Minério

De Minecraft Wiki
Todos os atuais minérios.

Minérios são blocos raros usados para se obter recursos.

Propósito[editar | editar código-fonte]

Minérios são coletados principalmente para propósitos de criação, tal como ferramentas e armadura. O Redstone, por exemplo, é obtido do minério de Redstone, e que pode ser usado para criar circuitos de Redstone. Minérios também podem ser combinados para criar um bloco do mesmo tipo do material.

Disponibilidade[editar | editar código-fonte]

Este gráfico mostra a atual quantidade real de minério encontrado em um mundo relativamente pequeno, mas inexplorado.
Minérios extraídos abaixo da terra

Abaixo, é a distribuição de minérios de acordo com a altitude (camadas são o número de blocos de acordo com a camada mais baixa do solo). As camadas mais altas que o ouro, redstone, diamante, e lápis-lazúli podem ser encontrados em duas camadas inferiores.[1] O gráfico à direita mostra a distribuição de minério.

Minério Mais encontrado em... Comumente encontrados até... Raro nas camadas... Nenhum em ou acima de... Picareta necessária ou maior para dropar Encontrado em...

Carvão
Camadas 5-52 Camada 128 Camada 129-131 Camada 132
Madeira

The Overworld

Ferro
Pedra

The Overworld

Lápis-Lazúli
Layers 14-16 [note 1] Camada 23 Camada 31-33 Camada 34
Pedra

The Overworld

Ouro
Ferro

The Overworld

Diamante
Ferro

The Overworld

Redstone
Ferro

The Overworld

Esmeralda
[note 2]
Ferro

The Overworld
, somente no bioma Extreme Hills

Quartzo do Nether
[note 3]
Madeira

O Nether

O redstone tem as mesmas estatísticas de camada e de tamanho de linha do diamante, mas é gerado 8 vezes por chunk, ao invés de apenas 1.

  1. Diferente de outros minérios, picos de frequência do lápis-lazúli começam próximos a camada 15 e vão diminuindo gradualmente acima e abaixo.
  2. Ao invés de veias multi-blocos, o minério de esmeralda é gerado em blocos dispersos.
  3. O quartzo gera igualmente em todas as partes do nether. (Sem contar lava e bedrock.)

Variedades de Minérios[editar | editar código-fonte]

Todos os blocos de minério, exceto os de ouro e ferro, requerem uma picareta encantada com Toque Suave para droparem a si mesmos. Minérios de carvão, diamante, esmeralda, e quartzo do nether dropam apenas uma unidade de cada matéria-prima correspondente. Minérios de redstone dropam de 4 a 5 pós de redstone e o minério de lápis-lazúli dropa de 4 a 8 Lápis-Lazúli.

Matérias primas[editar | editar código-fonte]

Criando[editar | editar código-fonte]

Todas as matérias-primas, exceto o quartzo do Nether podem ser criados a partir de seus blocos de minério.

Ingredientes Receita de Criação
Qualquer bloco mineral

Fundindo[editar | editar código-fonte]

Qualquer bloco de minério pode ser fundido para produzir uma única unidade de matéria-prima. Note que esta é a única maneira de se obter barras de ferro e ouro.

Ingredientes Receita de Fundição
Qualquer minério primário

Emerald Ore

Blocos criáveis[editar | editar código-fonte]

Criando[editar | editar código-fonte]

Todos os blocos de minerais, exceto o quartzo, podem ser criados se colocando 9 dos materiais primários em um quadrado. Blocos de quartzo podem ser criados com 4 quartzos do Nether e pode ser feito no inventário.

Ingredientes Receita de Criação
Qualquer minério processado

Video[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

c
0.0.14a_01 Grid Minério de Ferro.png Grid Minério de Carvão.png Minério de Ouro Antigo.png Adicionados minério de ouro, minério de ferro e minério de carvão.
Só podem ser encontrados em expostos, em quantidades que variam de 10 a 30 blocos em uma veia. Uma vez que não existia um sistema de criação, estes só eram minerados por diversão e não geravam qualquer material útil.
0.26 SURVIVAL TEST 9 Textura do minério de ouro alterada para Grid Minério de Ouro.png.
0.27 SURVIVAL TEST 10 Minerar um minério dá um bloco correspondente a ele.
i
0.31 Grid Minério de Diamante.png Adicionado minério de diamante.
a
1.0.1 Grid Minério de Redstone.png Adicionado minério de redstone.
b
1.2 Grid Minério de Lápis-Lazúli.pngAdicionado minério de lápis-lazúli.
1.6 Corrigido o bug onde um minério era mais ou menos comum, dependendo do quadrante.
1.8 A camada mais alta para alguns minérios foi reduzido por 2.
r
1.0.0 Beta 1.9-pre4 Agora, carvão, diamante, redstone, e lápis-lazúli podem dropar blocos de minério, usando-se o Toque Suave.
1.3.1 12w21a Minério de Rubi Removido.png Adicionado minério de esmeralda, que gera em veios de até 10 blocos.
12w21b Textura do minério de esmeralda alterado para Grid Minério de Esmeralda.png.
12w22a Todos os minérios, exceto os de ferro e ouro (que dão experiência quando fundidos) dropam pontos de experiência quando minerados.
Minérios de esmeralda são gerados unicamente, ao invés de em veios.
1.5 13w01a Adicionado minério de quartzo.
1.8 14w29a A geração de minério agora está muito mais rápida.

  • Quando minerados, ferro e ouro dropam seu respectivo minério sem a necessidade do encantamento Toque Suave. Todos os outros minérios dropam o item usal quando minerados.
  • O minério de ouro é o único que não pode ser extraído com uma picareta correspondente a sua matéria prima.
  • Somente ferro, ouro e diamante podem ser usados para se criar ferramentas.
  • Na versão de PC, nenhum dos minérios existentes é renovável, mas todos os minerais primários, exceto diamante e quartzo, são renováveis.
  • Na Edição de Console, nenhum dos blocos de minério são renováveis, exceto o minério de quartzo do Nether, isso porque você pode redefinir o Nether na Edição de Console nas opções de mundo. Devido à opção de redefinição do Nether, os diamantes são renováveis na Edição de Console, mas não em qualquer versão, assim como há uma chance de diamantes gerarem em baús na Fortaleza do Nether. Portanto, apenas na Edição de Console, todos os minerais primários são renováveis!
  • Na Pocket Edition, nenhum dos minérios, materiais primários ou blocos de minérios são renováveis.