Criação

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Crafting)
Ir para: navegação, pesquisa
Grade de criação 2×2 (Inventário)
Grade de criação 3×3 (Bancada de Trabalho)
Tela de criação MATTIS da Pocket Edition, com grade 2×2
Tela de criação MATTIS da Pocket Edition, com grade 3×3

Criação é o método pelo qual muitos blocos, ferramentas, e materiais são feitos no Minecraft. A fim de criar algo, os jogadores devem mover itens de seu inventário a uma grade de criação. Uma grade de criação 2×2 pode acessada no inventário do jogador. Uma grade 3×3 pode ser acessada ao usar (padrão: botão direito) uma Bancada de Trabalho.

Para alguns itens, o arranjo de seus ingredientes na grade de criação é sem importância. Estes são comumente conhecidos como receitas disformes. Por exemplo, um Olho de aranha fermentado pode ter seus ingredientes colocados em qualquer lugar dentro da grade.[nota 1]

Por outro lado, muitos dos objetos mais importantes ou úteis jogo devem ter os seus ingredientes colocados nas posições relativas corretas na grade de criação. Mesmo então, desde que os recursos estejam dispostos corretamente, o produto pode ser feito em qualquer forma que se encaixa na grade. Por exemplo, uma receita de 3x1, tal como o pão, pode ser feita usando o topo, no meio, ou na linha inferior da grade de 3x3, mas não pode ser feita usando a grade de 2×2, porque tem de ter três itens de largura. Ingredientes em receitas ‘formadas’ podem ser ‘deslizadas’ para cima, baixo, esquerda, ou direita. Elas também podem ser invertidas horizontalmente. Por exemplo, os jogadores podem fazer um arco com as linhas colocadas à direita, em vez de à esquerda. Há receitas que não podem ser movidos ou espelhadas, desta forma. Estas são comumente conhecidas como receitas fixas.[nota 2]

Os jogadores sempre têm acesso à grade de criação 2×2 em sua tela de Inventário, e isso pode ser usado sempre que a tela é exposta. Receitas de Criação que são, no máximo, 2 × 2 podem ser feitas sempre lá. Esses incluem tábuas, gravetos, bancadas de trabalho, e a maioria das receitas disformes. Para criar itens usando uma grade de 3×3, crie uma bancada de trabalho, coloque-la em qualquer local conveniente, e clique com o botão direito do mouse nela. Isso traz uma tela pop-up com uma grade 3×3 em que o jogador pode montar qualquer receita de criação no jogo.

  1. Nesta wiki, receitas disformes são marcados com um par de setas entrelaçadas no gráfico da tabela de criação. Este símbolo na verdade não aparece no jogo.
  2. Nesta wiki, receitas fixas são marcadas com um ponto de exclamação no gráfico da tabela de de criação. Este símbolo na verdade não aparece no jogo.

MATTIS[editar | editar código-fonte]

No Minecraft Pocket Edition, criação é um pouco diferente e utiliza o Minecraft Advanced Touch Technology Interface System (Sistema Avançado de Tecnologia de Toque na Interface do Minecraft), também conhecido como sistema de criação "MATTIS". Embora ele exiba as grades 2×2 e 3×3, os itens já aparecem nos compartimentos corretos. No meio da tela, há uma lista que mostra os itens que podem ser criados com os itens no inventário do jogador. Itens que podem ser criados são priorizados e exibidos em primeiro. Se o jogador tem alguns, mas não todos os ingredientes para criar um item, estes aparecem depois daqueles que podem ser criados e estão sombreados. Em cada compartimento, há um número que denota o número de vezes que o jogador pode criar esse item com os materiais atuais.

O lado direito da tela mostra a grade com os itens já colocados para o item selecionado. Abaixo da grade está o nome do item atualmente selecionado e um botão usado para criar, mostrando a quantidade do item dado quando criado. Se não houver uma quantidade suficiente de ingredientes para criar um item, os ingredientes em falta aparecem sombreados na grade. Quando alguém toca em um ingrediente dentro da grade, o nome desse ingrediente aparece acima da barra rápida.

O jogador tem a opção de usar uma bancada de trabalho para dar a ele/ela muitas mais opções. Quando o jogador toca a bancada de trabalho, o MATTIS aparece com opções de criação.

Sistema de criação do console[editar | editar código-fonte]

A Edição de Console utiliza um sistema de criação simplificado por padrão. Não faz uso da interface de criação padrão, mas ainda tem semelhanças com a grade de criação da versão de PC 2×2 e 3×3, tornando-se um cruzamento entre o sistema baseado na grade do PC e sistema MATTIS da Pocket Edition. A interface não requer que o jogador coloque itens no lugar correto em um menu de criação, mas em vez disso simplesmente exibe os ingredientes necessários para criar o item selecionado e permite que o jogador crie esse item, desde que o jogador tenha os ingredientes necessários para a criação. A bancada de trabalho ordena todos os itens criáveis em sete categorias:Ferramentas & Armas, Comida, Armadura, Mecanismos, Transporte, e Decoração. A interface para a criação de fogos de artifício, no entanto, é o mesmo que a utilizada na edição de PC.

O sistema de criação pode ser alterado para utilizar o sistema do computador para a edição de todas as receitas, marcando a opção "Criação Clássica" em "Interface do Usuário" no menu de opções.

Pressionar X ou Quadrado abre o menu de criação 2×2, e o menu de 3×3 de criação quando se utiliza uma Bancada de Trabalho. A aba de armadura não existe na 2×2, porque criar uma armadura requer o uso de uma grade de criação 3×3.

A versão do Wii U tem a capacidade de tocar na interface.

Lista de receitas completa[editar | editar código-fonte]

Para economizar espaço, algumas receitas são animadas (requer JavaScript). Receitas disformes são marcadas com um par de setas entrelaçadas no gráfico da bancada de trabalho, e receitas fixas com um ponto de exclamação.

Receitas Normais Receitas Disformes Receitas Fixas



































Blocos de construção

Blocos de decoração

Redstone

[editar]

Transporte

[editar]

Alimentos

[editar]

Combate

[editar]

Materiais

[editar]

Diversos

[editar]

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Indev
20 de Janeiro de 2010 Criação implementada.
Um inventário mais controlável foi adicionado, o que foi fundamental para a criação.
No início receitas incluíam gravetos, picaretas, tochas espadas, machados e blocos de ouro e ferro.
30 de Janeiro de 2010 Indev foi atualizado novamente com muitas outras receitas. À medida que novos blocos e itens foram implementados no jogo, novas receitas de criação foram feitas em conformidade.
Beta
1.2 Adicionadas receitas disformes.
1.8 Segurar shift enquanto segurando uma saída de criação agora leva automaticamente a quantidade máxima de saídas dos ingredientes que lhe foi conferido.
Lançamento oficial
1.8 14w30a Adicionadas receitas fixas.
Pocket Edition Alpha
17 de Abril de 2012 Daniel Kaplan liberou imagens de visualização do sistema de criação Avançado de Tecnologia de Toque na Interface do Minecraft (MATTIS).
0.3.0 O sistema de criação MATTIS foi implementado.
0.6.0 Adicionado cortador de pedra. Este foi usado para fazer blocos relacionados a pedra
0.9.0 build 1 Melhorado o layout da tela de criação através da organização de blocos e itens em categoria
A tela de criação mostra apenas receitas criáveis.
0.13.0 Removida a funcionalidade de criação do cortador de pedra. Todas as receitas que o requeriam que estão disponíveis através da bancada de trabalho e do inventário.
Edição de Console
TU1 CU1 1.0 Um sistema de criação simplificado para o Xbox 360 foi implementado com o primeiro lançamento da versão.
TU25 CU14 1.17 Adicionado sistema de criação clássico.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]