Espaços nominais

Variantes

Share

Share
Ações

Armadura

De Minecraft Wiki

As armaduras são conjuntos de itens que, quando vestidos, aumentam as capacidades defensivas do jogador. Podem-se fazer armaduras com couro, ouro, ferro e diamantes (e também fogo, mas esse é um item que não está disponível normalmente e requer o uso de programas externos ou dos cheats (trapaças) introduzidas na versão 1.3.1). Uma armadura completa consiste de um elmo, um peitoral, um par de calças e um par de botas. A proteção conferida ao jogador é exibida através de um medidor de armadura contendo 10 ícones, sendo que cada ícone garante uma redução de 8% ao dano recebido, totalizando um máximo de 80%.

Índice

[editar] Informações Gerais

O jogador com e sem as armaduras

É possível criar elmos, peitorais, calças e botas a partir de couro, ouro, ferro, diamantes e fogo. A armadura de cota de malha (chain), sem o uso de programas externos ou cheats, só pode ser obtida com trocas com aldeões, como itens dropados por mobs ou pelo Modo Criativo.

Cada parte de uma armadura, quando vestida, aumenta os pontos de defesa do jogador, os quais servem para reduzir certos tipos de dano. Quando uma peça da armadura absorve dano para o jogador, a armadura em si também é danificada. As partes da armadura só podem receber dano até certo ponto, e quando tiverem sido danificadas demais, elas se destruirão. Esse limite depende do tipo (ex.: elmo, botas) e material da peça e é chamado de durabilidade. A armadura de diamante fornece o maior nível de defesa e de durabilidade, enquanto a de couro confere os menores níveis.

Se o jogador receber um tipo de dano que não é afetado por armaduras, os itens que o jogador estiver vestindo não serão danificados. Veja a seção “Efeitos” abaixo para mais informações.

O jogador também pode usar uma abóbora como elmo. Isso restringirá a visão do jogador e não lhe trará proteção contra ataques, mas impedirá o jogador de provocar um Enderman ao olhar o mob. No entanto, o jogador ainda pode provocar o Enderman atacando-o.

Além disso, o jogador também pode vestir uma “cabeça de mob ” no lugar de um elmo, o que só mudará a aparência do jogador, sem atrapalhar sua visão ou fornecer proteção.

[editar] Efeitos

Abaixo, uma lista dos tipos de dano que são reduzidos por armaduras e, portanto, danificam também as armaduras:

Abaixo, uma lista dos tipos de dano que não são reduzidos por armaduras e que não tem efeito nelas:

Encantamentos de Proteção fazem a armadura proteger até contra os tipos de dano mencionados logo acima (exceto o do Void e do /kill). Mesmo assim, esses tipos da dano não afetarão a durabilidade da armadura.

[editar] Pontos de defesa

A tabela a seguir mostra o número de pontos de defesa fornecidos por cada parte das armaduras, bem como o total de pontos obtidos com uma armadura completa de cada material.

Material Armadura completa Elmo Peitoral Calças Botas
Couro Armor.pngArmor.pngArmor.pngHalf Armor.png Half Armor.png Armor.pngHalf Armor.png Armor.png Half Armor.png
Ouro Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngHalf Armor.png Armor.png Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png Armor.pngHalf Armor.png Half Armor.png
Cota de Malha Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.png Armor.png Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png Armor.pngArmor.png Half Armor.png
Ferro Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngHalf Armor.png Armor.png Armor.pngArmor.pngArmor.png Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png Armor.png
Diamante Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.png Armor.pngHalf Armor.png Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.png Armor.pngArmor.pngArmor.png Armor.pngHalf Armor.png

A tabela a seguir mostra a proporção entre o número de pontos de defesa (Half Armor.png) obtidos e a quantidade de material gasto por peça. Assim, um par de botas de ferro (Armor.png) tem um rendimento de 50%: o jogador usa 4 barras de ferro para ganhar 2 pontos de defesa. Outro exemplo: o peitoral de diamante (Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.png) tem um rendimento de 100%: 8 diamantes para 8 pontos de defesa.

Material Armadura
completa
Elmo Peitoral Calças Botas
Couro 29.2% 20% 37.5% 28.6% 25%
Ouro 45.8% 40% 62.5% 42.9% 25%
Cota de Malha 50% 40% 62.5% 57.1% 25%
Ferro 62.5% 40% 75% 71.4% 50%
Diamante 83.3% 60% 100% 85.7% 75%

[editar] Durabilidade

Os tipos de dano listados no primeiro grupo em Efeitos retirarão um ponto de durabilidade da armadura toda vez que afetarem o jogador.

Os outros tipos de dano (exemplo: afogar-se) não tirarão durabilidade da armadura, mesmo se estiver encantada.

A tabela a seguir mostra quantos pontos de durabilidade cada peça de armadura tem, ou seja, quantos “ataques” cada peça aguenta.

Material Elmo Peitoral Calças Botas
Couro 56 81 76 66
Ouro 78 113 106 92
Cota de Malha/Ferro 166 241 226 196
Diamante 364 529 496 430

A tabela a seguir mostra a durabilidade obtida por unidade de material para cada peça comparada com o valor das botas. Note que os valores para peças de mesmo material são muito próximos, e por isso foram aproximadas para um só valor.

Elmo Peitoral Calças Botas
durabilidade/unidade 68% 61% 66% 100%

Conclui-se então que peitorais e calças fornecem mais pontos de defesa por quantidade de material gasto, mas tem menor durabilidade por material.

[editar] Cálculo do efeito dos encantamentos de armadura

As armaduras podem receber encantamentos de proteção como “Proteção III” ou “Proteção contra fogo IV”. O nível máximo para esse tipo de encantamento é IV (4). Os efeitos desses encantamentos são, até certo ponto, cumulativos. O tipo do encantamento de proteção determina que tipos de dano serão reduzidos segundo a tabela a seguir:

Encantamento Reduz o dano de
Proteção Tudo (menos Void e /kill)
Proteção Contra Fogo Fogo, lava e bolas de fogo de Blazes
Proteção Contra Explosões Explosões
Proteção Contra Projéteis Flechas e bolas de fogo de Ghasts e Blazes
Peso Pena Dano de queda (inclui pérolas do fim (Ender Pearls))

Assim, o encantamento “Proteção” sempre será tão bom quanto, por exemplo, um “Proteção Contra Fogo” de mesmo nível, mesmo contra dano de fogo (a exceção é “Peso Pena”, veja mais abaixo).

The enchantment damage reduction is applied to the damage left after the armor's basic effect, and the base "enchantment protection factor" (EPF) of an enchanted item is

  floor ( (6 + level * level) / 2 )

Which gives the following EPF for enchantments of level I-IV:

A redução trazida por encantamentos é aplicada aos danos que sobram depois do efeito básico da armadura. Cada peça de armadura tem um “fator de proteção do encantamento” (FPE), que se calcula da seguinte forma:

  floor ( (6 + nível * nível) / 2 )

Então, chega-se nos seguintes FPEs para encantamentos do nível I ao IV:

Nível FPE
I 3
II 5
III 7
IV 11

Para “Peso Pena”, o FPE é dobrado..

O FPE total é a soma dos fatores de todas as peças de armadura e tem um valor máximo de 25. Por exemplo, pode-se chegar a um FPE de 25 com duas peças encantadas de nível III e outra de nível IV (2*7+11=25).

Finalmente, o jogo calcula o FPE final, que é um valor escolhido aleatoriamente entre 50% e 100% do FPE total calculado acima, arredondado pra cima. No entanto, esse FPE final tem um valor máximo de 20. Cada nível do FPE final fornece uma redução de dano de 4%, ou seja, a redução máxima vinda de encantamentos é de 80%. Já que a redução de encantamento é aplicada após a redução normal da armadura (80% para a de diamante), se o jogador usar uma armadura de diamante com um FPE (encantamento “Proteção”) de 25, ele obterá uma redução de 89.6% a 96% para os tipos de dano que são reduzidos normalmente pelas armaduras não encantadas e uma redução de 52% a 80% para os outros tipos (fogo, queda, etc.).

[editar] Encantabilidade

O material da armadura determina a sua encantabilidade. Quanto maior for esse número, maiores as chances de a armadura receber mais encantamentos e maiores níveis nestes. A tabela a seguir exibe os valores de encantabilidade para as armaduras:

Couro 15
Ouro 25
Cota de Malha 12
Ferro 9
Diamante 10

Note que a armadura de ouro tem a maior encantabilidade, o que, de certa forma, compensa as suas fracas propriedades defensivas (veja a página Encantamentos para mais detalhes sobre como estes funcionam).

[editar] Tingimento

Veja também: Tinturas de Tecido
Todas as combinações possíveis de armadura tingida usando duas tinturas.

A partir da versão 12w34a, o jogador pode criar armaduras tingidas: basta colocar armadura de couro e algum tipo de tintura em uma janela de criação. Pode-se usar mais de uma tintura por vez (por exemplo, tintura laranja + farinha de osso + calças de couro = calças de couro bege) e também é possível tingir uma peça várias vezes (por exemplo, botas de couro azuis + vermelho da rosa = botas de couro roxas). Zumbis podem vestir armaduras tingidas. Uma estimativa[1] afirma que, na prática, estão disponíveis um pouco mais de 4 milhões de cores. Uma armadura de couro tingida pode ser “lavada” se o jogador clicar com o botão direito em um caldeirão cheio. Isso removerá toda a tintura da armadura.

O tingimento de armadura permite ao jogador criar uma armadura de couro que aparenta ser feita de diamante, ferro ou ouro para enganar outros jogadores. No entanto, esse disfarce não será muito convincente devido a diferenças entre as texturas da armadura de couro e as dos outros materiais. De fato, na atualização 12e34b, a armadura de couro ganhou uma nova textura, tornando o disfarce ainda mais difícil.

[editar] Criação

Para se fazer uma armadura completa, são necessárias 24 unidades de material. O jogador não precisa fazer uma armadura toda de um só material, mas cada peça precisa ser feita com somente um material. Em outras palavras, o jogador pode vestir um capuz de couro junto com botas de ferro, mas não pode criar calças usando ferro e ouro juntos.

De uma forma geral, podem-se ordenar as peças enquanto à defesa fornecida por unidade de material, da melhor para a pior, assim: peitorais, calças, botas e, por fim, elmos. A diferença entre cada peça varia de material para material. Há uma exceção para essa ordem: para armaduras de ouro e cota de malha, os elmos rendem mais que as botas.

Assim como os outros itens com durabilidade, armaduras podem ser consertadas colocando-se duas peças de armadura do mesmo tipo (por exemplo, dois elmos de ferro) em uma janela de criação. O item final terá uma durabilidade um pouco maior que a soma das durabilidades dos itens originais, mas não terá nenhum encantamento. Se o jogador puder gastar alguns níveis, ele tem a opção de consertar armaduras em uma bigorna, o que preservará os encantamentos das peças.

Não se podem empilhar peças de armadura.

Nome Ingredientes Entrada » Saída Descrição
Elmos Couro ou
Barras de Ouro ou
Fogo* ou
Barras de Ferro ou
Diamantes

Grid layout Arrow (small).png Leather Cap
Leather Leather Leather
Leather
Leather

Capuz de Couro dá Half Armor.png
Elmo de Ouro dá Armor.png
Coifa de Cota de Malha Armor.png
Elmo de Ferro dá Armor.png
Elmo de Diamante dá Armor.pngHalf Armor.png

Peitorais Couro ou
Barras de Ouro ou
Fogo* ou
Barras de Ferro ou
Diamantes
Leather
Leather Grid layout Arrow (small).png Leather Tunic
Leather Leather Leather
Leather Leather Leather

Túnica de Couro dá Armor.pngHalf Armor.png
Peitoral de Ouro dá Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png
Peitoral de Cota de Malha dá Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png
Peitoral de Ferro dá Armor.pngArmor.pngArmor.png
Peitoral de Diamante dá Armor.pngArmor.pngArmor.pngArmor.png

Calças Couro ou
Barras de Ouro ou
Fogo* ou
Barras de Ferro ou
Diamantes
Leather Leather Leather Grid layout Arrow (small).png Leather Pants
Leather
Leather
Leather
Leather

Calças de Couro dão Armor.png
Calças de Ouro dão Armor.pngHalf Armor.png
Calças de Cota de Malha dão Armor.pngArmor.png
Calças de Ferro dão Armor.pngArmor.pngHalf Armor.png
Calças de Diamante dão Armor.pngArmor.pngArmor.png

Botas Couro ou
Barras de Ouro ou
Fogo* ou
Barras de Ferro ou
Diamantes

Grid layout Arrow (small).png Leather Boots
Leather
Leather
Leather
Leather

Botas de Couro dão Half Armor.png
Botas de Ouro dão Half Armor.png
Botas de Cota de Malha dão Half Armor.png
Botas de Ferro dão Armor.png
Botas de Diamante dão Armor.pngHalf Armor.png

* Fogo só pode ser obtido com cheats ou programs externos.

[editar] Valores de dado

Abaixo estão os valores de dado para cada peça de armadura:

Material Elmo Peitoral Calças Botas
Couro 298 299 300 301
Cota de Malha 302 303 304 305
Ferro 306 307 308 309
Diamante 310 311 312 313
Ouro 314 315 316 317

[editar] Referências

  1. Análise das possibilidades de tingimento de armadura feita pelo usuário de reddit pudquick (em inglês)