Compartilhar

Compartilhar

Minecraft

De Minecraft Wiki
[editar]Minecraft
280px-Mclogo.svg.png
Autor(es)

Mojang AB/ptbr [1]
Markus "Notch" Persson
Jens "Jeb" Bergensten
Jon "jonkagstrom" Kagstrom
Nathan "Dinnerbone" Adams
Warren "EvilSeph" Loo
Erik "Grum" Broes
Aron Nieminen (Pocket Edition)
4J Studios

Plataforma(s)

Computador: Windows OS X Linux Crossplatform (Web-based)
Pocket Edition: Android iOS
Xbox Edition: Xbox 360

Escrito em

Java (Computador)
C++[1] (Android)
Objective-C (iOS)
C++[2] C#/XNA(?) (Xbox 360)

Última versão

Computador:
1.8
Pocket Edition:
• Android: Alpha 0.9.5
• iOS: Alpha 0.9.5

Lançado em

Computador:
Clássico (17 de Maio, 2009)
1.0 (18 de Novembro 2011)
Pocket Edition:
• Android (16 de Agosto, 2011)
• iOS (16 Novembro, 2011)
Xbox Edition:
• Xbox 360 (9 de Maio, 2012)

Faixa etária

Computador:
• Não Classificado
Pocket Edition:[note 1]
Apple App Store: 4+[3]
Google Play Store: Medium Maturity[4]
Xbox 360 Edition:[note 1]
PEGI: 7+[5]
ESRB: E10+[6]

Tamanho

Aproximadamente 54 MB (pasta .minecraft)[note 2]
257 KB (Launcher)

Licença

Termos de Uso

Fonte disponível

Não

Links

Site Forum

Minecraft é um jogo "indie" escrito e programado em Java originalmente criado por Markus Notch Persson, e agora por sua empresa Mojang AB.

Desde a sua criação, Minecraft foi desenvolvido quase que exclusivamente por Notch até Jens Jeb Bergensten começar a trabalhar com ele, e desde então se tornou chefe de seu desenvolvimento. Possui música criada por Daniel "C418" Rosenfeld e pinturas de Kristoffer Zetterstrand. Inicialmente lançado como o que agora é conhecido como Minecraft, o jogo foi lançado como Minecraft 1.0 em 18 de novembro de 2011. Desde o seu lançamento, Minecraft tem se expandido para dispositivos móveis e uma versão para Xbox 360.

Minecraft possibilita o jogador explorar, interagir e modificar um mapa gerado dinamicamente feito de blocos de um metro cúbico de tamanho. Além de blocos, o ambiente possui plantas, mobs e itens. Algumas atividades do jogo incluem mineração de minério, a luta (PVP) contra mobs hostis, e elaborar novos blocos e ferramentas reunindo vários recursos encontrados no jogo. Modelo open-ended do jogo permite aos jogadores criar as estruturas, criações e obras de arte em vários servidores multiplayer ou os seus próprios mapas single player. Outras características incluem circuitos redstone para cálculos lógicos e ações remotas, minecarts e faixas, e um submundo misterioso chamado de Nether. Finalmente, o objetivo completamente opcional do jogo é viajar para uma dimensão alternativa chamada End, e derrotar o Dragão Ender.

Compra e Disponibilidade[editar]

Minecraft pode ser comprado por € 19.95 (ou BR R$ 52,41). Todas as edições do jogo pode ser comprado como uma compra de uma só vez. Uma vez adquirido, o jogo pode ser jogado em um navegador web ou um cliente para download. Também é possível comprar códigos presente Minecraft para os outras pessoas, o preço do código é o mesmo preço do Minecraft sem o código. Minecraft clássico está disponível para qualquer um jogar de graça no Minecraft.net, mas deve ser jogado no browser e requer o Java instalado.

As versões anteriores do Minecraft (Indev, Infdev, Alpha e Beta) já foram disponibilizados no site para usuários pagos, enquanto Survival Test, uma versão do clássico, estava livre para todos. Todas as versões mais antigas do Minecraft, além de Classic, não estão mais disponíveis.

Pocket Edition pode ser comprado no Android Market e iTunes App Store para Android e iOS respectivamente.

Requisitos Mínimos[editar]

  • Requisitos recomendados pela Mojang.
    • RAM : 1GB
    • GPU : Placa de vídeo dedicada
    • Java : Última versão do Java 32-bit ou 64-bit Sun Java
  • Requisitos mínimos recomendado pela #MinecraftHelp:
    • CPU : 1.8 GHz
    • RAM : 1.5GB
    • GPU : nVidia GeForce 6xxx Series ou ATI Radeon 9xxx Series Dedicated Video Cards
    • Java : Sun Java 6. Java 7 pode causar alguns problemas para alguns jogadores. OpenJDK para desenvolvedores e para usuários que estejam com problemas.

Gameplay[editar]

Player (jogador)[editar]

O Player é a pessoa que controla o personagem em todo o mundo. Quando o usuário inicia um jogo, o jogador é colocado em um mundo gerado por uma seed aleatória ou especificada, com um inventário vazio. O jogador tem uma barra de saúde com 10 corações e a barra de fome com 10 carnes, e pode ser danificada por quedas, asfixia, afogamento, fogo, lava, raios, cactos, cair no vazio, etc, enquanto a barra de fome é diminuí a partir que você corre, pula, anda, nada etc. Danos à saúde podem ser absorvidos e diminuídos pela armadura e saúde pode ser restaurada pela ingestão de alimentos ou se a dificuldade é definida como pacífica, a saúde vai se regenerar por conta própria. A fome também é um fator que o jogo não está no modo Peaceful, esgotando ao longo do tempo e ainda mais rápido ao sprint. Alimentos vai reconstituir a saúde, no entanto, comer carne podre e frango cru tem a chance de envenenar o jogador. Dependendo do nível de dificuldade, um baixo nível de fome vai esgotar a saúde jogadores.

A Skin pode ser alterada na página de perfil do Minecraft.net.

Blocos[editar]

Blocos são os objetos que compõem o Minecraft, eles estão presentes em praticamente todo o jogo. Existem diferentes tipos de blocos, blocos naturais, tais como Grama, Pedra, e vários minérios são gerados aleatoriamente para o mundo. Há também blocos que os jogadores podem criar, como uma mesa de crafting e um forno. Os recursos podem ser extraídos a partir de blocos com a mão ou com o uso de ferramentas, como Picareta, entre outros. Alguns desses recursos são simplesmente blocos no inventário do jogador que pode ser colocado em outro lugar, enquanto outros são usados ​​como material para criar outros blocos ou ferramentas. Outros não tem utilidade nenhuma. A Bedrock é o único bloco que não pode ser quebrado no modo Survival, para muitos ela é considerada e é um bloco inquebrável.

Mineração[editar]

Vários Minérios (próximos da lava), que podem ser extraídos

Como o nome do jogo sugere, a mineração é um dos principais aspectos do Minecraft. Minerar é feito para extrair minério e outros materiais de baixo da superfície do mapa. Estes minérios incluem carvão, ferro, ouro, redstone, diamante, lapis lazuli e esmeralda. Esse minérios são muito importantes para a fabricação de itens importantes. Minerar pode envolver cavando um buraco a partir da superfície ou descer através de uma caverna. Na versão Beta 1.8, foram adicionados minas abandonadas, a criação de áreas adicionais para procurar recursos.

Crafting e Fundição[editar]

Crafting permite aos jogadores criar novas ferramentas e blocos usando itens de seu inventário. Crafting foi implementado pela primeira vez em Indev e Notch ampliou as receitas de artesanato com novas versões, blocos e itens. Para criar, um jogador pode usar o 2 × 2 grade no inventário ou o 3 × 3 grade fornecida por uma mesa de crafting. Fundição requer um forno para além de combustível, e os blocos de processos, tais como minério de ferro em uma forma mais útil (por exemplo, barras de ferro).

Encantamentos e Poções[editar]

Um Altar de Encantamentos com glifos sendo absorvidos por ele

Criação de poções e encantamento são elementos de jogo adicionados no Minecraft 1.0. Voce pode criar poções a partir de vários ingredientes e água usando um Suporte de Poções. Poções são armazenadas em frascos de vidro e depois podem ser consumidas pelo jogador ou lançadas em outros mobs para gerar um efeito, com base nos ingredientes utilizados para criar a poção. Encantamento é usado para melhorar armaduras, ferramentas ou armas com um altar de encantamentos. Encantamentos mais poderosos podem ser adquiridos ao ganhar experiência e colocando estantes em volta do altar de encantamentos.

Mobs[editar]

Um creeper na luz do sol

Mobs são os animais ou monstros que habitam o mapa. Estes incluem zumbis que atacam pelo corpo a corpo; esqueletos que têm um arco e flecha, aranhas que saltam grandes distâncias e pode escalar paredes, e trepadeiras que explodem quando perto do leitor. Mobs raros incluem Spider Jockey, que são esqueletos que ficam em cima da aranha; Endermen, que são altos e que são criaturas pretas com olhos roxos e se tornam agressivas quando o jogador olha para os olhos deles, e Slimes, que desovam no fundo do mapa. No Nether há ghasts; voando eles são mobs que cospem explodindo bolas de fogo e ataque sem provocação, e Zombie Pigmen; ele se parece muito com um porco e ao mesmo tempo com um Zumbi pois as mãos dele ficam para frente e ele sempre está segurando uma espada. Em 1.0.0, as blazes foram adicionados no Nether (elas atiram bolas de fogo e voam) e Magma Cubes, que são semelhantes aos slimes, mas saltar um pouco mais alto. No final, Ender Dragons existem, pois eles são o primeiro "chefão" do Minecraft, mas, a partir de snapshot 12w34a, o Wither foi adicionado.

Para ajudar o jogador, há vários mobs passivos: porcos, vacas, galinhas, ovelhas e lulas, e dois tipos mob domável, lobos e jaguatiricas. Os lobos vão atacar mobs inimigos, se o jogador se bater nele. Gatos, ou jaguatiricas domesticados manterá os Creepers distantes. Além lobos recursos de rendimento quando mortos, como carne bovina, porkchops, frango, lã, couro e sacos de tinta mobs passivos.

Atualmente há apenas um NPC mob: aldeões, que desovam e ficam andando pela Vila NPC.

O Nether[editar]

O Nether é uma dimensão em Minecraft, ela pode ser acessada a partir de um portal feito de Obsidian. O Nether foi adicionado no Update de Halloween em 30 de outubro de 2010. Ele foi descrito por Notch como "um mundo novo inferno". Ela consiste principalmente de Netherrack e gera cachoeiras e lagos de lava. É povoada por Porco Zombie, Blazes, Ghasts e também Whiter Skeletons.

O Fim[editar]

O Fim é uma outra dimensão do jogo, onde o jogador enfrenta o Dragão Ender. The End é acessível por entrar em um Portal End em uma fortaleza que fica submersa na terra. The End é composto de Fim de pedra e é habitada por Endermen.

O Fim

Multiplayer[editar]

PvP em um server multiplayer

O modo multiplayer foi introduzido em 8 de junho de 2009, para clássico, e mais tarde como SMP (Survival Multiplayer) em 4 de agosto de 2010, ele tem sido uma parte popular do jogo desde então. Minecraft são vários os tipos de servidores de Minecraft que existem hoje em dia, cada servidor opta por escolher as suas próprias regras, modo de jogo, administração etc. O termo griefer, ou seja, um jogador que causa prejuízos, é um termo comum na internet, mas se tornou famoso em servidores de Minecraft o grifer consiste em: A pessoa chega em uma construção e destrói ela seja com TNT, Lava, Explosões, quebrando blocos ou colocando blocos causando prejuízos para o servidor que terá que consertar a bagunça que ele fez.

Em quase todos os servidores de Minecraft Griefers são proibidos por regras, mas este foi mais um passo de modificações para a Mojang criar os plugins que podem modificar algumas coisas no servidor, como Bukkit. Devido a estes servidores baseados em Bukkit que possuem plugins, novas maneiras de jogar Minecraft Multiplayer foram melhoradas. Isso inclui recursos como economia, proteção (Ant Grifer), RPG e muito mais. Esses recursos normalmente não requerem modificação a instalação de algum MOD no Minecraft e pode ser acessado usando comandos de bate-papo. Com os controles padrão, o chat de bate-papo pode ser acessado pressionando a tecla T. Após a versão 1.2.4, agora era possível rolar para trás com o Scroll do mause e ver as mensagens anteriores no chat.

Desenvolvimento[editar]

Version history

Criação[editar]

Notch teve a idéia do Minecraft depois de jogar Infiniminer com outros membros dos fóruns TIG Source em 2009.[7] Outras influências incluem Dwarf Fortress, Dungeon Keeper,[8] e próprio projeto anterior de Notch, RubyDung.[9]

Notchface.png Percebi que era um jogo simples, mas que essa dinâmica tinha um grande potencial para se transformar em um ótimo jogo, e começou a aparecer com coisas que eu queria mudar e coisas que eu queria acrescentar.
~ Notch em minecraft.net[10]

Quando ele começou a trabalhar no Minecraft, Notch tinha planejado para que fosse apenas um pequeno projeto. Por exemplo, quando Notch lançou o primeiro vídeo do YouTube sobre Minecraft em 13 de Maio de 2009, ele ainda não havia decidido sobre um nome, e simplesmente se referiu a ele como um "jogo de caverna".[11][12] O nome "Minecraft: Order of the Stone" (uma referência a Order of the Stick, uma história em quadrinhos na web e "uma das melhores coisas na internet")[13] foi anunciado no dia seguinte,[14] e então, foi reduzido para "Minecraft" como era muito mais simples e impedia as pessoas de confundi-lo com Order of the Stick. O jogo foi finalmente lançado como um "simples singleplayer alpha privado" em 16 de Maio de 2009.[15]

Clássico[editar]

Minecraft 0.0.11a foi lançado publicamente um dia após o lançamento privado em 17 de Maio de 2009 o jogo recebeu menção sobre IndieGames.com no dia seguinte. Esta fase foi mais tarde chamado Minecraft Classic. Em julho, Minecraft foi reescrito para usar biblioteca de jogos Java Leve (LWJGL). [19] até o Minecraft Beta reintroduziu, clássico foi a única versão do Minecraft com o modo de jogo criativo, que permite ao jogador construir e destruir blocos, permitindo que a criação de todos os tipos de objetos. Os jogadores recebem uma quantidade infinita de cada bloco para construir com. Os jogadores podem ainda jogar o modo clássico de de graça no site oficial Minecraft no Singleplayer e também em Multiplayer e Notch afirmou ele permanecerá para fins históricos.

Sobrevivência[editar]

O modo Sobrevivência foi lançado como uma versão do modo clássico em 1 de setembro de 2009. Foi a introdução do modo Sobrevivência. Nele, o jogador tinha agora tinha um objetivo, sobrevive no vasto mundo de Minecraft, o jogador teria que minerar, matar mobs, colher madeira, plantar etc. Tudo isso para poder sobreviver, além disso foi introduzido uma barra com corações que indicava quanto de saúde o jogar tinha.

Indev[editar]

Indev (abreviação de "In Development") foi lançado em 23 de dezembro de 2009, após Notch ter solicitações recebidas para deixar a comunidade experimentar novas funcionalidades que ele estava colocando no modo Survival. Indev versão 0.31 foi lançado ao público na minecraft.net / Indev e estão disponíveis somente para as pessoas que tinham comprado o jogo. Quando um novo jogo foi iniciado, o jogador iria aparecer em uma casa de madeira pré-fabricada.

Atualizações introduziu uma mais complexa e realista luz. Indev recebeu mais atualizações depois disso, adicionando algumas características fundamentais para o Minecraft. Durante sua vida útil, algumas atualizações foram dedicados principalmente para testar coisas novas, como tocha e ou incêndio. Exclusivo para Indev foi tipos de nível, semelhante a bioma s e as dimensões - por exemplo, Ilhas Flutuantes eo Sky Dimension, e Inferno e The Nether. Como Survival Test, se o jogador fosse para morrer, todo o progresso foi perdida.

Infdev[editar]

Infdev (abreviação de "Infinite Development") foi lançado em 27 de Fevereiro de 2010, e tornou-se a terceira fase do desenvolvimento do Minecraft. Ele contou com a importante adição de mapas que podem gerar infinitamente, o que ampliou as possibilidades de jogo ainda mais, bem como outros melhoramentos, incluindo novas receitas, nuvens em 3D, um novo gerador de terreno, um sistema de fluidos mais realista, e cavernas mais complexas. No entanto, Infdev desmantelou outras características, tal como o tema de mundo do Indev. Este por sua vez, marcou o fim de recursos como 'ilhas flutuantes' e 'dia permanente'. Essas remoções são compreensíveis, como principal objetivo de Infdev foi desenvolver mapas infinitos. No entanto, foram adicionadas algumas características de jogo extra e os itens, tais como a adição de carrinhos e a capacidade de renascer. Depois de ser substituído por Alpha em 28 de Junho de 2010, Infdev permaneceu disponível no site oficial do Minecraft até Setembro de 2010, quando foi removido, o que torna impossível de jogar, exceto com downgrades ou .jar.

Alpha[editar]

A versão Alpha foi lançada em 28 de junho de 2010, e trouxe muitas novidades para o Minecraft. Agora foi implantado o Multiplayer para a sobrevivência foi criado, e recursos como Circuitos Redstone, barcos, música nova (Jukebox), novos monstros, e um nível de dificuldade foram adicionados ao jogo.

A Atualização de Halloween em 31 de outubro de 2010, era uma grande atualização acrescentando biomas, Nether, novos mobs, blocos e itens, e outras mudanças.

Podia-se ver a introdução de biomas do Alpha, pelo menos em parte, de temas mundiais de Indev, e de fato o Nether não é diferente do 'Hell' tema mundo. Outra reintrodução em Alpha foi o retorno de vários jogadores. Ao contrário Criativo multiplayer Classic, multiplayer Alpha estava disponível apenas em forma de sobrevivência (logicamente chamado Survival Multiplayer).

Beta[editar]

O Beta foi o quinto estágio de desenvolvimento do Minecraft. O Beta foi lançado em 20 de Dezembro de 2010. O que foi lançado foram o novo logo e o novo launcher, conquistas e estatísticas, chuva, iluminação de luz/suave, Lãs coloridas e corantes, mais tipos de plantas (dois novos tipos de arvores e Grama longa), Lobos e lulas, camas, e outros blocos e itens.

O Adventure Update foi um grande conjunto de atualizações, com foco em exploração, combate , e adicionou um fim ao jogo. Características adicionais incluem novo gerador de mundos, novos mobs, blocos, biomas, e itens. Mais estruturas adicionadas como; Vilas de NPC, strongholds, Mina abandonada. Alterando o gameplay incluindo um melhor sistema decombate incluindo critical hits e experiencia, Foi recolocado o Creative Mode, Hardcore Mode, E um caminho para terminar o jogo indo ao The End e matando o Ender Dragon.

Originalmente planejado para sair no Beta 1.7, a primeira parte do Adventure Update foi lançado no Beta 1.8 em 14 de setembro de 2011. começando em 9 de setembro de 2011, developmental versions foi "vazado" pela Mojang.[16] Beta 1.9 nunca foi lançado, mas seis pré-lançamentos, utilizando o número da versão 1.9 foram disponibilizadas para os usuários para testar e relatar bugs de volta para a Mojang. Em 18 de outubro, um congelamento de recursos entrou em vigor e Mojang mudou tudo no Minecraft em desenvolvimento com o foco de corrigir bugs e preparar o jogo para o lançamento.[17] No dia 13 de novembro foi lançado um Release Candidate do 1.0, juntamente com uma atualização oficial para 1.8.1 que acrescentou sons na versão de desenvolvimento.[18]

Minecraft 1.0[editar]

O Ender Dragon na dimensão do Fim

O Minecraft 1.0 foi lançado em 18 de novembro de 2011 durante a Minecon. A versão inclui muitas características da atualização do modo Survival que não foram incluídos na versão Beta 1.8. A característica que teve mais diferencial, foi que agora era possível zerar o jogo, derrotando o Ender Dragon "chefão" que só poderia ser visto no The End e que só pode ser acessado através de um portal.

A versão 1.2.1 lançado em 1 de março de 2012 e acrescentou o bioma da selva. 1.3.1, lançada em 01 de agosto, fez várias alterações à jogabilidade, acrescentou modo Hardcore e outras melhorias. A atualização muito assustadora, foi a versão 1.4.2, lançada em 25 de outubro, ela incluiu novos mobs, incluindo o novo Wither (o chefão).

Tabela de Recursos[editar]

Característica Clássico Indev Infdev Alpha Beta Minecraft 1.0
Criativo Survival
Conta Premium Não Requerido Não Requerido Requerido Requerido Requerido Requerido Requerido para jogar no Multiplayer
Disponibilidade Sim Downgraders ou .jars Downgraders ou .jars Downgraders ou .jars Downgraders ou .jars Downgraders ou .jars Sim
Multiplayer Sim Não Não Não Sim Sim Sim
Crafting Não Não Sim Sim Sim Sim Sim
Iventário Sim Não Sim Sim Sim Sim Sim
Saúde Não Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Ciclo Dia/Noite Não Não Sim Sim Sim Sim Sim
Tamanho do mapa infinito Não Não Não Sim Sim Sim Sim
Ambiente do mapa Não Não Sim Sim Sim Sim Sim
Cavernas Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Biomas Não Não Não Não After 1.2.0 Sim Sim
Definir local do Spawn Sim Não Não Não Não Sim Sim
Morte permanente Não Sim Sim Não Não Hardcore Hardcore
Mobs Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Água Infinita Sim Sim Apenas em mapas de ilhas Sim Sim Sim Sim
Redstone Wiring Não Não Não Não Sim Sim Sim
Conquistas e Estatísticas Não Não Não Não Não Depois de 1.5 Sim
The Nether Não Não Não Não Depois de 1.2.0 Sim Sim
The End Não Não Não Não Não 1.9 Pre-release 3 Sim
Lã Colorida Sim Parcial Parcial Não Não Sim Sim
Criação de Animais Não Não Não Não Não 1.9 Pre-release Sim
Poções Não Não Não Não Não 1.9 Pre-release Sim
Encantamentos Não Não Não Não Não 1.9 Pre-release Sim

Pocket Edition[editar]

Minecraft Pocket Edition foi lançado em 16 de agosto de 2011. Ele é projetado para plataformas móveis, com uma jogabilidade semelhante ao Classic. Ele estreou no Sony Xperia Play que possui o SO Android. O jogo está sendo desenvolvido pela Mojang e pelos funcionários Jens Bergensten, Aron Nieminen, Johan Bernhardsson e Daniel Kaplan. A versão para todos os aparelhos Android com suporte foi lançado em 07 de outubro de 2011, após o acordo de exclusividade entre a Sony e a Mojang expiraram e foram adicionados os controles touch screen. Em 16 de novembro, uma versão para iOS foi lançado.

Xbox 360 Edition[editar]

Minecraft: Xbox 360 Edition foi lançado em 9 de maio de 2012. Foi anunciado pela Mojang em 7 de junho de 2011 no evento E3 e a data de lançamento foi anunciada no dia 22 de março na conta de Twitter da PlayXBLA. Suporte Kinect estará disponível mais tarde.

Lego Minecraft[editar]

Em dezembro de 2011, a Mojang apresentou o conceito de mercadoria para Minecraft Lego para o programa Lego Cuusoo, de onde rapidamente recebeu 10.000 votos dos usuários, levando Lego para rever o conceito. Em 24 de Janeiro de 2012, Lego Cuusoo anunciou o conceito foi aprovado e que iria desenvolver jogos baseados em torno de Minecraft. Em fevereiro de 2012, o primeiro conjunto de Minecraft Micro World Lego foi apresentado e disponibilizado para pré-encomendas, com um lançamento definida para o verão de 2012.

Modificações e programas de terceiros[editar]

Texture packs (Pacotes de Textura)[editar]

O jogo te permite mudar totalmente as texturas de blocos, mobs, plantas, minérios etc.. As texturas packs podem ser encontradas em fóruns, sites, blogs etc, e você pode muda-las sem muita dificuldade. Existem diversas texturas criadas pela comunidade, elas variam de texturas de Cartoon até texturas realistas que deixam o jogo mais realista. Dependendo da textura que você utilizar, o jogo necessitará mais de seu PC e por isso não coloque texturas muito pesadas se o seu computador não for lá essas coisas.

Mods não oficiais[editar]

Existem diversos MODS (modificações) para Minecraft eles são disponibilizados pela comunidade em sites, blogs, fóruns etc. Eles podem ser instalados modificando a minecraft.jar, esses MODS não são feitos por desenvolvedores da Mojang e por isso são considerado como "MODS não oficiais", porém nem todos os MODS disponibilizados pela comunidade são "bons", alguns deles podem apresentar problemas como: incompatibilidade com a versão atual do Minecraft, conflito com outro MOD, excesso de desempenho do PC entre outros.

Programas de terceiros[editar]

Muitos programas foram desenvolvidos exclusivamente para o Minecraft, por desenvolvedores que não fazem parte da Mojang. Estes programas incluem mapas em 3D editores, leitores, MODS de jogo, vários programas informativos (como Crafting Recipes) e wrappers de servidores, e outros programas especiais. Tal como acontece com mods, estes também não são suportados pela Mojang.

Plataformas[editar]

Notch com uma demonstração de Pocket Edition de Minecraft
Arte da capa do Minecraft: Xbox 360 Edition

Computador (PC)[editar]

A plataforma original do Minecraft (Que é o PC) é a plataforma mais famosa. O Minecraft pode ser jogado nos seguintes Sistemas Operacionais: Windows, Mac OS X e Linux, você precisa do laucher e do java para jogar em um desses sistemas.

Pocket Edition[editar]

Pocket Edition é projetado para plataformas móveis, com uma jogabilidade semelhante ao Classic. Ele possui 36 blocos, um multiplayer WiFi local e está atualmente disponível na Google Play e na iTunes App Store.

Xbox 360 Edition[editar]

Xbox 360 Edition é uma versão do Minecraft apenas para o console Xbox 360. O versão Xbox Edition é baseada na versão Beta 1.6.6 e por isso ela não contém encantamentos, fome, XP etc.. O jogo tem sido continuamente atualizado por seus desenvolvedores, O estudio responsavel pelo desenvolvimento do Minecraft Xbox 360 Edition é a 4JStudios. Embora quase idêntica à da edição de PC na maioria dos aspectos, existem várias diferenças notáveis ​​entre os dois. Ele é projetado para ser capaz de usar Kinect, embora opcional.

Pi Edition[editar]

Minecraft Pi Editon será uma versão baseada na Pocket Edition para o Raspberry Pi. Ela será totalmente gratuito para download e destina-se como uma ferramenta educacional para programadores iniciantes, que permite aos usuários manipular o código do jogo. Ele vai suportar múltiplas linguagens de programação.

Recepção[editar]

Avaliação (PC) Publicador
92.79% GameRankings
93/100 Metacritic
A+ 1UP.com
9/10 Edge
10/10 Eurogamer
9.25/10 Game Informer
8.5/10 GameSpot
5/5 GameSpy
9.0/10 IGN

Minecraft foi inicialmente vendido em Junho de 2009 e desde então já vendeu mais de 8,7 milhões de cópias. Minecraft recebeu grande aclamação da crítica e desde então se tornou um dos jogos mais influentes e bem sucedidos indie já lançados. O jogo foi elogiado pela liberdade criativa que concede a seus jogadores, e por quanto dinâmica a jogabilidade geral é. PC Gamer listou Minecraft como o quarto melhor jogo para jogar no trabalho.[19]

A revisão da versão Alpha, por Scott Munro do Daily Record, chamou-a de "algo já especial", e exortou os leitores a comprá-lo.[20] Jim Rossignol de Rock, Paper, Shotgun também recomendou a alpha do jogo, chamando-a de "um tipo de gerador Lego de 8 bits" S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl.[21] Em 17 de setembro de 2010, o site de humor sobre jogos Penny Arcade começou uma série de histórias em quadrinhos e notícias sobre a dependência do jogo.[22] O show de discussão sobre video games Good Game deu-lhe um 7,5 e 9 de 10, elogiando sua criatividade e personalização, embora isso eles criticaram a falta de um tutorial.[23]

Em 5 de maio de 2011, Minecraft foi selecionado como um dos 80 jogos que seriam exibidos no Smithsonian American Art Museum, como parte de "The Art of Video Games", a exposição foi aberta em 16 de março de 2012.[24][25]

Prêmios[editar]

Troféus da Mojang

Desde o seu lançamento Minecraft já ganhou inúmeros prêmios, incluindo:

  • PC Gamer, "Jogo do Ano"[26]
  • Grande Prêmio do Independent Games Festival e "Prêmio do Público"[27]
  • Good Game, "Melhor Jogo para Download de 2010"[28]
  • Rock Paper Scissor, "Jogo do Ano"[29]
  • Indie DB's "Jogo Indie do Ano", "Mais Inovador e Melhor Singleplayer Indie"[30]
  • Game Developers Choice Awards, "Melhor Jogo de Estréia", "Melhor Jogo para Download" e "Prêmio de Jogo Mais Inovador"[31]

Referências na cultura popular[editar]

Muitas referências foram feitas na cultura, em resposta à popularmente de Minecraft, isto inclui muitos memes e também referências nestes jogos:

  • Em Super Meat Boy, Steve?[32] é um personagem secreto. Ele é conhecido como Senhor Minecraft neste jogo.
  • Em Battlefield Heroes, você pode obter uma Camiseta Real do Minecraft ou Camiseta Nacional do Minecraft de 29th a 31st de 2011.[33]
  • Em Team Fortress 2, existe um chapéu chamado Top Notch que se assemelha ao avatar de Notch em forma de cubo.[34] Notch é a única pessoa que tem este chapéu.
  • Em The Elder Scrolls V: Skyrim e The Binding of Isaac, um item chamado "Notched Pickaxe" pode ser encontrado e utilizado, possivelmente, uma referência para o criador do jogo Notch, e as picaretas com características proeminentes do Minecraft.[35][36]
  • Em ChopLifter HD, há uma ilha escondida com o Steve e as galinhas na missão "Operation Charlie Takedown".[37] Quando você salvá-lo, você desbloqueia uma conquista no jogo. Deve-se notar que Steve é chamado de "Blockhead"("Cabeça quadrada") neste jogo.
  • Em Quube Twodee, um dos níveis tem uma face de Creeper.[carece de fontes]
  • No jogo de PlayStation 3, PixelJunk Shooter 2, há um pequeno Creeper na tela de título escondido entre outros inimigos nativos do Shooter 2.[carece de fontes]
  • Em Family Guy Online, a seção da tela de loading "Did you know?"("Você sabia?") tem a chance de dizer "Minecraft!".[carece de fontes]
  • Em Borderlands 2, há uma seção oculta do jogo com blocos no estilo de pedra e minérios do Minecraft, que são quebráveis​​. Há também inimigos Creepers nesta mesma área.
  • Em Torchlight 2, existe uma área chamada "Notch's Mine"("Mina do Notch"). Nele existem Creepers, que podem ser mortos para saque. Também estão escondidas espadas no jogo com os mesmos gráficos das espadas do Minecraft.
  • Na Patch 1.13 do Awesomenauts, uma nova skin para o personagem Clunk foi adicionada conhecida como Creeper Clunk. Ele é desbloqueado ao matar um Creeper Clunk.[38]

Referências[editar]