Compartilhar

Compartilhar

Micélio

De Minecraft Wiki
Micélio
Micélio.png
Micélio
Tipo

Bloco sólido

Requerimentos

Luz solar e terra

Gravidade

Não

Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

2.5

Ferramenta

Este bloco pode ser quebrado com qualquer ferramenta, mas com uma pá é o mais rápido

Renovável

N]ao

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Disponibilidade

Biomas de Ilha de Cogumelo

Primeira aparição

Beta 1.9pre

Dropa

Ele mesmo

Valor de Dado

dec: 110 hex: 6E bin: 1101110

Nome

micélio

O Micélio é um bloco semelhante à grama, mas só é encontrado naturalmente nos Biomas de Ilha de Cogumelo. O micélio é capaz de se espalhar da mesma forma que a grama, isto é, crescendo em blocos de terra próximos.

Comportamento[editar]

O micélio tem aparência e comportamento muito semelhantes aos da grama. Uma das maiores diferenças é que, no topo dos blocos de micélio, há um efeito de partículas que faz parecer que o bloco está liberando esporos. Quando um bloco de micélio estiver coberto por neve, os lados do bloco usarão a mesma textura que a grama coberta por neve, mas o efeito dos esporos persistirá, o que permitirá que se diferencie visualmente o micélio da grama.

Cogumelos se espalham mais rapidamente em blocos de micélio. Além disso, o micélio é o único bloco no qual um cogumelo permanece quando é exposto a um nível de luz alto demais e atualizado. Ademais, o micélio é um dos três blocos (os outros sendo a terra e a grama) em que Cogumelos Gigantes podem crescer.

Mobs, tanto hostis quanto amigáveis, podem fazer spawn em blocos de micélio. No entanto, mudas e flores não podem ser plantas em micélio, e não se pode usar uma enxada nesse bloco.

Fora isso, o micélio se comporta igual à grama. Normalmente, quando se quebra um micélio, obtém-se um bloco de terra, mas pode-se usar o encantamento Toque Suave (Silk Touch) para se adquirir um bloco de micélio. Além disso, o micélio está disponível no Modo Criativo.

Propagação[editar]

O micélio só é encontrado naturalmente nos biomas de Ilha de Cogumelo, mas ele pode se espalhar para outros blocos e ser empurrado por pistões.

O micélio se espalha exatamente como a grama: imaginando-se um anel de oito blocos em volta do micélio e estendendo-se esse anel um bloco para cima e três para baixo, cria-se uma torre que representa a área onde um bloco de terra pode ser transformado em micélio.

A luz também determina essa propagação. É necessário um nível de luz maior ou igual a 9 acima do micélio e, acima da terra, nível maior ou igual a 4. Além disso, não pode haver blocos que interceptam a luz (exemplos: água, lava, lajes, escadas, etc.) acima do micélio ou da terra. De fato, o micélio morre e se torna um bloco de terra quando estiver coberto por um bloco interceptor que recebe um nível de luz menor que 4.

Um bloco de grama não pode invadir um bloco de micélio e vice-versa. Se houver uma muda ou uma flor em um bloco de terra quando este virar um micélio, a planta se transformará em um item. Abóboras e melões não crescerão em blocos de micélio.

A geração de cavernas e ravinas em um bioma de Ilha de Cogumelo não removerá micélio, e geralmente deixará uma fina camada do bloco sobre uma ravina ou 'barras' cobrindo uma caverna.

Para impedir que blocos de micélio se espalhem, o jogador pode cercá-los usando algum bloco que não seja feito de terra. Por exemplo, pode-se fazer uma barreira de pedregulho. A cerca deve começar no nível do micélio e descer dois blocos. Além disso, o jogador deve checar não há micélios embaixo da terra, pois eles podem se espalhar e transformar blocos que estão em cima.

História[editar]

Beta
1.9pre1 Micélio adicionado ao jogo.
1.9pre5 Micélio passa a aparecer no inventário do Modo Criativo.
Lançamento oficial
1.2.4 Micélio passa a ser o único bloco em que cogumelos podem ser plantados ou fazer spawn mesmo quando sob ação direta do sol.