Estamos no Twitter! Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. 
Estamos no Google + Siga-nos para obter informações sobre Minecraft e a wiki. No Google +

Estruturas geradas

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Estruturas Geradas)
Ir para: navegação, pesquisa

Todo grupo de blocos específicos propositalmente formados no Minecraft baseados no código do jogo é parte de uma estrutura natural gerada.

O Overworld[editar | editar código-fonte]

O Overworld contém numerosas estruturas geradas, em uma grande variedade de tamanhos.

Terreno[editar | editar código-fonte]

Biomas ditam o tamanho e o formato do mundo. Até essa versão, o chão é formado inteiramente de pedra, com água ocupando qualquer espaço vazio abaixo da camada 63, com exceção de estruturas.

Montanhas[editar | editar código-fonte]

Montanhas são colinas com encostas extremas e penhascos. Antes do Adventure Update (Beta 1.8), essas formas de terreno eram encontradas em todos os tipos de biomas, mas do Adventure Update em diante elas são muito raras fora do Bioma Extreme Hills (Colinas Extremas). As montanhas são geradas como parte do algoritmo de geração de terreno. No Amplificado, montanhas são extremamente comuns em qualquer bioma.

"Ilha" flutuante[editar | editar código-fonte]

"Ilhas" flutuantes são estruturas que flutuam no ar e não estão conectadas ao chão, ao oceano, colinas ou penhascos. Elas normalmente são só blocos de terra ou pedra aleatórios flutuando perto de penhascos, mas em raras ocasiões, elas podem ser grandes estruturas que possuem até nascentes de água e árvores nelas. As Ilhas Flutuantes são mais frequentemente encontradas nos seguintes biomas: Extreme Hills, Ice Plains e Mushroom Island, mas podem ser encontradas em qualquer lugar. No Multiplayer, podem ser um bom lugar para colocar sua base, já que são difíceis de alcançar. Extremamente fáceis de encontrar no Amplificado.

Colinas[editar | editar código-fonte]

Colinas são partes do terreno geradas aleatoriamente no mundo. Como escadas, colinas são fáceis de atravessar a partir do seu ponto mais baixo graças ao algoritmo que as cria; sempre existe uma maneira, em todos os níveis, em que o próximo pode ser acessado, significando que o jogador pode subir uma colina bloco por bloco até o topo. São raros os casos onde isso não é verdade.

Praia[editar | editar código-fonte]

Praias geralmente são geradas perto de oceanos e cobrem toda a sua "borda". Existem três variedades: praia de areia, praia de cascalho e praia de pedra. Praias de areia possuem arenito embaixo da areia. Praias de cascalho não possuem bordas e apresentam alguns perigos como cair em cavernas localizadas diretamente abaixo delas. Praias de pedra criam penhascos perto do oceano.

Superfície[editar | editar código-fonte]

Camada da superfície[editar | editar código-fonte]

As camadas superiores do terreno são cobertas por uma material que depende do bioma: maioria das vezes grama e terra, ou areia nos desertos e praias. Podzol é encontrado no bioma Mega Taiga, areia vermelha é encontrada em Mesas, micélio é encontrado em Mushroom Islands. Arenito é gerado debaixo de areia.

Bacia[editar | editar código-fonte]

Ocasionalmente, invés de ser convertida para os materiais citados na seção acima, a camada do topo é retirada, deixando uma depressão (bacia) mostrando a camada de pedra abaixo. Existe um equívoco (idéia errada) na comunidade de que as "bacias" são erros de geração de terreno, porém, elas são uma característica desejada (contudo, alguns bugs confirmados criam efeitos parecidos com essas depressões). Elas são mais comuns nos biomas de Forest e Plains e as vezes estão cheias de água. De vez em quando, minérios comuns podem ser encontrados na superfície de pedra exposta pela bacia como minério de carvão e minério de ferro.

Corpos aquáticos[editar | editar código-fonte]

Oceano[editar | editar código-fonte]

Oceanos/Mares são imensos corpos de água e cada bloco de água é um bloco fonte. O chão pode subir o suficiente para criar ilhas pequenas, relativamente áridas/improdutivas. Antes do Adventure Update (Beta 1.8), oceanos eram gerados como parte do algoritmo de geração de terreno, mas depois, eles viraram parte do bioma Ocean.

Rio[editar | editar código-fonte]

Rios são grandes "fios" de água quem cortam entre ou separam biomas. Eles não tem corrente. Rios tem sido conhecidos por serem uma fonte segura/confiável de obter argila. Em áreas acidentadas/montanhosas, o chão pode subir acima da camada 62, produzindo um leito seco.

Grandes Estruturas[editar | editar código-fonte]

Caverna[editar | editar código-fonte]

Cavernas são grutas e túneis automaticamente gerados abaixo do solo em vários lugares. Cavernas são compostas principalmente de pedra e possuem grandes quantidades de minérios. Em cavernas abaixo de desertos ou praias você pode ver estalactites de arenito.

Ravina[editar | editar código-fonte]

Ravinas são rachaduras altas e longas de ar, geralmente medindo entre 30 e 50 metros (blocos) de altura, deixando elas bem perigosas se alguém cair. Porém elas são estreitas, normalmente medindo menos que 5 blocos de largura. Ravinas podem ter pequenas saliências/bordas no topo que podem ser atravessadas com relativa facilidade. Ravinas podem ser encontradas em qualquer nível e as vezes aparecer na superfície do mundo, formando desfiladeiros - um sério perigo quando andando pelo campo, como eles podem não ser tão óbvios até que você esteja bem na beirada. Alguns desfiladeiros aparecem, de tempos em tempos, embaixo da água. As ravinas podem ser geradas muito profundamente, as vezes spawnando slimes ou expondo minérios de diamante. Se atingerem níveis profundos o suficiente, a parte inferior pode ser inundada pelos lagos de lava no nível 11. No Amplificado, ravinas podem alcançar da superfície até o nível da rocha matriz.

Ravinas podem conectar-se a cavernas, dungeons, minas abandonadas e qualquer outro tipo de estruturas geradas. Devido a grande área de suas paredes, ravinas frequentemente tem água e/ou lava fluindo delas. O jogador pode até criar sua própria cachoeira para descer de forma mais segura devido aos mobs hostis e os lagos de lava que cobrem o chão.

Mina Abandonada[editar | editar código-fonte]

Renderização 3D de uma parte de uma mina abandonada.

Minas abandonadas são estruturas geradas abaixo do solo que consistem de ramificações de túneis de mineração com suporte de madeira e trilhos quebrados que passam por elas. É também o único lugar no Minecraft onde a venenosa Cave Spider pode ser encontrada. É fácil ficar perdido no labirinto se tochas ou outros blocos para guiar não forem colocados. Áreas abertas geram com pontes. Elas contém carrinhos com baú que podem conter itens raros como diamantes e armaduras para cavalo. Eles também podem conter barras de ferro, carvão, picaretas e outros itens úteis. Minas abandonadas costumam expor veias de minério de carvão, minério de ferro, minério de Lapis Lazuli, minério de ouro, e raramente, minério de esmeralda e minério de diamante.

Stronghold[editar | editar código-fonte]

Renderização 3D da sala do Portal do End de uma Stronghold.


Strongholds são estruturas quem contem múltiplos espaços/aposentos, portas e outras aparências (alguns desses aposentos incluem bibliotecas, fontes, espaços parecidos com dungeons, etc.). Tijolos de pedra, pedra com musgo, tijolos de pedra rachados, portas, grades de ferro, variações "Monster Egg" de blocos e lages de pedra são os materiais que formam as Strongholds. Nelas existem traças. Portais para o The End são encontrados em quartos específicos nas Strongholds. Alguns baús podem ser encontrados com itens como livros, Redstone, pérolas do End, maçãs, pães, bússolas, diamantes e ferramentas de ferro. Apenas 150 Strongholds são geradas por mundo, fazendo com que elas sejam raras de achar. Essas estruturas podem ser encontradas clicando com o botão direito do mouse enquanto segura um Olho do End, que sairá voando na direção do portal do O Fim, até um ponto onde ele ao invés de ir para cima, entra no chão, mostrando onde cavar.

Estruturas Pequenas[editar | editar código-fonte]

A quantidade das estruturas citadas nessa seção (com exceção de lagos, veias de minérios e nascentes) dependem do bioma em que elas se localizam; não são todas que podem ser encontradas em todos os biomas.

Lago[editar | editar código-fonte]

Lagos são pequenos corpos de líquidos (água e lava). Lagos de água agora podem gerar acima (até a camada 113) do nível do mar (camada 62) ou dentro de cavernas e são pequenos corpos aquáticos cercados simplesmente por terra ou areia. Quando estão em um bioma de neve, esses lagos não são gerados com gelo, mas com o tempo, congelam. Lagos podem ser formados de lava, mas são mais raros. Lagos de lava encontrados na superfície podem estar cercados por cascalho, areia, pedra e minério de carvão. Os dois tipos de lagos geram com poucas (1-3) camadas de ar acima deles, que pode resultar em areia ou cascalho (que são blocos afetados pela gravidade), camada de neve ou até os 2/3 inferiores de uma árvore flutuando. Lagos de lava podem fazer com que as árvores queimarem assim.

Dungeon[editar | editar código-fonte]

Renderização 3D de uma Dungeon com um invocador de zumbis e dois baús.

Dungeons são espaços pequenos, principalmente subterrâneos de um cômodo limitados por pedra com musgo e pedregulho e, tipicamente, contem baús com itens raros e um gerador de monstros (pode ser de zumbi, esqueleto ou aranha. Esse último faz com que as vezes apareçam Spider Jockeys). Os itens presentes no baú podem ser discos de música, livros encantados, celas, armaduras para cavalos e maçãs douradas. Há chances de uma Dungeon gerar em um deserto e ficar visível da superfície, já que a areia vai cair. Também existe a chance de uma Dungeon gerar sem um baú.

Veia de Minérios[editar | editar código-fonte]

Uma veia de minérios é um deposito natural de minérios. Jogadores podem esbarrar nessas estruturas em cavernas ou qualquer outro lugar onde há pedra gerada naturalmente. Depósitos subterrâneos de terra e cascalho são gerados como veias quando abaixo da superfície, seguidos dos minérios mais preciosos: carvão, ferro, ouro, Redstone, diamante, esmeralda (apenas nos biomas Extreme Hills) e Minério de Lápis-Lazúli. Eles só formam em blocos de pedra e não substituem nenhum outro.

Característica da paisagem Alcançe completo Geralmente encontrado entre Camada ideal Informações adicionais
Carvão Camadas 0-114 Camadas 5-66 Camada 48
Cascalho Camadas 1-115 Camadas 5-56 Camada 48
Terra Camadas 0-126 Camadas 5-80 Camada 61 Inclui grama e micélio
Areia Camadas 2-112 Camadas 43-63 Camada 61
Ferro Camadas 0-63 Camadas 2-58 Camada 42
Ouro Camadas 0-31 Camadas 4-29 Camada 28
Lápis-Lazúli Camadas 0-30 Camadas 11-17 Camada 14
Obsidiana (Obsidian) Camada 2-62 Camada 10 Camada 10
Esmeralda Camadas 4-32 Camadas 4-29 Camada 20 Apenas nos biomas Extreme Hills
Diamante Camadas 0-15 Camadas 4-13 Camada 13
Redstone Camadas 0-15 Camadas 4-13 Camada 12

Aqui você pode ver essa tabela em formato de um gráfico interativo mais completo.

Árvore[editar | editar código-fonte]

Renderização 3D de uma árvore.

Árvores são estruturas comuns criadas durante a geração do mundo e por jogadores (crescem de mudas). Elas são feitas de madeira e folhas. O tamanho das árvores alcançam de pequenas árvores que podem ser completamente colhidas do chão, até grandes árvores que demoram alguns minutos para serem completamente colhidas.