Estamos no Twitter! Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. 
Estamos no Google + Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. No Google +

Fome

De Minecraft Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
A Barra de Comida está na parte inferior da tela, ao lado da Barra de Vida.

A fome é um elemento de Minecraft que foi introduzido na Atualização da Aventura e que influencia diversos aspectos do jogo. Após essa atualização, a comida deixou de restaurar diretamente a Vida do jogador e, em vez disso, passou a encher a Barra de Comida. Essa barra se localiza ao lado da Barra de Vida na parte de baixo da tela e indica quantos Pontos de Comida o jogador possui. Cada “pernil” representa dois Pontos, o que dá um total de 20 Pontos no máximo.

Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg

Muitas ações do jogador diminuem a Barra de Comida; isso vale para quase todas as dificuldades. A exceção é o nível Pacífico, na qual os Pontos de Comida nunca diminuem. No entanto, mesmo nessa dificuldade, os efeitos da fome na vida (veja seção Efeitos abaixo) do jogador persistem. Além disso, trocar de dificuldade não afeta os Pontos de Comida de forma alguma. Por isso, se a dificuldade for mudada para o nível Pacífico enquanto a Barra de Comida estiver vazia, o jogador perderá vida por causa da fome como esperado, mas recuperará imediatamente os pontos de vida devido ao modo Pacífico.

O ato de correr tem duas importantes relações com a Barra de Comida. A primeira é que, se o jogador correr, ele perderá seus Pontos de Comida muito mais rapidamente que o normal. A segunda relação é que o jogador não é capaz de correr caso o total de Pontos de Comida esteja menor ou igual a 6 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svg).

Algumas comidas e poções apresentam um risco de proporcionar intoxicação alimentar (igual ao efeito de poção “Fome”) quando consumidas, o que fará com o jogador perca Pontos de Comida mais rapidamente. Carne Podre tem uma chance de intoxicar de 80%, enquanto que a chance do Frango Cru é de 30%. Comer um Olho de Aranha provoca um efeito diferente, o envenenamento (igual ao efeito de poção “Veneno”), que tira diretamente vida do jogador.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

  • Quando a Barra de Comida tiver 18 (Hunger.svg × 9) ou mais pontos, a vida do jogador se regenerará lentamente, a uma taxa de meio coração a cada 4 segundos.[1]
  • Se a Barra de Comida tiver 6 (Hunger.svgHunger.svgHunger.svg) ou menos pontos, o jogador não será capaz de correr.
  • Quando a Barra de Comida tiver 0 (Empty Hunger.svg) pontos, o jogador perderá vida na mesma taxa em que ela se regenera com a fome maior ou igual a 18 (Hunger.svg × 9). Na dificuldade Fácil, o jogador parará de perder vida quando chegar a 5 corações. Já a dificuldade Normal só interromperá a subtração de vida quando ela chegar a meio coração. Por outro lado, não há um limite assim na dificuldade Difícil, ou seja, o jogador perderá pontos de vida até ele morrer ou comer algo.

Intoxicação alimentar[editar | editar código-fonte]

Poisoned Half Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svgPoisoned Hunger.svg

A intoxicação alimentar é um efeito provocado pelo consumo tanto de Frango Cru quanto de Carne Podre. Quando o jogador está intoxicado, ele passa a perder Pontos de Comida automaticamente, mesmo que não faça nada. Além disso, durante a intoxicação, a Barra de Comida muda de aspecto, adotando uma coloração esverdeada. A Carne Podre tem uma alta chance de causar intoxicação (80%). Em comparação, o Frango Cru tem uma chance bem menor (30%). Curiosamente, o Bife Cru e a Costeleta de Porco Crua não provocam intoxicação alimentar.

Nome Ícone Chance de intoxicar


Frango Cru
30%
Carne Podre
80%
Baiacu
100%

Comportamento[editar | editar código-fonte]

A intoxicação alimentar dura 30 segundos e soma 15 ao Nível de Exaustão no decorrer desse tempo. Isso equivale a perder um pouco menos que 4 (Hunger.svgHunger.svg) pontos. No modo Pacífico, a Barra de Comida muda de cor, mas não sofre os demais efeitos da intoxicação.

O tempo de intoxicação não se acumula, o que significa que se o jogador consumir várias comidas tóxicas consecutivamente, ele só sofrerá os efeitos da intoxicação durante um período composto pelo tempo referente ao último item consumido e pelo intervalo gasto para consumir todas as comidas. Além disso, já que a intoxicação é reconhecida pelo jogo como um efeito de poção, ela será removida se o jogador beber leite. Isso permite que o jogador preencha sua Barra de Comida aliando o consumo de alimentos tóxicos a um balde de leite quando estiver em falta de comidas mais convencionais e seguras.

Ademais, no modo Sobrevivência Multiplayer, a intoxicação é removida ao passar por um Portal do Nether.

A partir da versão 1.9 pre4, espirais verdes surgem em volta do jogador para indicar que ele está intoxicado. Essas espirais também aparecem na visão de primeira pessoa.

Mecânicas[editar | editar código-fonte]

Os dez baquetas mostrados na parte inferior da tela ao lado da barra de saúde mostrar o status do nível de alimento do jogador. Cada baqueta representa dois pontos de nível alimentar. Portanto, o nível máximo de alimentos é de 20.

Há um outro aspecto da fome que não é visível para o leitor. Isso é chamado o nível de saturação de alimentos. a fome do jogador não vai diminuir até que o seu nível de saturação de alimentos chega a zero. Quando o nível de saturação está em zero, a barra de comida vai agitar ou tremer periodicamente. O valor máximo do nível de saturação de comida é igual ao valor actual do seu nível de alimentos. Isto significa que se, por exemplo, o seu nível de comida é 20/20 (Todas as suas baquetas estão cheios), em seguida, o seu nível máximo de saturação de alimentos também é 20.

Quando você come alimentos, o seu nível de alimentos e seu nível de saturação de alimentos aumentar, desde que não se encontrem já no seu maxima. A quantidade que é reabastecido depende de o alimento ser consumido. A quantidade de comida de saturação reabastecido não é dependente do número de pontos de nível alimentar reabastecido; por exemplo, se o jogador come um bife, enquanto faltando apenas metade de uma perna (nível alimentos 19/20), que o jogador ainda vai ganhar a saturação alimentar cheio de o bife (até à saturação 20/20), apesar de ter perdido tudo, mas um dos pontos de alimentos reais do bife. Não é possível comer alimentos quando o seu nível de alimentos está em seu máximo (excepto maçãs douradas e fruta coro).

Um terceiro componente de fome é o nível de exaustão alimentos, que acompanha efetivamente frações da próxima fome ou ponto de saturação que vai ser gasto. Esse valor pode variar entre 0,0 e 4,0. Certas ações o jogador assume aumentar esta variável. A tabela abaixo mostra como diferentes ações afetar o nível de exaustão do jogador. Quando atinge a exaustão ou 4.0 acima, que é reduzido em 4,0 e o nível de saturação de alimentos é reduzida em 1,0; se isso traz o nível de saturação de alimentos abaixo de zero, ele é definido como zero em vez. Se o nível de saturação de alimentos já está em zero, em seguida, um ponto é removido do nível de alimentos do jogador e o jogador perde metade de uma baqueta.

A última variável envolvida na mecânica fome é o foodTickTimer, que é utilizado para regeneração de vida ou tempo de inanição.

Ações que aumentam o nível de exaustão[editar | editar código-fonte]

Qualquer ação que não aparece na lista abaixo não aumenta o nível de exaustão. Por exemplo, o jogador pode viajar em um barco por vários dias sem perder um ponto de Comida sequer.

Ação Aumento do nível de exaustão Unidades
Andar e 0.01 por metro
Esgueirar-se 0.005 por metro
Nadar 0.015 por metro
Quebrar um bloco 0.025 por bloco quebrado
Correr 0.1 por metro
Pulo 0.2 por pulo
Atacar um inimigo 0.3 por ataque
Receber qualquer dano 0.3 por exemplo distinto do dano a ser recebido
Efeitos de Intoxicação Alimentar 0.5 por segundo, por nível efeito do status do caçador
Pulo com corrida 0.8 por pulo
Regenerar a saúde por ter 18 (Hunger.svg × 9) ou mais alto 4.0 por 1 (Half Heart.svg) curado
Envenenamento alimentar para frango cru ou carne podre 15.0 00:30 duração total de Fome, em 0,5 por segundo
Intoxicação alimentar baiacu 22.5 00:15 duração total de Fome III, em 1.5 por segundo

Aumentos dos níveis de Comida e de Saturação[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Comida
Nome Ícone Pontos de Comida Fonte(s) Aumento na saturação
(efeitos adicionais)
Qualidade Efetiva[2]
(Pontos de Comida + Saturação)
Batata Assada
Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Cozinhar uma batata 7.2 13.2
Batata Venenosa
Hunger.svg Colher batatas 1.2
(100% de chance de ser envenenado.)
3.2
Bife Cru
Half Hunger.svgHunger.svg Matar vacas 1.8 4.8
Biscoito
Hunger.svg Crafting (Fabricação)
Trocas
0.4 2.4
Bolo
Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg
(seis usos - Hunger.svg por uso)
Crafting (Fabricação) 2.4
(seis usos - 0.4 por uso)
14.4
(seis usos - 2.4 por uso)
Carne Podre
Hunger.svgHunger.svg Matar zumbis e porcos zumbis
Templos do Deserto e da Selva
0.8
(80% de chance de intoxicação alimentar.)
4.8
(1.8)[3]
Cenoura
Hunger.svgHunger.svg Matar zumbis
Colher cenouras
4.8 8.8


Cenoura Dourada
Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Crafting (Fabricação) 14.4 20.4
Costeleta de Porco Assada
Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg Cozinhar uma costeleta de porco crua
Pôr fogo em porcos
Trocas
12.8 20.8
Costeleta de Porco Crua
Half Hunger.svgHunger.svg Matar porcos 1.8 4.8
Filé
Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg Cozinhar um bife cru
Pôr fogo em vacas
Trocas
12.8 20.8
Frango Assado
Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Cozinhar um frango cru
Pôr fogo em galinhas
Trocas
7.2 13.2
Frango Cru
Hunger.svg Matar galinhas 1.2
(30% de chance de intoxicação alimentar.)
3.2
(2.075)[3]
Maçã Red Apple Hunger.svgHunger.svg Baús de Stronghold
Folhas de carvalho que fizeram despawn
ou foram destruídas
Baús de ferreiros de Vilarejos
Baús de Dungeon
Trocas
2.4 6.4
Maçã Dourada
Hunger.svgHunger.svg Crafting (Fabricação)
Baús de Dungeon
Baús de Stronghold
9.6
(Regenera vida durante 4 segundos.)
13.6
Melancia Melon (Slice) Hunger.svg Quebrar um Bloco de Melancia
Trocas
1.2 3.2
Olho de Aranha
Hunger.svg Matar aranhas e aranhas de caverna 3.2
(100% de chance de ser envenenado.)
5.2
Pão
Half Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Crafting (Fabricação)
Baús de Dungeon
Baús de Stronghold
Baús de Vilarejos
Trocas
6 11
Peixe Assado
Half Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Cozinhar um peixe cru 6 11
Peixe Cru
Hunger.svg Pesca 1.2 3.2
Sopa de Cogumelo
Hunger.svgHunger.svgHunger.svg Crafting (Fabricação)
Usar uma Tigela em um Mooshroom
7.2 13.2
Torta de Abóbora
Hunger.svgHunger.svgHunger.svgHunger.svg Crafting (Fabricação) 4.8 12.8

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Historia[editar | editar código-fonte]

Beta
1.8 Hunger was introduced. Food no longer restores health directly, but the player can regenerate if the hunger meter is 90% or over.
Lançamento oficial
1.6.1 Health regeneration from food now increases the exhaustion level significantly, draining three points of food/saturation for every health point regenerated.
1.7.2 The exhaustion cost of sprint jumping is now 0.8 (up from 0.2), meaning that constant sprint jumping is no longer viable as a means of fast long-distance travel in most situations.
1.8 Hunger now regenerates when depleted if the difficulty is set to Peaceful.
1.9 15w40a Health regenerates faster when saturation is non-zero.
Health regeneration increases exhaustion more.
15w44a Health regenerates speed bonus from non-zero saturation only applies when the hunger bar is at 20 or greater.
15w49a Sneaking now increases exhaustion by 0.005/m, decreased from 0.01/m.
Pocket Edition Alpha
0.12.1 build 1 Hunger was introduced. Food no longer restores health directly, but the player can regenerate if the hunger meter is 90% or over.
Edição de Console
TU5 CU1 1.0 Patch 1 Added the food bar and hunger.

Problemas[editar | editar código-fonte]

Problemas relacionados com "Fome" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. 'Duração' aproximada da comida. Veja Fome para mais detalhes.
  2. a b
    Qualidade média esperada se a intoxicação não for curada.