

Informações sobre mods não devem estar contidas em artigos que não são sobre mods. Mods também não devem ter links em artigos que não são sobre mods.

Mantendo artigos concisos e atualizados

Em suma, os artigos só devem conter informações atualizadas, ou seja, implementadas na versão completa mais recente do jogo. Tudo o que está desatualizado deverá ser transferido para a seção de Histórico do artigo. Quando algo mudar, insira a mudança na seção do Histórico e remova as informações desatualizadas de outras seções do artigo. É desnecessário mencionar quando um determinado recurso foi implementado; isto é mais uma vez reservado para a seção Histórico do artigo. Frases como "Comércio, que foi implementado na 1.3.1, é um recurso que permite aos jogadores trocar esmeraldas (anteriormente rubis) por outros itens." deve ser escrita como "Comércio é um recurso que permite aos jogadores trocar esmeraldas por outros itens."".

Aqui está um exemplo de como não escrever um bom artigo. Ele usa uma versão anterior do artigo Madeira. Esta é a introdução completa. Em destaque em amarelo é a informação redundante, e em rosa as informações do histórico.

Madeira (anteriormente conhecida como tora) é um tipo de bloco visto pela primeira vez no Minecraft modo Criativo 0.0.14a Elas têm uma skin semelhante a uma casca sobre as quatro faces laterais e uma face de corte transversal na parte superior e inferior. Apenas os registos normais de carvalho estão disponíveis em chunks gerados antes da atualização Beta 1.2 e todas as versões anteriores, enquanto pinheiros e eucaliptos irão gerar em chunks mais recentes. A madeira é muito abundante em mapas gerados naturalmente, uma vez que é usada como a base para as árvores. A madeira pode ser cortada com a mão, mas usando um machado é mais rápido. Madeira também é inflamável.

Entre os tipos de madeira atuais, eucalipto é o tipo mais raro. Elas são frequentemente usadas ​​para fazer plantas, árvores e cabanas de madeira. No Survival Test, blocos de madeira de dropavam 3 - 5 tábuas de madeira quando extraído. No Indev, Infdev, Alpha, e Beta, minando um bloco de madeira vai dropar um bloco de madeira. Isso permite o uso da madeira como material de construção e é criável em tábuas.

Madeira é usada apenas para criar quatro tábuas de madeira. Além disso, a madeira pode ser queimada numa fornalha para produzir carvão vegetal, como um substituto para o Carvão.

A partir da atualização Beta 1.2 do Minecraft em 13 de janeiro de 2011, existem agora quatro tipos de madeira. Um deles é a madeira normal (Carvalho), outro se assemelha a madeira de árvores de eucalipto, um outro tipo se assemelha a madeira normal, mas é mais escura e aparece em árvores pinheiros/coníferas que crescem em biomas mais frios, o quarto tipo é semelhante à madeira de carvalho, no entanto, existem algumas diferenças de cor e está inclinada para um lado. Esses blocos de madeira continuam a produzir 4 tábuas de madeira quando transformadas. Madeira a partir de diferentes tipos de árvores não serão empilhados no inventário, mas suas tábuas serão. Tábuas feitas a partir de diferentes tipos de árvores são completamente idênticas. Eucapiptos têm folhas coloridas ligeiramente mais maçantes do que árvores regulares, pinheiros tem agulhas de pinheiro, e as folhas da selva são frondosas com formas de frutas ao olhar sobre elas.

O quarto tipo de madeira foi introduzido na Snapshot 12w03a, ocorrendo apenas na Biomas de Selva, e compreendendo árvores exclusivas para elas. As árvores mais altas têm este tipo de madeira em dimensões 2x2 em vez do 1x1 normal.

O problema com isto é que a informação antiga está repleta de novas informações. A introdução deve indicar a descrição atual do bloco com a versão atual. Informação histórica é boa, mas para maior clareza, deve ser descrita na ordem cronológica em um único lugar: a seção Histórico do artigo.

Estas diretrizes também se aplicam para novos lançamentos de snapshots. Mudanças de Snapshot não devem ser incluídas nas seções principais até a atualização completa ser lançada. Estas novas alterações devem estar em uma seção Futuro para evitar que os usuários atuais da versão completa de confundam novos recursos com os atuais. Após a atualização completa ser liberada, em seguida, a informação anterior pode ser apagada e as diferenças anteriores se mudam para a seção Histórico. Os recursos/alterações da snapshot podem ser incorporadas nas seções principais.

Futuro

Atalho
MCW:FUTURO

Conteúdos adicionados em atualizações futuras podem ser adicionadas no artigo na parte rincipal, desde que os recursos sejam marcados com {{em breve}} e tenham aparecido em versões de desenvolvimento. Se uma atualização contém grandes mudanças ao artigo, então o conteúdo deve ser colocado em um subseção da parte principal, ou em sua própria seção denominada Em breve. Recursos futuros devem ser colocados também na seção Histórico usando o cabeçalho de em breve adequado.

Com o lançamento da atualização, todo o conteúdo que está agora desatualizado deve ser ou movido para a parte de histórico ou removido, e qualquer uso de {{em breve}} deve ser removido.

Gramática

Páginas na wiki devem usar Português do Brasil, não Português de Portugal. Por exemplo, “actual” deve ser “atual”, e “écran” deve ser “tela”.

Maiusculização

Itens do jogo devem ser tratados como substantivos comuns e, como tal não devem ser maiusculizados. A única exceção a isso são itens que incluem um nome próprio no nome do item, por exemplo: Baú do End ou Fungo do Nether.

Nomes próprios no entanto, tal como o Nether ou o Mundo Superior devem sempre ser maiusculizados.

Estruturas

Estruturas devem ser sempre escritas em letras minúsculas. Nomes de biomas também.

Exemplos:

Em baixo do solo, há minas abandonadas geradas naturalmente.
Um templo do deserto contém recompensas preciosas.
Blazes nascem em fortalezas do Nether.
Em biomas de oceano profundo, monumentos oceânicos podem ser gerados.
Uma fortaleza é lar do portal do End.
Criaturas

Qualquer nome de criatura deve ser tratada como substantivo comum, a não ser que a criatura seja tratada como substantivo próprio.

Exemplos:

Uma das criaturas mais assustadoras é o ghast.
Uma aranha pode envenenar sua presa.
O jogador pode ser chamado de Steve.
Encantamentos

Nomes de encantamentos devem ser sempre maiusculizados.

Exemplo:

Para fazer gelo largar como item, você precisa de uma ferramenta encantada com Toque Suave.
Efeitos de estado

Efeitos de estados devem ser maiusculizados, a não ser que sejam usados como adjetivos.

Exemplos:

É necessário creme de magma para uma poção de Resistência ao Fogo.
Esqueletos wither podem infectar Decomposição no jogador.
Uma aranha invisível pode raramente ser gerada.
Edições

Não maiusculize "snapshot" ou "pre-release". Também, "pre-release" deve estar nesta forma, não "prerelease" ou "Pre-Release". Fases de desnvolvimento devem ser maiusculizadas.

Edições só devem ser maiusculizadas quando usadas como substantivos.

Exemplos:

Minecraft saiu oficialmente do Beta em 18 de novembro de 2011
A flor ciana foi introduzido na versão Pocket Edition Alpha 0.1.
De todas as edições do Minecraft apenas a Pocket e a Pi Editions tem flores cianas.
Modos de jogo

O nome dos tipos de modo do jogo também devem ser maiusculizados.

Exemplos:

No modo Hardcore o jogo age semelhantemente ao modo Sobrevivência, exceto que a dificuldade é permanentemente ajustada para Difícil.

Títulos de artigos e das seções

Títulos de artigos devem estar em como frase, não como título, a menos que as frases sejam nomes próprios. Eles também devem estar no singular para manter a consistência. Para títulos de seção, siga maiusculização do estilo da sentença, não o estilo do título, portanto, apenas a primeira letra do título da seção é maiusculizada.

Artigo de seções principais devem começar com nível 2 de cabeçalho (dois sinais de igual) e aumentar em um por subseções. Nunca use cabeçalho nível 1 (um sinal de igual). Deve haver um espaço entre as seções, bem como um espaço entre os sinais de igual e o nome da seção para a facilidade de edição. Se algum link de "artigo principal" ou imagens thumb são usadas, coloque-os imediatamente abaixo do cabeçalho da seção e, em seguida, um espaço, antes do conteúdo da seção. Para obter informações sobre quais seções devem estar em qual ordem, veja a seção Disposição do artigo deste guia de estilo.

Itálico

Qualquer instância do "Minecraft" deve estar em itálico. Qualquer ênfase (em páginas de discussão, etc.) devem estar em itálico em vez de estar em negrito ou letras maiúsculas. Qualquer instância do nome de um videogame também deve estar em itálico. Por exemplo: Team Fortress 3. Palavras oriundas do inglês ou de outras línguas, como "snapshot" ou "crash" também devem ser escritas em itálico.

Imagens

Ao adicionar imagens a um artigo, certifique-se de que elas utilizam a textura padrão do Minecraft. Imagens que usam pacotes de recursos, mods de UI ou outros conteúdos personalizados não são permitidas. Isso não se aplica a artigos sobre mods.

Legendas de imagem não devem ter ponto final a não ser que a frase seja uma frase completa.

Imagens adicionadas a artigos devem se encaixar nas seguintes diretrizes:

  • Imagens devem mostrar um atributo do tópico do artigo.
    • Imagens não devem mostrar comportamento estranho ou hilário não intencional, como criaturas "sentadas" em escadas.
    • Imagens não devem ser só para demonstrar um problema, em vez disso, reporte-o no rastreador de problemas oficial.
    • Imagens que mostram uso de recursos específicos para decoração devem ser evitadas.
  • Artigos devem possuir apenas uma imagem que mostre um atributo individual do conteúdo do artigo. Por exemplo, um zumbi vestindo armadura.
  • Imagens devem apresentar a versão mais atual do Minecraft disponível para o conteúdo.
    • Imagens desatualizadas estão sujeitas a remoção.

Links

Para um guia completo de links, consulte o Livro de Estilo para links da Wikipédia.

O uso de links tem um equilíbrio difícil entre o fornecimento ao leitor o suficiente de links úteis para que possam "passear" por artigos, e links excessivos que podem distraí-los de seu fluxo de leitura.

Poucos links podem fazer com que o leitor fique frustrado porque podem surgir dúvidas sobre o conteúdo do artigo, que só podem ser resolvidas usando a opção de pesquisa ou outras fontes de esclarecimento, interrompendo e distraindo o leitor.

Muitos links podem distrair o leitor, porque os links são geralmente de cor diferente fazendo com que o olho mude o foco constantemente. Além disso, se a mesma palavra possui um link várias vezes no mesmo parágrafo pode levar o leitor a questionar se os links estão direcionando-o para diferentes artigos ou não.

As orientações para links são:

  • Não mais do que 10% das palavras em um artigo devem estar contidas em links.
  • A menos que isso afete a formulação da sentença e legibilidade de uma forma negativa, dois links não devem estar ao lado do outro no texto de modo que eles se pareçam com um link só.
  • Links para um único termo não devem ser excessivamente repetidos no mesmo artigo. Links excessivos são definidos como o uso múltiplo do mesmo termo, em uma linha ou um parágrafo, o que quase certamente irá aparecer desnecessariamente na tela do visualizador. Lembre-se: o propósito dos links são para direcionar o leitor para um novo local no(s) ponto(s) onde o leitor seja mais provável de fazer um desvio temporário, devido à necessidade de mais informações.
  • A duplicação de um link importante distante de uma ocorrência anterior em um artigo pode muito bem ser apropriado. Se um termo importante aparece muitas vezes em um longo artigo, mas só é ligado uma vez no início, ele pode realmente possuir um link. De fato, os leitores que pulam diretamente para uma subseção de interesse ainda devem ser capazes de encontrar um link. Mas tome cuidado na correção de tais problemas, a distância entre os links duplicados é a preferência de um editor, no entanto em caso de dúvida duplique o termo mais abaixo do artigo.

Usar link para um redirecionamento é melhor do que usar um link canalizado exceto em predefinições ou outras páginas que serão transcluídas. Quando um link canalizado é inevitável, ele não deve apontar para um redirecionamento. Se um redirecionamento pode ser evitado usando um sufixo no link, é melhor que seja desse jeito. Por exemplo, usar [[Creeper]]s em vez de [[Creepers]] é o desejado.

Formatação de data

A Minecraft Wiki é uma comunidade internacional. Isso é uma coisa boa em geral, mas faz um problema para abreviaturas numéricas de datas, como "10/12/11": enquanto a maioria dos países abrevia datas como dia/mês/ano, alguns países asiáticos usam ano/mês/dia, e os EUA usam mês/dia/ano. Então, a data acima pode representar qualquer uma das três datas diferentes. Para evitar esse problema, a maioria das datas deve ser escrita em formato "DD de mês de AAAA", por exemplo "10 de dezembro de 2011". Lembrando que nomes de meses em português são escritos com letras minúsculas. Se for necessário uma data numérica ou concisa (tal como em uma tabela), então use AAAA-MM-DD, sempre com 2 dígitos para o mês e dia (por exemplo, 2011-12-10 ou 2012-05-04). Além de ser o padrão ISO, datas neste formato, naturalmente classificadas corretamente, se a coluna da tabela for mais tarde feita classificável.

Estruturas de Redstone

Reavaliações para circuitos de redstone e mecanismos devem seguir uma única convenção nesta wiki.

Disposição do artigo

Atalho
MCW:LAYOUT
Atalho
MCW:LEIAUTE

Por uma questão de coerência, todos os artigos de um tipo específico devem seguir um leiaute geral.

  • No topo, bandeiras e predefinições aplicáveis, como {{snapshot}} para qualquer coisa que ainda não está em uma versão completa, {{Bloco}} para blocos, e assim por diante.
  • Predefinições no topo devem ir na ordem de infoboxes, message boxes, e dablinks.
  • Introdução com uma descrição geral.
  • Corpo do artigo, começando com o primeiro cabeçalho.

Se um artigo não possui um leiaute atualmente, ele pode ser proposto na página de discussão; caso contrário, tente usar um leiaute que siga um estilo semelhante a um leiaute existente. Os leiautes de artigo atuais incluem: